PSDB de Coelho Neto realizará Convenção neste domingo (26)

O PSDB de Coelho Neto realizará neste domingo (26), sua Convenção Municipal para a escolha da nova diretoria do partido, momento em que deixará de ser uma provisória e passará a ser um diretório municipal.

O evento será realizado a partir das 09h, na Rua Benedito Duarte, no mesmo local em que funcionou o Comitê do partido. O convite é assinado pelo presidente da provisória e ex-candidato a prefeito Luis Serra.

Desapropriação do Hospital Ivan Ruy: construção ou reforma?

Hospital Ivan Ruy: construção é falácia e propaganda enganosa

O prefeito de Coelho Neto Américo de Sousa (PT) assinou ontem (23), o decreto de desapropriação de dois terrenos “com a finalidade de implantação do Hospital Público Municipal.

O primeiro imóvel é referente ao local onde está sediado o Hospital Ivan Ruy e o segundo leva parte das terras do entorno que até então eram de propriedade do empresário Luis Serra. De acordo com um blog governista “a construção de hospital municipal é a grande promessa de Américo de Sousa em seu primeiro ano de mandato”.

Primeiro é bom pontuar que o prefeito Américo de Sousa não construirá hospital coisa nenhuma, porque nem dinheiro pra isso ele tem. O que deve acontecer é o reaproveitamento de um prédio que já existe (onde funcionou o Hospital Ivan Ruy) e a partir dele uma ampliação com algumas adequações, dentre as quais a mudança da entrada para lado que compreende a frente da AABB.

Segundo é importante que o prefeito torne público as cifras dessa transação: Quanto custará essa desapropriação para o empresário? Quanto será repassado para a Fundação? Quanto será gasto nessa reforma e ampliação? O Governo do Estado custeará toda a reforma ou o município dará uma contrapartida? Quanto será disponibilizado para equipar o hospital e de onde sairá esse recurso?

Quem entende um pouco de gestão sabe que uma emenda no valor de R$ 675 mil para a reforma de um hospital desse porte é irrisória, ainda mais diante do estado de abandono que o prédio está.

O petista que tanto cobrou transparência dos ex-gestores precisa ser transparente. Não basta fazer “festa” para ganhar louros com uma obra que ninguém sabe como de fato sairá do papel e muito menos qual será seu custo.

Depois que todas essas perguntas forem respondidas, ai sim, ficará fácil dar credibilidade a essa ação, até lá, o mais correto é aguardar.

A própria letargia do atual governo exige isso…

Por falta de papel, escola da rede municipal de Coelho Neto pede doação para alunos…

A denúncia recebida por esse blog na tarde desta quinta (23), confirma que as escolas da rede municipal de ensino de Coelho Neto não estavam preparadas para o início do ano letivo.

Numa lista de material distribuída na Escola José Silva, por exemplo, é solicitado a colaboração dos alunos com alguns itens, dentre os quais uma resma de papel com direito a escolha da marca “CHAMEX” ainda mais… Durma com uma dessas! Quer dizer nem papel as escolas tem.

Não custa nada lembrar que de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB os alunos da escola pública devem receber o material escolar que será utilizado em sala de aula.

O que estão fazendo com os recursos do FUNDEB 40 que não estão dando conta de manter as escolas nem com papel?

E agora prefeito Américo de Sousa, mudou ou não mudou?

Volta às aulas segue com problemas nas escolas da rede municipal em Coelho Neto

Prefeito Américo de Sousa: mudança só no gogó

Apesar de início do ano letivo já tendo acontecido, as escolas da rede municipal de ensino em Coelho Neto continuam passando por diversos problemas.

Ao que tudo indica a Secretaria de Educação não deu conta de se planejar nos dois meses que antecederam o início do ano letivo e o resultado é o próprio caos. Nessas três primeiras semanas de aulas, os problemas se refletem em quase todas as unidades de ensino e a reclamação é geral.

O primeiro problema se deu com o anúncio de reforma completa de 03 (três) escolas, quando o governo sequer tinha noção para onde remanejaria esses alunos. A coisa foi tão mal feita, que acabaram escolhendo um dos prédios sem qualquer acessibilidade para crianças e foram obrigados a recuar, graças a pressão que os pais fizeram.

Outra denúncia diz respeito a falta de professores. Tem escolas funcionando com menos de 50% destes profissionais e há depoimentos de alunos que tem ido na escola para assistir apenas uma aula. Para justificar o fato, o líder do governo Luiz Ramos chegou a usar a tribuna e dizer que a cidade tinha um déficit para cobrir essas vagas, o que é uma grande inverdade, a menos que queiram uma desculpa para importar professores de outras cidades.

Um outro problema diz respeito a falta de merenda escolar. A desorganização do setor de licitação que chegou a cancelar 7 editais de uma vez só, perdeu o prazo de fazer o processo em tempo hábil como aconteceu na maioria das cidades. E o resultado é que nem a homologação da licitação foi publicado ainda, o que leva a crer que a merenda ainda deve demorar.

Curiosamente esses pontos foram alvo de muitas críticas pelo então apresentador de programa de rádio Américo de Sousa em governos anteriores, quando utilizava os microfones da rádio para cobrar onde estava os recursos da educação, que brigava pela falta de merenda e que cobrava a presença de todos os professores nas escolas.

Hoje sentando na cadeira na cadeira de prefeito, nem conseguiu contornar a situação, como em muitos casos o quadro está bem pior do que seus antecessores. E a desculpa de sua “tropa de choque” é sempre se comparar ao governo anterior: mas não foram eleitos para fazer diferente? Não era um governo de mudança?

Mudou ou não mudou?

O Fato e a Foto: Homens que fizeram história…

Antonio Bacelar e Dr. José Bacelar: reencontro com muita história pra contar

Quem vê os dois senhores da foto acima se reencontrando para matar a saudade no aeroporto de Brasília ontem (21), não tem a menor idéia do quanto de história eles trazem nos ombros. Antônio Bacelar e Dr José Bacelar são os filhos números 4 e 6 respectivamente do velho Duque Bacelar e dona Maria Bacelar.

Antônio acompanhou o pai, foi prefeito de Coelho Neto, doou as terras para que fosse criado o município de Afonso Cunha e de lá até hoje é a principal figura política em vida daquele município , com lucidez suficiente para contar a história recente dos dois municípios de frente pra trás e de trás pra frente.

Mesmo há muito tempo longe da terra natal, Dr José Bacelar apesar do perfil discreto também tem sua colaboração no progresso da cidade. Integrou o quarteto dos irmãos responsáveis pela fundação do Grupo Bacelar, que transformou Coelho Neto num dos maiores pólos industriais do país iniciando ainda em meados da década de 60.

Orgulhosamente esse blogueiro está concluindo um livro em que contamos uma parte da saga desses pioneiros. Reverência sempre à história de vida desses legítimos descendentes de seu Duque e dona Maria!

Programa do Ratinho grava quadro em Coelho Neto

O repórter Fábio Marcos e a equipe do quadro Voltando para minha Casa, do Programa do Ratinho exibido no SBT esteve na manhã desta terça (21), gravando em Coelho Neto. A família participante reside na Avenida Santana, no centro da cidade.

O quadro tem como objetivo levar pessoas que sairam para buscar melhorias nos grandes centros urbanos mas que depois disso não tiveram mais oportunidade de retornar à terra natal.

Desce cedo, os caminhões das empresas parceiras da ação do programa, se mantiveram estacionadas num dos postos de combustível da cidade.

Fotos: WhatsApp

Crise no Grupo João Santos: um pesadelo que volta a atormentar…

Itapagé fechada em 2005: o pesadelo volta a assombrar. Foto: João Osório

O artigo Falência, relacionado a crise no Grupo João Santos produzido pelo colunista Rubens Frota e republicado por esse blog em primeira mão no último final de semana, causou intranquilidade em Coelho Neto.

Infelizmente a crise acentuada num dos maiores conglomerados do Nordeste afeta diretamente a cidade e nos remete ao fatídico ano de 2005. Naquela manhã do dia 08 de dezembro, o grupo João Santos fechava oficialmente as portas da empresa Itapagé S/A Celulose, Papéis e Artefatos – a terceira, na época, no ranking brasileiro de produção de papel cartão. As indústrias de papel e celulose e de açúcar eram responsáveis, em média, por 90% dos empregos formais em Coelho Neto.

Um mês depois foi o suficiente para as demissões começarem. A empresa dizia que o fechamento era motivado pela perda de mercado ocasionado pela necessidade de modernização dos equipamentos. O assunto ganhou repercussão na imprensa nacional e o município chegou a decretar situação de emergência.

Com a suspensão das atividades da Itapagé, o que ficou foi um cenário de caos social causado pela demissão de mais de 1200 funcionários que tiveram que sair da cidade em busca de novas oportunidades, o comércio pujante de antes entrou em decadência, a economia local passou a depender sobretudo do FPM e dos poucos empregos oferecidos pela empresa Itajubara S/A, outra empresa do Grupo.

As atividades das empresas que continuaram (Itajubara e Agrimex), no entanto, estão ameaçadas. Comentários dão conta de que a empresa começou a se desfazer de lotes de terras de seu patrimônio e que esse ano não produziria álcool, já tendo negociado inclusive, toda sua produção de cana com a empresa Comvap, de União-PI.

A possível paralisação definitiva do Grupo João Santos é sem dúvida alguma, um duro golpe para a cidade e toda a região. Diferentemente do pesadelo de 2005, esse será sem dúvida bem pior, pois o cenário de crise nacional é adverso para assim como há quase 12 anos atrás, absolver a mão de obra daqueles que terão que sair em busca de oportunidades.

Que Deus nos guarde!

Divulgada a programação do aniversário de Afonso Cunha…

A Prefeitura de Afonso Cunha através do Departamento de Cultura divulgou a programação oficial do Aniversário da Cidade, a ser comemorado no próximo dia 25 de março.

Confira a programação:

06h – Alvorada

08h – Hasteamento das bandeiras e abertura de Gincana Cultural na Escola Gastão

Durante o dia haverá competições esportivas de campo e de quadra

16h – Criança Folia com grande show de Tiririca Couver

22h – Fest Show na Quadra com Natália Leite e a Super Banda Sacode

Rafael Cruz se consolida como a voz da oposição na Câmara…

Rafael Cruz: firmeza e protagonismo elogiável

Na polêmica e exaustiva sessão da Câmara realizada na última quinta (16), pelo menos algo ficou muito claro: a consolidação do jovem vereador Rafael Cruz (PMDB) como a voz da oposição no parlamento.

Durante toda a discussão, o peemedebista não se furtou de participar ativamente do debate e fez bom uso das prerrogativas que tem como parlamentar.

Sem se intimidar com a ampla maioria governista, pediu vistas do projeto alegando a entrega das emendas pouco tempo antes do início da sessão. Apesar do pedido negado, se manteve firme defendendo a autonomia do parlamento e a independência dos poderes.

No decorrer da discussão foi solidário com as propostas apresentadas pelo colega Marcos Tourinho (PDT) e mostrou conhecimento de causa ao apontar falhas observadas no projeto, como a criação de 60 cargos de assessores setoriais sem função específica.

Ao ser provocado pelo líder do governo vereador Luiz Ramos (PSD), o peemedebista não titubeou e ao fazer uso da palavra, devolveu a provocação no mesmo tom.

Seguro de si, não se intimidou com a presença do prefeito Américo de Sousa (PT) na galeria, ao contrário, manteve o tom e não poupou críticas ao atual governo.

Pela seriedade e legitimidade das cobranças que tem feito, Rafael Cruz vem conseguindo se fazer notar pela própria comunidade, conquistando mesmo que em pouco tempo, um protagonismo elogiável.

E até agora solitariamente…

Pressão! Sob os olhares do prefeito, Câmara de Coelho Neto aprova projeto de reforma administrativa…

Mesa Diretoria dos trabalhos

Em uma sessão longa e exaustiva que durou mais de três horas, a Câmara de Coelho Neto decidiu aprovar pela ampla maioria, o projeto de lei da reforma administrativa encaminhada pelo Executivo.

O projeto que seria apenas mais um, chamou atenção desde que o vereador Marcos Tourinho (PDT), contrariando a orientação do governo de aprová-lo ainda na sessão de segunda (13), resolveu pedir vistas e apresentar emendas como assim o fez.

Dentre as irregularidades apresentadas na concepção do projeto original apontadas por Tourinho (que é advogado), dava ao prefeito uma autonomia para criar/extinguir cargos e unidades administrativas por decreto e fazer transposição do orçamento de uma secretaria para outra sem passar pelo crivo da Câmara.

Prefeito presente

Para acompanhar de perto a votação, o prefeito de Coelho Neto Américo de Sousa (PT), decidiu ir a Câmara e assitir tudo da galeria.

Com vistas a se sentir à vontade no recinto, o petista mobilizou uma claque de aliados e o staff do governo para dar cobertura a sessão e apoiar aos governistas com gritos e palavras de ordem. Bastou o prefeito chegar para alguns dos vereadores descerem do salto e protagonizarem um show de puxação de saco sem precedentes.

Era tanta baboseira que alguns se perdiam nos discursos enfadonhos que acabavam não falando coisa com coisa. Um na tentativa de atacar o colega esqueceu o próprio passado recente, outro dizia uma coisa, mesmo com todos sabendo que na prática a forma de atuação era outra bem diferente, outro metido a engraçado fazia piadas sem graça e fora de hora no intuito de chamar atenção e outro mais agressivo ainda para mostrar serviço ao chefe, falou das “lagartas do governo anterior” e esqueceu de lembrar do ditado popular: macaco olha pro teu rabo que teu passado te condena…

Emendas

Marcos Torinho fazendo uso da palavra: autor das emendas que polemizaram o projeto

O cenário estava todo armado. Como sabiam que o vereador Marcos Tourinho apresentaria suas emendas, o governo se antecipou usou o vereador Júnior Santos (PMDB), para fazer o mesmo, apresentando uma versão que manteria a autonomia do prefeito para fazer o que quisesse sem o aval da Câmara.

Foi tudo montado tão perfeitamente que Tourinho enquanto presidente da Comissão de Constituição e Justiça que tem a prerrogativa de convocar os demais membros para uma reunião o fez e nenhum deles compareceram. Mas eles por interesse próprio no dia seguinte, convocaram outra reunião e ainda disseram que chamaram o presidente mas que ele não havia sido encontrado, pode?

Votação

Após um intenso debate de mais de 3 horas e com as galerias lotadas, os governistas aprovaram a matéria derrubando as emendas apresentadas por Marcos Tourinho e aprovando a que fora apresentada pelo vereador Júnior Santos.

Votaram a favor o presidente da Casa Osmar Aguiar e os vereadores João Paulo, Dr Ricardo, Lisa Pires, Reginaldo Janse – Cará, Júnior Santos, Luiz Ramos, Mohabe Branco, Sillas do Louro e Wilson Vaz. O vereador Marcos Tourinho se absteve, Rafael Cruz votou contrário e Camilz Liz esteve ausente.

O comando da sessão

Galeria lotada

Embora com as críticas ácidas desse blog na última segunda segunda (13), o presidente da Câmara Osmar Aguiar parecia outro e comandou os trabalhos com maestria.

Mesmo com a presença do prefeito na galeria, o petista se comportou de forma isenta e garantindo voz e fala para todos de forma indistinta. Ainda com toda a complexidade e os ânimos muitas vezes acirrados, Osmar não perdeu em nenhum momento o controle e as rédeas do comando da sessão.

A lição

Como o blog disse que se a matéria fosse aprovada do jeito que estava os vereadores teriam que chorar na cama que era lugar quente, o conselho fica mantido e não demorará muito para que os vereadores comecem a colher os frutos do que plantaram.

A lição que fica é que mesmo com a submissão da grande maioria, ainda temos vereadores dispostos a usar a legitimidade do cargo que lhes fora outorgado pelo povo para agir de forma independente e se fazer respeitar pelo Executivo pela própria altivez de como optaram por se portar na sessão e no mandato.

Mas essa é uma outra história…

Fotos: Raphael Duarte