O descaso de Américo com o Festejo Junino….

Governo do puxa encolhe: ineficência em todas as áreas

Hoje é dia 20 de junho. Há poucos dias da abertura do Festejo Junino, a cidade de Coelho Neto não tem qualquer informação sobre a festa.

Até agora a programação não foi divulgada e como não poderia deixar de ser, até nessa área o prefeito Américo de Sousa consegue ser um fiasco. Não se sabe ao certo se houve mudança de local, não há informação sobre as atrações culturais e consequentemente o clima é de total incerteza.

Se não bastasse isso, estava marcado para esta terça (20), uma reunião para tratar do incentivo das quadrilhas que não foi repassado e ninguém sabe sequer se realmente terá e quanto será. Em cima da hora, o subsecretário de Cultura Adilson Torres adiou a reunião e remarcou para a próxima quinta (22).

As quadrilhas que já iniciaram as apresentações tem usado roupa do ano passado incrementada pela falta de certeza do recebimento do incentivo. A conversa é que já há grupos decididos a não pisar na festa do município, caso o prefeito não efetue o repasse de contrapartida das danças.

Infelizmente, o governo petista sempre opta por complicar a vida do cidadão.

E expor a ineficiência burocrática que já se tornou uma prática em todas as demais áreas do governo…

Prefeitura de Coelho Neto cancela licitação de empresa que faria seletivo para a saúde…

A Prefeitura de Coelho Neto publicou o aviso de cancelamento da licitação que teria como objeto a contratação de empesa especializada para prestação de serviços de planejamento, organização, operacionalização, execução, e divulgação de teste seletivo público para preenchimento de vagas temporárias.

O edital de licitação para contratação dessa empresa havia sido divulgado por esse blog no último dia 13 de junho, ao que tudo indica seria feito para preencher as 19 vagas de agentes de saúde que estão em aberto.

Mesmo com o cancelamento da licitação a secretária de Saúde Cristiane Bacelar garantiu durante conversa em um grupo de whatsapp que até o dia 15 de julho as vagas para esse seletivo estariam abertas.

Vamos aguardar e ver como governo vai conduzir esse seletivo…

Tudo limpo! Secretaria de Saúde de Coelho Neto vai gastar quase R$ 700 mil com material de limpeza

Um brinco! É assim que deve ficar a Secretaria de Saúde de Coelho Neto e seus núcleos a partir do contrato assinado pela secretária Cristiane Bacelar com a empresa Distribuidora de Medicamento Saúde é Vida.

A partir desse contrato serão gastos com material de limpeza a bagatela de R$666.933 (seiscentos e sessenta e seis mil e novecentos e trinta e três reais e trinta e três centavos).

A seguir o extrato do contrato:

CONTRATANTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE COELHO NETO-MA CNPJ N° 05.281.738/0001-98 ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE, CNPJ: 05.281.738/0002-79. CONTRATADA: DISTRIBUIDORA DE MEDICAMENTO SAUDE E VIDA LTDA, inscrita no CNPJ sob o nº 05.127.511/0001-92. Fundamento Legal: Lei n° 10.520/02 e subsidiariamente a Lei n° 8.666/93 e alterações. Objeto: Aquisição de Material de Limpeza Hospitalar. Data da Assinatura: 09/06/2017. VIGENCIA: até 31 de dezembro de 2017. DOTAÇÕES: 021100.10.122.0119.2031 – Manutenção do fundo mun. Saúde – 10.122.0119.2145 – Man. do SAMU – 10.122.0119.2145 – Man. do CAPS/AD – 10.122.0119.2068 – Prog. Saúde da família – PSF – 10.122.0119.2032 – Man. de Hospitais e Posto de Saúde – 10.122.0119.2071 – Prog. Vigilância Sanitária – 3.3.90.30.00 – Material de Consumo – Valor Global R$ 666.933,33 (Seiscentos e sessenta e seis mil e novecentos e trinta e três reais e trinta e três centavos), pela Contratante: Sra. Cristiane Vasconcelos Bacelar, CPF nº578.730.543-49 e pela Contratada: Sr. Deilton Ricardo da Silva Araujo, CPF nº 005.827.973-30. Coelho Neto (MA), 12 de junho de 2017. PUBLIQUE-SE.

Loucura! Américo decreta ponto facultativo no feriado, mas não libera sexta-feira…

A ruindade do prefeito Américo de Sousa (PT) realmente não tem fim e não poupa ninguém. Quando quase todo o país libera o funcionalismo para aproveitar o feriado prolongado em Coelho Neto o “governo às avessas” faz justamente o inverso.

Contrariando o ato da maioria dos prefeitos, ao invés de decretar ponto facultativo na sexta (16), o prefeito liberou os servidores somente nesta quinta (15), quando todo mundo já sabe que ao longo do tempo a data é considerada como feriado.

O ato de Américo é totalmente dispensável, já que no início do ano ele já havia decretado as datas dos feriados e pontos facultativos do ano, logo esse ato só seria necessário se fosse para determinar a liberação da sexta-feira.

Em outras palavras, nada de feriado prolongado para os servidores de Coelho Neto, por que na cabeça do petista os funcionários não merecem.

Pense num governo ruim…

“Com 7 milhões na saúde de Coelho Neto dava para fazer muito mais do que o que está sendo feito”, diz vereador Dr Ricardo

Dr Ricardo Chaves /Foto Ezequias Martins

“O nobre vereador Luiz Ramos disse que a secretária de saúde de Coelho Neto tinha dificuldades em contratar médicos. O caminho é muito fácil… realiza concurso público e pague devidamente o médico”.

Essa afirmação foi dada pelo vereador Dr. Ricardo ao usar a sessão da última segunda (12), para destacar mais uma vez a política de desvalorização dos servidores da saúde.

O parlamentar destacou o montante do volume de recursos que já entrou no município e a disparidade com o que tem se ofertado em termos de serviços.

“A saúde só para Coelho Neto já recebeu 7 milhões e eu tenho certeza que todos aqui no plenário sabem que com 7 milhões bem administrados, é possível num município como Coelho Neto não se fazer uma saúde de primeiro mundo porque é complicado, mas dá para fazer muito mais que esse governo está fazendo atualmente”, destacou ele.

Saúde de Coelho Neto deve realizar seletivo…

Não se sabe ainda para quais vagas, mas a Prefeitura de Coelho Neto através da Secretaria de Saúde sinaliza para a realização de um seletivo nos próximos dias.

É que foi publicado uma licitação para contratação de uma empresa especializada para prestação dos serviços de planejamento, organização, operacionalização, execução e divulgação de teste seletivo público para preenchimento vagas temporárias no município.

Desde que Américo assumiu o mandato, a equipe da Secretaria de Saúde sofreu uma devassa e as demissões com redução do quadro pipocam praticamente toda semana.

São técnicos (alguns com muito tempo de serviço prestado) sendo demitidos a torto e a direita, alguns por questões meramente politiqueiras e outros por não suportarem a péssima política salarial implantada pelo novo governo.

Na área dos agentes de saúde a coisa também não é boa e existe situação quem esteja em situação irregular irregular, enquanto isso uma considerável área de abrangência que deveria ter a presença desse profissional está desassistida.

Até pouco tempo atrás a saúde de Coelho Neto despertava os olhares dos profissionais da saúde justamente pela valorização salarial. Hoje a repercussão da imagem do município é a pior possível e não há quem queira aguentar as humilhações impostas pela gestão centralizadora e ineficiente implantada pelo PT local.

Vamos ser se com esse seletivo uma luz se acenda no fim do túnel, porque o cenário atual é de escuridão total. A saúde diga-se de passagem voltou a ser tema na Câmara na sessão de ontem (12) pra variar.

Mas essa é uma outra história…

Prefeitura de Coelho Neto vai oficializar terceirização de exames laboratoriais…

O que já acontece na prática agora se tornará oficial. É que a Prefeitura de Coelho Neto através da Secretaria de Saúde lançou edital de licitação para serviços de análise bioquímica, além de fisioterapia.

Fora o mico da “melhor” Comissão de Licitação de atribuir o certame à Educação, a coisa tem outra gravidade. A terceirização de exames laboratoriais é mais um passo errado da secretária de Saúde Cristiane Bacelar que bateu o pé e resolveu fazer pouco caso dos profissionais bioquímicos da cidade.

A medida antes de ser colocada em prática chegou a ser divulgada em primeira mão por esse blog, mas foi negada pela secretária e abortada em seguida. Pouco mais de 30 (trinta) dias, a idéia já tinha sido posta em prática novamente.

De Acordo com denúncia de servidores, a situação é tão crítica que pacientes já chegaram a ter alta do hospital sem ter acesso aos exames pela demora.

Na semana passada, esse blog foi informado que a situação é tão aberrante que se alguém precisar de um exame de urgência vai ficar na mão porque as portas dos laboratórios estão fechadas para o município.

É mais um passo errado da gestão petista que eles insistem em não reconhecer.

E podem colher muitos dissabores por conta disso.

É aguardar e conferir!

Williane na Educação de Coelho Neto: é competente, mas não faz milagres…

Williane é a nova secretária de Educação de Coelho Neto: competente mas não faz milagres

A nova secretária de educação Williane Caldas apesar de não haver tido cerimônia oficial já responde pela pasta. Foi apresentada como tal nesta segunda (12), durante abertura das Olímpiadas Escolares de Coelho Neto.

Apesar da visita recente que fez a Timon para conhecer as experiências da gestão do município vizinho, não estamos falando de alguém alheia a realidade. Desde o início do governo, Williane já respondia pela Secretaria Adjunta e conhece bem o que foi a insossa passagem do ex-secretário Milton Mourão causada por uma série de motivos.

Williane além de competente o que ninguém tem coragem de negar tem a seu favor o traquejo e a habilidade na conversa, ao contrário do seu antecessor. Só que isso não basta. Por mais que tenha idéias e tenha vontade, não conseguirá apresentar um bom desempenho se as condições a ela não forem dadas.

A nova secretária assume o cargo em tempo adverso, com o clima nada bom entre a gestão e os professores. A relação entre a gestão e o sindicato também não é das melhores e a nova titular da SEMEC terá que ter muito jogo de cintura para caminhar nessa areia movediça.

O modelo de gestão petista é arcaico, centralizador e perseguidor ao extremo, logo a habilidade da nova secretária deve contar muito para driblar esse cenário adverso e assim mostrar resultados.

Muito mais que a simpatia e competência, Williane precisará ter autonomia.

E conhecendo o perfil do “seu chefe”, uma boa dose de sorte e paciência…

Problemas na saúde de Coelho Neto também são denunciados na Câmara…

Vereador João Paulo: denúncias envolvendo a saúde

Toda e qualquer tentativa da mídia governista de jogar para debaixo do tapete os problemas vividos pela saúde de Coelho Neto são frustradas, diante das evidência e dos problemas que se avolumam de forma estarrecedora.

Na sessão da última segunda (05), por exemplo, a saúde voltou a ser tema no plenário. O primeiro a puxar o assunto foi o vereador João Paulo (PMDB) que denunciou as condições de remoção dos pacientes.

Segundo ele a denúncia é que uma ambulância pequena (fiorino), apelidada pelo agora prefeito de caixa de fósforo estaria transportando de 07 (sete) a 10 (dez) pacientes para a capital Teresina, o que configura um verdadeiro absurdo.

Ambulância é alvo de denúncia de superlotação

Já o vereador Dr Ricardo (PPS) denunciou a falta de medicamentos aos pacientes atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial – CAPS. Além de cobrar providências nesse sentido, o vereador cobrou da Secretaria de Saúde um relatório com endereço e quantidade de medicamentos que são distribuídos pela Prefeitura.

Por mais que tentem contestar, o própria dia a dia vai tratando de evidenciar a crise vivida pelo setor em Coelho Neto. Sem autonomia, com a implantação de uma política de desvalorização e perseguição a servidores, demissões constantes e problemas de toda ordem, ou se toma uma atitude ou a saúde entrará em colapso.

Pense numa mudança…

Reação do governo escancara as fragilidades na Saúde de Coelho Neto…

Cristiane Bacelar tomando vacina da influenza: desgaste inevitável. Foto: João de Sousa

Bastou uma simples postagem denunciando o fracasso de Coelho Neto nas ações de cobertura vacinal para o governo ensaiar uma defesa que acaba por expor ainda mais os problemas na pasta. O município não negou por exemplo que das 04 (quatro) coberturas avaliadas o município só conseguiu êxito em 01 (uma), deixando as demais sem resposta satisfatória.

O que está por trás disso? Muita coisa, desde a falta de logística necessária para a mobilização, passando pelo déficit no número de agentes de saúde e chegando no setor de sistemas da Secretaria de Saúde que abriu de mão de obra local qualificada, para importar profissionais de outros lugares sem qualquer necessidade.

Se o município não consegue êxito numa simples ação preventiva vai avançar em que mesmo? No alto do pedestal que a impede de assimilar as críticas, a secretária de Saúde Cristiane Bacelar ao invés de andar especulando quem nos passou a informação deveria repensar a forma que tem gerido sua pasta.

Ontem (06), um dentista de renome na cidade precisou entregar o cargo porque não aguentou as condições humilhantes que a gestão tem submetido os profissionais em todas as áreas. Na semana passada outros técnicos também saíram e isso passou a ser uma constante. A má fama da forma que a Secretaria de Saúde de Coelho Neto trata servidores já está longe e ultrapassou as fronteiras.

Na reação do governo para tentar passar que a secretaria funciona a contento diz que o governo encontrou vários problemas e dívidas em atraso, mas não conta que a mesma deu um calote nos servidores que prestaram serviço em dezembro e usou esse recurso de forma irregular para pagar a folha de janeiro.

E ao contrário do que prega o governo o que passou a incomodar não foi o bom desempenho da secretária, ao contrário, foi a falta deste. A gestão está engessada, é centralizadora e impõe uma política humilhante a servidores. Todas as críticas são averiguadas, funcionários são perseguidos e a política de saúde virou “Casa da Mãe Joana”.

Isso sem falar na terceirização de simples exames laboratoriais, postos de saúde com estrutura física comprometida, cota insuficiente de exames para gestantes, Programa Saúde da Família com estrutura logística comprometida, transparência zero na administração dos recursos, desmonte do Centro de Imagem e tantos outros problemas que ilustram “os frutos da árvore”.

Quiséssemos nós que a secretária e o prefeito de fato estivessem trabalhando… Quem dera!