Na chibata: Empresa terceirizada maltrata garis em Coelho Neto…

Entrega de fardamentos é apenas ilusão: tratamento dispensado à classe é o pior possível

Se avisou que essa história de terceirização poderia não dar certo né? Pois é, dito e feito. Quem vê a foto acima dos garis todos fardados até se ilude com a propaganda do governo municipal em Coelho Neto.

De acordo com a matéria extraída no site da Prefeitura no último dia 20 de julho, estava se inaugurando um novo momento na história da limpeza pública do município. “Os trabalhadores que cuidam da limpeza da cidade agora trabalham com carteira assinada e todos os direitos trabalhistas garantidos”, diz o texto.

A Cotral – Construções e Transporte do Maranhão é a empresa contratada para prestação de serviços de coleta e transporte de resíduos sólidos domiciliares e comerciais no Município pela bagatela de R$ 2.449.908,96 (Dois milhões, quatrocentos e quarenta e nove mil, novecentos e oito reais e noventa e seis centavos). É ela que comanda a primeira experiência de terceirização do município que pelo visto não está sendo nada boa e já falamos sobre ela (relembre AQUI)

Pois bem, embora na propaganda esteja tudo certo, na prática e no real a coisa mais parece um filme de terror. De acordo com informações a que o blog teve acesso, a empresa terceirizada recolheu as carteiras para assinar, mas nunca as assinou, pelo menos os trabalhadores nunca tiveram acesso a isso.

Fora os dois meses para receber, a situação é desesperadora e já tem deles que alega dificuldade para comprar alimentos, pois os comerciantes sabem que trata-se de uma firma terceirizada e já não querem mais vender. Nenhuma justificativa é dada e vários deles já ameaçam parar. Se perguntar o dia que vai receber ainda é ameaçda de demissão.

A jornada de trabalho de 08 (oito) horas por dia é cansativa e ainda assim ninguém pode parar sequer pra beber água, pois um fiscal da empresa chega junto para questionar o famoso: parou por que? Esse é mais um dos temas que o prefeito Américo de Sousa deveria ter falado no seu programa de rádio ao invés de está se lamentando e contando conversa pra boi dormir que a população não aguenta mais ouvir

O respeito aos agentes de limpeza pública ficou só na propaganda, porque na vida real a coisa é bem diferente.

Mudou ou não mudou?

Após descaso da Prefeitura de Coelho Neto, APAE recebe visita de deputado…

Que a situação da Associação dos Pais e Amigos dos Excepecionais – APAE de Coelho Neto é desesperadora isso os leitores do blog já sabem. A entidade é mantenedora da Escola Joaquim Aurélio que está com o funcionamento comprometido graças ao descaso do governo liderado pelo prefeito Américo de Sousa (PT).

A escola sempre recebeu ajuda de custo para se manter, passando pelos governos da ex-prefeita Márcia Bacelar, seguido do ex-prefeito Magno Bacelar e por último nos 08 (oito) anos do governo Soliney Silva.

Fazendo as coisas por trás da cortina “que nem menino ruim”, o prefeito jamais trouxe o tema para debater com a sociedade (nem no seu famigerado programa de rádio), o que reforça entre os colaboradores da entidade a tese de que a querela é fruto de perseguição política.

Nos bastidores o governo alega que a instituição não tem documentação, fato que causa estranheza pois se assim fosse como se justificaria sua inscrição no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES, recebendo da própria Prefeitura parte dos recursos que integram a média e alta complexidade do município, repassados pelo Ministério da Saúde?

A situação se agravou e os colaboradores estão há cinco meses sem receber seus salários, conforme denúncia nesta semana, feita por esse blog. Uma informação a que o blog teve acesso neste domingo (13), confirma que o deputado estadual Levi Pontes (PCdoB) esteve ontem (12) na instituição para visita de cortesia e conhecer sua funcionalidade.

Não foi nos informado o resultado da visita, mas esperamos que o deputado com a influência que tem junto ao Governo do Estado, possa conseguir resolver esse problema que não atinge apenas servidores, mas principalmente aos pais e alunos que dependem diariamente daquela entidade.

Durante a visita, o deputado Levi Pontes estava acompanhado da Secretária de Assistência Social de Chapadinha, Wegilla Viana.

Coelho Neto e o seu “Nonô Corrêa”: qualquer semelhança…

Coelho Neto também tem o seu “Nonô Correia”

Em 1984 a Rede Globo apresentava a novela Amor com Amor se paga. Foi dessa novela que surgiu o avarento mais lembrado da teledramaturgia brasileira. Segundo a etimologia da palavra, avarento é aquele sovina, que só pensa em si e que não é generoso.

A história é ambientada em Monte Santo, uma fictícia cidade do interior em desenvolvimento. Nonô Corrêa (Ary Fontoura), personagem inspirado em O Avarento, de Molière, é o protagonista da trama, daqueles que marcam a história da teledramaturgia brasileira.

Pão duro ao extremo, Nonô coloca cadeados na geladeira e nos armários da despensa para evitar que os filhos, Elisa (Bia Nunes) e Tomaz (Edson Celulari), comam mais do que ele considera necessário. Além disso, Nonô proíbe os jovens de repetirem as refeições, desliga a luz da casa a partir de determinada hora da noite e anda com roupas velhas. Sua maior preocupação na vida é fazer economia. Nonô nunca se esquece de aumentar os aluguéis dos apartamentos que aluga, deixando os inquilinos desesperados.

O engraçado da história é que Nonô é muito rico e esconde de todos sua preciosa fortuna. O único que conhece seu segredo é Anselmo (Carlos Kroeber), seu fiel parceiro, que aguenta todas as suas esquisitices em nome de anos de amizade.

Com tanta economia e ruindade, será que a situação de Coelho Neto não faz lembrar a história da novela? Temos ou não temos alguém na cidade muito parecido com o velho Nonô Correia?

Qualquer semelhança terá sido mera coincidência…

Com contribuição do site TeleGlobo

5 meses sem salários: Prefeito de Coelho Neto deixa profissionais da APAE a pão e água…

Américo: “de ombros” para a situação desesperadora de profissionais da APAE

Desde que assumiu o governo em janeiro, o prefeito de Coelho Neto Américo de Sousa (PT) tem dispensado um tratamento humilhante a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE.

Tão logo assumiu as rédeas do comando do município no início do ano, o petista tem relegado a Instituição a planos inferiores, talvez por pereguição política já que declaradamente seus dirigentes eram ligados a outro grupo político. A partir de então toda sorte de massacre o governo tem praticado desde a retirada do ônibus no ínicio ano, passando pela falta de merenda e agora conforme denúncia recebida pelo blog, com o atraso do salário dos profissionais.

O orgão sempre foi mantido com a ajuda da Prefeitura desdes a gestão da ex-prefeita Márcia Bacelar. Foi assim com o ex-prefeito Magno Bacelar e permaneceu na gestão do ex-prefeito Soliney Silva. Será que é a gestão petista a ave de mal agouro da cidade? Será que as ações serão descontinuadas? Será que o dinheiro sumiu e mesmo com a “economia das lagartas” a única escola que cuida das crianças com deficiência vai fechar por falta de ajuda?

Para se ter uma idéia da gravidade da situação, cerca dos 11 profissionais estão sem receber seus proventos desde março, ou seja, estão trabalhando voluntariamente simplesmente porque o prefeito bateu o pé e se recusa a pagar. Segundo o blog apurou, os profissionais estiveram essa semana na Secretaria de Educação e em conversa com Afrânio, que responde por uma das subsecretarias, sairam de lá com muito blá-blá-blá e nenhuma posição definida

Que governo é esse que deixa que presta tão relevantes serviços a mercê de um capricho politiqueiro, privando as pessoas de receber o que é seu por direito? Qual a dificuldade de sentar com a direção da Instituição para dialogar e encontrar caminhos para que essa pendência seja resolvida? Que crueldade é essa deixar trabalhadores sem  seus salários e sem a menor justificativa? É muito descompromisso!

Pois é, lamentavelmente os servidores da APAE sofrem de boca fechada, pois conhecendo o perfil perseguidor do prefeito temem novas retaliações. Ao Ministério Público cabe entrar na questão para tentar resolver esse impasse que já comprometeu sobremaneira o orçamento familiar desses profissionais.

É de chicote na mão, é perseguindo servidores e é atrasando salários dos profissionais que exercem papel tão nobre, que o governo desastroso liderado pelo prefeito Américo de Sousa quer “construir a cuidade que ele quer”…

Silêncio total! Prefeito de Coelho Neto declara guerra aos sons automotivos e manda fiscalizar horário do término das festas

Nem o cantor da praça escapou da abordagem desastrosa comandadas pela Secretaria de Meio Ambiente

Não chamem para a mesma mesa o prefeito de Coelho Neto Américo de Sousa (PT) e os donos de sons automotivos da cidade. Além das restrições ao uso de som automotivo, a Prefeitura também comprou briga com o volume do som e horário de término das festas, bem como a expedição dos alvarás.

Mesmo com todo agressão ao meio ambiente que ocorre na cidade em quase todos os lugares, mesmo com o Aterro Sanitário no limite, mesmo com o lixo nas entradas da cidade colocado de forma irregular, mesmo com esgoto de estabelecimento comercial a céu aberto provocando mau cheiro no centro da cidade, ainda assim o secretário do Meio Ambiente Gabriel Delano por orientação do prefeito, deixou toda essa extensa pauta de lado e resolveu priorizar apenas as questões relacionadas a som e festas.

Primeiro é bom deixar claro que não somos contra a aplicabilidade da Lei, mas contrários a forma como o governo adotou essa ação desde o início, o que acabou se tornando algo desastroso.

Ao invés de optar primeiramente pela sensibilização e posteriormente o tempo para que todos se adequassem, o governo fez justamente o contrário e já colocou o secretário de colete e tudo na rua fazendo umas abordagens totalmente sem sentido.

“Nós só não permitiremos tocar paredão é somente em local de grande concentração habitacional. As festas com bandas voltarão a partir desse final de semana mas monitorados com relação ao volume do som e ao término da festa”, disse Delano em grupo de whatsapp.

Essa era uma ação que poderia ser construída de forma consensuada com a população, mas a inabilidade do governo mais uma vez foram decisivos para que a medida gerasse toda essa balburdia.

Pense num governo desastroso…

Vereadores do governo seguem calados diante das demissões em Coelho Neto

Perdido em meio a ataques gratuitos, blogueiro “de fases” a cada dia perde o conceito

A cidade de Coelho Neto assiste apreensiva a onda de demissões promovidas pelo prefeito Américo de Sousa (PT) sob os olhares complacentes e coniventes da base aliada do governo.

Desprestigiados, nenhum vereador da base governista ousou dar um pio contra os cortes promovidos pelo governo municipal.

Na história recente da política local, nunca se viu uma relação de submissão da maioria do Legislativo como se vê agora. Parlamentares eleitos para defender o povo, emudecem diante das atitudes arbitrárias do governo.

A puxação de saco é tamanha, que já tem vereador ensaiando discurso para defender a idéia da crise vendida pelo prefeito, na intenção de “agradar” o chefe.

Minha mãe diz que conselho não é bom porque se fosse bom não se dava, se vendia. Aos vereadores que por acaso decidiram escolher esse caminho de defender “o patrão” é bom que possam antes rever suas posições.

Se o município realmente está em crise seria bom que os vereadores que apoiam o prefeito propusessem por exemplo, um projeto de lei diminuindo os próprios salários e o do prefeito. Se é para cortar na própria carne por que não começar de casa? Os servidores perdem tudo e os cabeças não vão perder nada? Só o pobre mesmo que vai pagar essa conta?

Para fechar o pacote não seria nada ruim que os tais vereadores também pedissem a dispensa das esposas, aliados, apaniguados e outros familiares que infestam os setores do governo em todas as áreas.

Vamos ver se esse corajoso (a) aparece…

Poder Judiciário marca julgamento de empresário acusado de duplo homicídio em Coelho Neto

Há quase 3 anos após a morte da empresária Antônia Gomes da Silva, conhecida como Toinha da Joamam e  José Adalmir da Silva, foi marcada a audiência de julgamento de José Oscar de Azevedo Silva acusado por duplo homicídio, ocorrido no dia 08 de Julho de 2014.

O júri será presidido pela Juíza da 2º vara da Comarca de Coelho Neto, Karla Jeane Mattos e a acusação do Ministério Público será por conta da Promotora Elizete Pereira. O júri está marcado para a 1º semana do mês de setembro, com a previsão de que tenha início no dia 04 e dure até o dia 06 de setembro.

Oscar Azevedo está preso na carceragem da delegacia de Coelho Neto desde o dia 20 de julho de 2014, aguardando o julgamento. Se condenado, pode pegar até 60 anos de prisão.

Entenda o caso

O duplo homicídio aconteceu na manhã do dia 08 de setembro de 2014, na residência do casal de empresários Antonia Gomes e Oscar Azevedo em Coelho Neto.  Vizinhos relataram ouvir barulhos de tiros na residência e acionaram a polícia, que ao chegar no local encontrou a empresária ainda com vida, mas muito machucada quase em óbito e o funcionário do casal, Adalmir da silva, 44 anos, já sem vida.  José Oscar de Azevedo, não foi encontrado no local do crime mas foi apontado como o principal suspeito do duplo homicídio.

Ao se entregar para a Polícia Civil, o acusado alegou legitima defesa. Dizendo que foi surpreendido quando viu a esposa quase sem vida na cozinha de casa e que logo em seguinte efetuou disparos contra José Adalmir, que na versão dele, foi o agressor da empresária.

A tese de José Oscar foi questionada, pois  indícios apontavam que houve um duplo homicídio.Várias provas de que o casal estava em atrito familiar foram encontradas.
O caso repercutiu em todo o Estado e causou revolta na população coelhonetense, que realizou até manifestação em pedido de Justiça.

O blog recebeu a informação de que a defesa tenta adiar o Júri, buscando com que o réu não seja julgado no município. A população aguarda o desfecho dessa história que marcou de forma triste o município de Coelho Neto.

Do Blog Diário de Notícias

“Tesoura” de demissões em Coelho Neto começa pela educação…

É de apreensão o clima nos corredores da educação em Coelho Neto. É que a pasta foi o primeiro alvo escolhido pelo prefeito de Coelho Neto Américo de Sousa (PT), para dispensar servidores contratados.

Alegando crise, o petista deve passar um pente fino geral em toda a gestão para reduzir a folha em pelo menos R$ 1 milhão de reais, o setor educacional entrou na lista de prioridades.

De acordo com o que o blog apurou, a maioria das demissões são justamente de indicados dos vereadores que compõem a base do governo, um presente e tanto para quem nos últimos sete meses tem adotado uma postura de subserviência total aos mandos e desmandos do chefe do Executivo.

Lamentavelmente a estratégia do prefeito de punir servidores contratados por ele próprio é errada e não condiz com a realidade. E vamos mostrar isso.

Mas essa é uma outra história….

Advogado parte pra cima do prefeito de Coelho Neto: “Você é um covarde”

Advogado Jardel Seles: voz altiva contra a ofensiva do prefeito de Coelho Neto

O advogado Jardel Seles partiu contudo pra cima do prefeito de Coelho Neto Américo de Sousa (PT), após a desastrosa entrevista que concedeu neste sábado (04), em seu programa de rádio.

Durante a entrevista, Américo falou sobre um grupo de servidores dissidentes que estariam se movimentando para disputar a eleição do sindicato que é gerido atualmente por seus aliados. Segundo ele, o movimento estava sendo patrocinado pelos ex-prefeitos Soliney Silva (Coelho Neto) e Flávio Furtado (Duque Bacelar), além do próprio advogado Jardel Seles, que teria entrado na jogada para tentar criar embaraços ao movimento sindical.

Odiento e rancoroso como é, o petista mirou sua artilharia contra os três com uma série de acusações infundadas e tentando dar cunho politiqueiro ao movimento dos servidores. Antes que o programa terminasse, o advogado se manifestou e divulgou um áudio em grupos de whatsapp em que partiu com tudo pra cima de Américo.

“Prefeito Américo quero lhe dizer que você é um covarde em querer desmoralizar um movimento que é legítimo, que está sendo feito por servidores, que estão insatisfeitos com a direção atual do sindicato”.

O advogado defendeu o movimento e rechaçou qualquer aliança dele com os ex-prefeitos citados por Américo para tentar minimizar o movimento legítimo dos servidores. Em sua fala, Jardel foi bastante incisivo ao criticar a gestão de Américo a frente do governo.

“Fui candidato a prefeito, renunciei pra lhe apoiar acreditando num projeto que você seria um bom prefeito e até agora, como gestor é um péssimo prefeito”, destacou ele.

E mais uma de suas entrevistas extemporâneas, o prefeito de Coelho Neto mostra seu despreparo político para comandar o município, deixando de apresentar soluções para os inúmeros problemas da cidade para priorizar os ataques aos adversários.

Felizmente, foi respondido a altura pelo nobre advogado…

Saúde de Coelho Neto vai gastar quase R$ 400 mil com roupagens e fardamentos…

Dinheiro na saúde de Coelho Neto só é problema mesmo para manter a Unidade de Pronto Atendimento – UPA, porque para as demais coisas as cifras não faltam sem nenhuma economia.

Para se ter uma idéia a Secretaria de Saúde vai gastar com roupagens e fardamentos nos próximos 06 (seis) meses a bagatela de R$ 384.220,00 (trezentos e oitenta e quatro mil, duzentos e vinte mil reais).

Para formalizar o gasto, a secretária de Saúde Cristiane Bacelar assinou no último dia 13 de julho conforme os extratos a seguir:

EXTRATO DE CONTRATO Nº 001/PP 040/2017-PREGÃO PRESENCIAL CONTRATANTE: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, CNPJ: 05.281.738/0002-79. CONTRATADA: M R BASTOS DO NASCIMENTO – ME, inscrita no CNPJ sob o nº 04.032.021/0001-40. Fundamento Legal: Lei n° 10.520/02 e subsidiariamente a Lei n° 8.666/93 e alterações. Objeto a Aquisição de Roupagens, Fardamentos e Afins. Data da Assinatura: 10/07/2017. Prazo de Execução/Vigência: Até 31/12/2017. Valor Global R$ 48.450,00 (Quarenta e oito mil, quatrocentos e cinquenta reais), pela Contratante: Cristiane Vasconcelos Bacelar e pela Contratada: Eraldo do Nascimento Farias. Coelho Neto (MA), 13 de julho de 2017. PUBLIQUE-SE.

CONTRATANTE: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, CNPJ: 05.281.738/0002-79. CONTRATADA: D R DOS SANTOS NETO – ME, inscrita no CNPJ sob o nº 04.811.720/0001-98. Fundamento Legal: Lei n° 10.520/02 e subsidiariamente a Lei n° 8.666/93 e alterações. Objeto a Aquisição de Roupagens, Fardamentos e Afins. Data da Assinatura: 10/07/2017. Prazo de Execução/Vigência: Até 31/12/2017. Valor Global R$ 335.770,00 (Trezentos e trinta e cinco mil, setecentos e setenta reais), pela Contratante: Cristiane Vasconcelos Bacelar e pela Contratada: Dionísio Ribeiro dos Santos Neto. Coelho Neto (MA), 13 de julho de 2017. PUBLIQUE-SE.

E tome fardamento!