Essa imagem foi enviada por um leitor e retrata moradores de Coelho Neto agindo por conta própria para minimizar o sofrimento de quem transita em um trecho da Avenida Santana, mais precisamente nas proximidades do Conjunto Guanabara.
Lá um buraco no asfalto foi ganhando tamanha proporção que virou uma cratera, aumentando as chances de acidente tendo em vista os malabarismos que motoristas precisavam fazer para se desviar do obstáculo. Coube a dois dos moradores da redondeza criar um paliativo para tentar minimizar o problema.
Essas medidas tem sido comum diante da ineficiência da Prefeitura no setor, fato que se confirma com o aumento diário de reclamações em toda a cidade. Cômico se não fosse trágico!
O prédio após a mudança de cores: batido o martelo para o desmanche do Centro de Imagem
Parece que as empresas de Vargem Grande estão mbatíveis e continuam faturando alto em Coelho Neto. A empresa COTRAL – Construções e Transportes do Maranhão – LTDA por exemplo, que já foi alvo de denúncia da imprensa acaba de ganhar mais uma.
Além de ser responsável pela coleta do lixo recebendo R$ 2.449.908,96 (dois milhões, quatrocentos e quarenta e nove mil, novecentos e oito reais e noventa e seis centavos), a empresa agora deve ser a responsável também pela execução dos serviços de reforma do prédio do SAMU.
Com o contrato assinado, a empresa receberá a bagatela de R$ 74.412,08 (Setenta e quatro mil, quatrocentos e doze reais e oito centavos), conforme extrato a seguir:
CONTRATANTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE COELHO NETO-MA/SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, CNPJ: 05.281.738/0002-79. CONTRATADA: COTRAL CONSTRUÇÕES E TRANSPORTES DO MARANHÃO LTDA – EPP, inscrita no CNPJ sob o nº 63.420.590/0001-21. Fundamento Legal: Lei n° 8.666/93 e alterações. Objeto a Contratação de empresa de engenharia para execução dos serviços de reforma do prédio do SAMU. Data da Assinatura: 26/05/2017. Prazo de Execução: até 31 de dezembro de 2017. DOTAÇÃO: 02.11.10.302.0119.1014.4.4.90.51. Valor Global R$ 74.412,08 (Setenta e quatro mil, quatrocentos e doze reais e oito centavos), pela Contratante: Cristiane Vasconcelos Bacelar e pela Contratada: Pedro Custodio de Oliveira Filho. Coelho Neto (MA), 29 de Maio de 2017. PUBLIQUE-SE.
Com tantas cifras caindo nas contas, as empresas de Vargem Grande não tem a reclamar de Coelho Neto, ao contrário, tem motivos de sobra para celebrar o êxito de tantos contratos…
Mais uma grande polêmica durante o início da semana – como tem sido praticamente desde o início do governo – envolveu uma decisão tomada pelo prefeito Américo de Sousa (PT) de promover mudanças na bandeira de Coelho Neto.
O governo a princípio tentou dar de ombros para a polêmica envolvendo o tema, mas o assunto tomou uma proporção tão absurda, que não ouve outro jeito senão acionar a claque de aliados para tentar explicar exaustivamente que não houveram mudanças e bla – bla – bla. Mas isso ocorreu.
Antes de tudo é bom pontuar que nesse debate não vale quem disse, quem achou, quem isso, quem aquilo. O que temos de parâmetro para essa discussão é a Lei nº 184/84, de 27 de agosto de 1984, assinada pelo então prefeito Raimundo Guanabara.
Lei nº 184/84 que criou a bandeira de Coelho Neto: texto original que se refere as cores era omisso
Nenhuma das dimensões e medidas que constavam na Lei original foram alteradas, o que o governo petista fez foi delimitar o uso das cores. Senão vejamos:
Capa do livro Coelho Neto: simbolo de desenvolvimento distribuido pelo governo do ex-prefeito Raimundo Guanabara que sancionou a Lei nº 184/84: figura inspirou durante anos o desenho original da bandeira
A antiga lei dizia no § 1º “… possuindo seis listras nas cores alternadas em AZUL (não específica a tonalidade) e branca… No §2º o texto segue: “…possui um quadrado com 43 cm, dividido em diagonal, nas cores VERDE (não específica a tonalidade) e BRANCO, sendo na parte superior esquerda, apresentada um pergaminho as palavras Amor, Pax e Labor (não diz a cor das letras) e na parte inferior direita, um pé de cana (que não especifica a tonalidade da cor, embora na lógica um pé de cana seja verde, essa cor hoje existe em várias tonalidades).
Sem delimitação, desenho da bandeira acabou ganhando versões e traços diferentes
Pois bem, nas mudanças propostas por Américo, o texto aprovado pela Câmara segue com as cores delimitadas no § 1º “… possuindo seis listras nas cores alternadas em AZUL CELESTE e branca… No §2º o texto segue: “…possui um quadrado com 43 cm, dividido em diagonal, nas cores VERDE LIMA e BRANCO, sendo na parte superior esquerda, apresentada um pergaminho as palavras Amor, Pax e Labor, ESCRITA NA COR VERMELHA e na parte inferior direita, um pé de cana (que não especifica a tonalidade da cor, embora na lógica um pé de cana, COM CAULE NA COR VERDE LIMA.
Nova Lei com as mudanças sancionadas pelo prefeito Américo de Sousa
Pronto foi isso. Na verdade, sem querer entrar no mérito, a antiga Lei era omissa em alguns casos e o governo aproveitou-se disso e promoveu as mudanças, cuja polêmica suscitou o debate devido as tonalidades delimitadas acabar “coincidindo” com as cores usadas na logomarca da administração.
Não adianta agora dizer que o verde era esse, que o azul era aquele, porque legalmente o que vale era o que estava na Lei e lá essas delimitações de fato não exisitam. As mudanças foram feitas, a Câmara de Vereadores na sua maioria aprovou o projeto e como dizia a minha avó: agora é tarde e a Inês é morta.
Mais um capítulo da briga entre professores e o governo Américo de Sousa (PT), ilustram esta postagem. Dessa vez a reclamação gira em torno da falta de pagamento do auxílio transporte aos professores contratados da zona rural.
De acordo com o que apuramos, desde que assumiu o mandato Américo não tem feito o pagamento desse auxílio aos professores contratados da zona rural, o que os obriga a retirar do salário seco que eles recebem para bancar os custos com a locomoção.
São professores que chegam a rodar até 70km diários sem uma ajuda que é garantida aos professores concursados.
A atitude é apenas mais uma que corrobora com o atropelo do petista ao próprio discurso ao tratara contratado e concursado de forma diferenciada, prática condenada por ele quando era apenas candidato.
Segundo com o que apuramos, a Secretaria de Educação informou que contratado não receberia incentivo e que os valores recebidos por contratados tanto da zona urbana, quanto da zona rural seria o mesmo. Os denunciantes pediram sigilo nos nomes pois o governo não aceita críticas e que a conversa é a mesma: se não querem, tem quem queira.
E a crise no setor da educação do petista-professor continua. Com desrespeito, desvalorização da categoria e muita gente descontente.
Este blog adotou uma postura de criticar quando houver motivos para se criticar e elogiar também quando houver necessidade, pois isso não apequena, ao contrário, engrandece a postura de quem faz o jornalismo político.
Presidente da Câmara Osmar Aguiar
Já publicamos postagens ásperas e críticas severas contra o presidente da Câmara de Coelho Neto Osmar Aguiar, mas não hesitamos em destacar por exemplo, que sua gestão é a única transparente na região, segundo avaliação recente do Tribunal de Contas do Estado – TCE.
Ontem (30), o petista deu mais um bom exemplo a frente do parlamento. Na participação no Encontro de Vereadores e Vereadoras promovido pelo Governo do Estado em São Luís, o presidente da Câmara poderia ter optado em enviar uma delegação representativa de parlamentares para o evento.
Fez diferente. Optou por garantir a participação de todos no Encontro, independente de ser governo ou oposição. Quem não foi teve seus motivos, mas o tratamento diferenciado com os colegas em decorrência de posicionamentos políticos não houve. No evento ouvimos queixas de vereadores que não tiveram direito a diária e custearam as despesas do próprio bolso.
Vereadores durante evento em São Luís
Sempre que se comporta assim, o presidente dignifica a função e o cargo. A unidade do parlamento e a legitimidade da atuação destes deve está acima de quaisquer querelas político partidárias.
Não passou despercebido, pelo menos não para quem acompanha o cotidiano político de Coelho Neto da ausência de vereadores nas agendas oficiais e compromissos políticos do governo.
O prefeito Américo de Sousa (PT) tem aparecido na maioria das vezes sozinho em eventos do seu dia a dia não se sabe se por opção dele ou se por falta de vontade da base aliada em o prestigiá-lo.
Nem o líder do governo Luiz Ramos (PSD), que deveria fazer frente nos eventos consegue ser visto em lugar algum, mostrando a pequenez e o desprestígio a função que deveria ser importante.
Durante abertura do projeto Aprova Coelho Neto no último final de semana, oportunidade em que apreveitou para visitar o prédio do velho Mercado Central acompanhado do deputado estadual Rafael Leitoa (PD), Américo teve que se contentar com a presença apenas do presidente da Câmara Osmar Aguiar.
Numa base aliada composta de 10 vereadores, o prefeito só consegue andar com 1, então tem algo de errado no meio desse angu: ou o prefeito não convidou os demais vereadores ou os parlamentares optaram por ignorar a convocação “do chefe”.
A gestão do prefeito Américo de Sousa (PT) foi reprovada pelo Tribunal de Contas do Estado – TCE no quesito transparência.
De acordo com o relatório trimestral emitido pela corte de contas, a gestão descumpre as normas que regem a Lei de Acesso a Informação, não dispondo ao cidadão as informações necessárias relacionadas aos gastos da gestão pública.
Fora a existência do site, a gestão do PT não obteve aprovação em nenhum dos demais 11 quesitos avaliados, mostrando que a transparência gritada por Américo antes de ser prefeito ficou apenas no discurso.
Câmara dá o bom exemplo
Em contraponto ao Executivo, o Legislativo resolveu dar o bom exemplo e obteve por parte do Tribunal de Contas do Estado – TCE a aprovação no quesito transparência.
A gestão do presidente Osmar Aguiar (PT), obteve aprovação em todos os itens avaliados pela Corte de Contas, confirmando a transparência da Câmara.
O blog chegou a cobrar a transparência do Poder Legislativo para que esse pudesse ter respaldo para cobrar do Executivo. Naquele período havia um déficit na atualização das informações, após o trimestre confirma-se que os dados estão atualizados.
Quando se quer se faz! Parabéns a gestão da Câmara pela transparência agora avalizada pelo Tribunal de Contas do Estado.
Impressionante a sorte que os empresários de Vargem Grande tiveram ao acertar o caminho de Coelho Neto e saírem vencedores de contratos milionários com a Prefeitura.
A empresa COTRAL – Construções e Transportes do Maranhão – LTDA por exemplo, que já foi alvo de denúncia da imprensa conforme postagem anterior do blog, será responsável pela coleta do lixo e receberá pela prestação de serviço a bagatela de R$ 2.449.908,96 (dois milhões, quatrocentos e quarenta e nove mil, novecentos e oito reais e noventa e seis centavos).
Além dessa, a empresa H N LTDA EPP, também de Vargem Grande, não tem do que reclamar. Terá sob sua responsabilidade o aluguel de máquinas pesadas e a reforma de 03 (três) escolas, recebendo nos dois contratos o valor de R$ 2.985.565,91.
Fora a “coincidência” no sobrenome de sócios das duas empresas, a situação esbarra num questionamento levantado recentemente por um blogueiro ligado ao governo. Quando um empresário denunciou a Comissão de Licitação, o blogueiro questionou se uma empresa com 50 mil reais de capital teria condições de tocar serviços e obras no valor de quase R$ 4 milhões de reais.
Agora é a hora de fazer a mesma pergunta: será que uma empresa com capital de R$ 590 mil reais teria condições de tocar obras/serviços no valor de quase R$ 3 milhões de reais? Será que uma empresa com capital de R$ 500 mil reais tem saúde financeira para tocar uma prestação de serviço da ordem de quase R$ 2,5 milhões de reais? Perguntas simples que mereceriam respostas.
Foto da sede da empresa de Vargem Grande denunciada pela imprensa no ano passado
A Prefeitura de Coelho Neto acaba de assinar contrato milionário com a empresa COTRAL – Construções e Transportes do Maranhão – LTDA.
Para a prestação de serviços de coleta de lixo, a empresa vai lucrar dos cofres do município a bagatela de R$ 2.449.908,96 (dois milhões, quatrocentos e quarenta e nove mil, novecentos e oito reais e noventa e seis centavos).
A empresa com sede em Vargem Grande foi a mesma alvo de denúncias pela imprensa por ter características de ser de fachada. Na época, após contrato milionário com a prefeitura de São Luís, foi identificado que a sede da entidade não possuía quaisquer condições de prestar serviço de grande porte como o que acabara de assinar.
CNPJ da empresa confirmando o endereço
Mesmo faturando aos tubos, as suspeitas de se tratar de uma empresa de fachada cresceu após constatarem as condições da sede da empresa. A seguir a íntegra do contrato:
CONTRATANTE: SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS, CNPJ: 05.281.738/0001-98. CONTRATADA: COTRAL CONSTRUÇÕES E TRANSPORTES DO MARANHÃO LTDA – EPP, inscrita no CNPJ sob o nº 63.420.590/0001-21. Fundamento Legal: Lei n° 8.666/93 e alterações. Objeto a Contratação de empresa especializada para prestação de serviços de coleta e transporte de resíduos sólidos domiciliares e comerciais no Município de Coelho Neto – MA. Data da Assinatura: 12/05/2017. Prazo de Execução: 12 meses. DOTAÇÃO: 02.06.00.15.452.018.2035.3.3.90.39.00 – Valor Global R$ 2.449.908,96 (Dois milhões, quatrocentos e quarenta e nove mil, novecentos e oito reais e noventa e seis centavos), pela Contratante: Suely Maria Palhano Gomes e pela Contratada: Pedro Custódio de Oliveira Filho. Coelho Neto (MA), 15 de Maio de 2017. PUBLIQUE-SE.
Uma boa matéria para vereadores e o Ministério Público acompanharem não?
Ida do Festejo Junino para o Tancredo Neves seria para baratear custos…
Ainda não foi oficializado, mas é quase certo que o prefeito Américo de Sousa (PT) deve mudar o local de realização dos Festejos Juninos.
Sem disposição alguma de manter a estrutura que o ex-prefeito Soliney Silva dava as festividades no Corredor da Alegria, fontes do blog dão conta que o petista já teria confirmado a mudança da festa para o Estádio Tancredo Neves.
Se confirmada, a medida representa um retrocesso, já que a estrutura do espaço esportivo não dispõe de condições confortáveis para abrigar um evento dessa magnitude.
Além da mudança do espaço, as conversas que rolam nos bastidores é que a programação deve ser “magra”, com todas as reduções de custo possíveis.
Se for oficializada, estaremos diante de uma bola fora do governo.