Soliney reaparece e “causa” de novo…

O ex-prefeito de Coelho Neto Soliney Silva (PMDB) precisa de apenas uma aparição pública para despertar a atenção dos aliados, causar confusão na mente de quem até ontem o defendia com unhas e dentes e deixar adversários em crise de nervos.

Durante o final de semana, Soliney frequentou um ambiente público (que ao contrários das más línguas vai quem quer) e foi bastante cumprimentado por aliados e antigos colaboradores do governo.

O peemedebista mostra empolgação e energia para levar em frente o seu projeto de voltar a Assembleia.

E valorizando a velha máxima: bem ou mal mas falem de mim…

Reação da população sobre projeto do Saae deixa vereadores governistas de Coelho Neto atordoados…

A tão propagada Audiência Pública para discutir o Plano Plurianual e as demais leis orçamentárias realizada ontem (23) em Coelho Neto e divulgada exaustivamente pela prefeitura, foi simplesmente ignorada pela ampla maioria dos vereadores que compõe a base do governo.

Quem olha as fotos da platéia logo identifica que sem os servidores contratados e cargos comissionados, não sobraria quase ninguém para contar a história, num sinal claro de que nos bairros a população deu de ombros para o convite. Até a ampla maioria da base do governo se ausentou e dos 10 vereadores apenas 04 (Osmar Aguiar, Luiz Ramos Moabe e Marcos Tourinho) marcaram presença. E algum governista apaixonado pode até dizer que o vereador não era obrigado a está o que é um fato, mas que é no mínimo inusitado, já que é na Câmara que os produtos da Audiência serão inclusos em um projeto de lei… ou não?

Ainda atordoados com a repercussão negativa da aprovação do projeto de reestruturação do Saae, os vereadores tem se esforçado para se explicar diante da revolta da comunidade e na auência de uma argumentação plausível alegam que isso é apenas fantasia da oposição.

Primeiro tentaram fazer crer que a cobrança da água não existia e após confrontados admitiram que ela virá. Depois disseram que isso só poderá ocorrer depois de um projeto de lei aprovado com a definição dos valores, fato que não deixa de confirmar a cobrança, mesmo que alguns sejam isentados. Depois disseram que essa cobrança não era para agora, mas não explicaram porque mesmo assim votaram o pedido de urgência do prefeito. Outra questão polêmica é admitirem que a cobrança só vira quando o município oferecer água de qualidade, mas diante da crise, nenhum arriscou dizer de onde vai se tirar dinheiro para realização dessa reestruturação do órgão.

É bom frisar que esse blog nunca disse o dia que a água seria cobrada e muito menos tratou de quanto custaria essa cobrança. Tentamos chamar atenção da população sobre o projeto por entender ser algo do interesse de todos e que os edis com o próprio prefeito Américo de Sousa (PT), poderiam ter evitado essa celeuma se tivessem se manifestado antes sobre o assunto.

Por que ao invés de passar mais da metade do seu programa de rádio falando do ex-prefeito Soliney, o petista não expôs o objetivo desse projeto, bem como as suas etapas. Se tivesse feito dessa forma o assunto não tinha rendido como vem rendendo. Vão querer fazer isso agora depois que o caldo derramou.

Não subestimem o povo senhores e senhoras…

Antônio Pires cada vez mais próximo do Palácio…

O blog ontem (22) fez um registro da inaptidão política do prefeito de Coelho Neto Américo de Sousa (PT) que o mantém isolado do convívio das lideranças políticas, dentre as quais o deputado federal Zé Carlos (PT) cuja aliança se dá bem longe do município.

Nesta quarta (23), o colega blogueiro Wando Galvão fez uma postagem bastante cirúrgica sobre o vice-prefeito Antônio Pires, da qual também queríamos fazer referência.

Pires entrou no PCdoB por intermédio do todo-poderoso secretário de Articulação Política Márcio Jerry e a partir dai passou a tentar proximidade com os correligionários.

Para conseguir seu intento, o vice-prefeito de Coelho Neto adotou a lógica do “quem não é visto não é lembrado” e passou a marcar território em todas as ações do governo na região e até em audiências individuais no Palácio.

Em sua essência, Pires consegue ser o oposto literal do perfil do prefeito: é atencioso, diplomático e conhecido pela arte de dialogar, até mesmo com seus adversários e isso lhe garante uma posição bastante favorável em qualquer comparação e cenário.

Todas essas pontes que vem sendo criadas pelo vice-prefeito poderá lhe render bons frutos futuramente.

Flávio Dino é atencioso e valoriza gestos.

E nesse quesito sem dúvida alguma Antônio Pires está em alta.

Queiram ou não.

Isolado, Prefeito de Coelho Neto experimenta o gosto da própria impopularidade…

Américo: isolado curte sozinho a própria impopularidade

O prefeito de Coelho Neto Américo de Sousa (PT) curte sozinho o marasmo e a impopularidade do seu governo desastroso. A situação é tão visível a olho nu, que toda e qualquer liderança política faz questão de manter distância com receio de ser atingido com a onda de rejeição ao petista.

Não precisa pesquisa de opinião. Basta entrar em qualquer comércio, conversar com qualquer moto-táxi, fazer uma visita na Upa para constatar in loco o tamanho da rejeição. O único que ainda se arrisca a pisar na cidade e tirar foto com o prefeito é o suplente de deputado estadual Rafael Leitoa (PDT) que sonha conseguir em Coelho Neto a “intera” dos votos que possa garantir sua eleição.

O deputado federal Zé Carlos (PT) é o maior exemplo disso e faz questão de deixar claro sua antipatia, tanto que desde que Américo chegou ao poder o deputado-aliado nunca pisou na cidade ou participou de qualquer atividade do governo. Até Aluísio Mendes que não tem histórico na cidade chegou a fazer uma visita ao gabinete do prefeito, mas Zé Carlos mesmo nem pensar.

Apesar de forçar a barra para se mostrar aliado do governador, na prática o Palácio dos Leões executa as obras na cidade, mas teme que uma relação mais próxima acabe arrastando Flávio Dino para o mesmo poço da impopularidade.

O Governo do Estado realizou recentemente o recapeamento de toda Avenida José Silva e Coelho Neto, além de uma operação tapa-buracos no centro da cidade, mas o prefeito parece não ter se contentado, pois se achando mais merecido que os outros já falava na rádio em pedir mais asfalto para o governador. Quem aguenta? Quer mais asfalto, que dinheiro pra Upa, quer dinheiro pro hospital… não quer entregar a cidade para o governador tomar de conta não?

Na região Flávio Dino já esteve em Timon, Caxias, Afonso Cunha, Buriti e Aldeias Altas. Dois dos seus principais auxiliares (Márcio Jerry e Adelmo Soares) não saem da vizinha cidade de Duque Bacelar. E Coelho Neto será por que ninguém vem?

O jeitão truculento, odiento, antipatizado e metido a sabichão do prefeito é a senha para que qualquer autoridade se mantenha bem longe.

E assim Américo vai experimentando sozinho o isolamento da classe política e o gosto amargo da própria impopularidade…

Base aliada aprova reforma do SAAE e cobrança da água em Coelho Neto está assegurada…

A base aliada do governo mais uma vez deu um show de subserviência ao prefeito de Coelho Neto Américo de Sousa (PT), ontem (21), durante votação do projeto de reestruturação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Saae.

Apesar de se tratar de uma pauta polêmica, o prefeito fez questão de adotar o regime de urgência para evitar o debate, que só obteve voto contrário mesmo do vereador João Paulo (PMDB).

Durante a discussão a vereadora Camila Liz (PROS) lembrou que o projeto deveria passar pela Comissão de Finanças, fato que como num passe de mágica foi resolvido pelo presidente Osmar Aguiar (PT) ao suspender a sessão por 05 minutos para que o tal parecer fosse providenciado. Tudo é fácil quando o interesse do governo está na pauta.

No projeto aprovado pelos vereadores a cobrança da água está assegurada, a diferença é que uma mudança de última hora permitiu que ao invés do prefeito determinar os valores das tarifas através de decreto, essa parte será definida novamente pelos vereadores através de um projeto complementar, assim vai ficar fácil fazer beicinho de novo…

Agora imaginem um Saae sem qualquer estrutura como o de Coelho Neto modernizando sua rede de abastecimento para colocar hidrômetro nas casas. Vão tirar esse dinheiro de onde, se o prefeito está demitindo um simples contratado para não pagar? Mas isso é demais para os nobres edis refletirem não?

Votaram a favor do projeto todos os vereadores da base do governo. O vereador João Paulo foi o único a votar contra. Rafael Cruz antecipou que votaria contra, mas em decorrência do nascimento da filha não compareceu e o vereador Dr Ricardo também faltou a sessão.

Américo manda reduzir ano letivo, sacrifica sábados e compra briga com professores…

Américo: briga desnecessária com professores

Não chamem para a mesma mesa o prefeito de Coelho Neto Américo de Sousa (PT) e os professores que integram a rede municipal de ensino.

Segundo informações que chegaram ao blog e atendendo a uma determinação do mandatário, a secretária de Educação Williane Caldas reuniu diretores na última sexta (18), para passar a difícil missão de que estes conversassem com os professores para que intensificassem suas aulas a fim de que o ano letivo seja encerrado pontualmente no dia 30 de novembro, sendo necessário para isso o uso dos sábados.

Para que o “desejo do governo fosse atendido”, o calendário foi refeito e houve uma antecipação nas avaliações do 3º bimestre e consequentemente do 4º bimestre. A desculpa teórica usada pelo governo é a reforma das escolas José Sarney e Benedito Duarte, fato que não se sustenta, pois por diversas vezes as escolas passaram por reformas e nunca foi preciso sacrificar a normalidade do ano letivo.

Na prática as conversas que rolam a boca miúda na verdade é outra. De acordo com o que nos foi repassado por professores, a estratégia é mais uma vez economizar, pois encerrando em novembro, o governo estaria livre de pagar professores contratados e outros servidores que recebem benefícios pela funcionalidade do ano letivo.

Mais uma vez o governo ao invés de discutir o assunto com a classe de forma antecipada, prefere tomar suas medias de cima para baixo e repassar aos professores como se estes fossem obrigados a sacrificarem seus sábados para atender um capricho do prefeito.

Com a apatia do sindicato, os professores ficam sem ter quem reivindique essas determinações goela a baixo tomadas pelo governo e sem a prévia consulta aos maiores interessados na história.

O clima é de revolta, principalmente em meio aos contratados…

Os buracos de Coelho Neto na gestão Américo de Sousa…

Quando era radialista e vociferava contra os ex-prefeitos que lhe antecederam, o hoje prefeito de Coelho Neto Américo de Sousa (PT) era um especialista em buracos.

Do outro lado do microfone sabia enumerar todos os buracos da cidade e enchia a boca para solicitar que a Prefeitura tomasse providências e o problema fosse resolvido.

Quase 09 (nove) meses após assumir o poder, o petista parece que esqueceu a pauta e a crise de amnésia pós-poder não lhe deixa mais identificar os buracos como fazia com precisão até pouco tempo atrás.

Para evitar acidentes, a população usa a criatividade para sinalizar as crateras que se formam em meio as ruas.

Após as cobranças tomarem conta da rede social ontem (20), o Secretário Adjunto de Obras e Infraestrutura Antônio Gomes ao invés de anunciar providências, usou o tom jocoso para debochar das cobranças e assim como o chefe usar a velha lenga-lenga de que a culpa é do governo anterior.

Enquanto a “crise” da Prefeitura impede a compra de dois sacos de cimento, os buracos vão ficando expostos.

E expondo a ineficiência de um governo que gasta mais tempo com desculpas esfarrapadas do que resolvendo os problemas que aos olhos de quando eram oposição era tão simples de resolver…

Em tempo: Poucos antes da matéria veiculada, um dos buracos que ilustra a matéria já estava sendo corrigido pela Prefeitura, mostrando o quanto o governo é tocado pela influência da mídia e da rede social.

Marcos Tourinho participa de capacitação para vereadores em Chapadinha

O vereador Marcos Tourinho (PDT), participou entre os dias 16 e 18 de agosto em Chapadinha de uma Oficina sobre Marcos Jurídicos em Chapadinha. O evento voltado principalmente para vereadores foi uma ação articulada entre a Câmara de Chapadinha e o Instituto Legislativo Brasileiro – Interlegis, do Senado Federal.

Durante a programação estava uma palestra sobre a importância do Regimento Interno e da Lei Orgânica Municipal – LOM e orientações a respeito de organização do município; políticas públicas municipais; competências e funções do vereador entre outros tópicos.

Na oportunidade ele destacou que é compromisso dessa legislatura a readequação dos Marcos Jurídicos do Poder Legislativo, todos precisando de atualização e alguns já com estrutura de trabalho iniciada.

Na foto acima ele aparece com os colegas vereadores Júnior Santos e Camila Liz, além de Dr. Tayrone (Advocacia do Senado Federal) e Dr. Rafael (Consultor de Orçamentos do Senado Federal).

“Talvez a secretária de Saúde possa ir para outro cargo”, diz Américo

Américo: possibilidade de mudança foi confirmada pelo prefeito

Com o tom bem mais ameno que o de costume, o prefeito de Coelho Neto Américo de Sousa (PT), admitiu pela primeira vez a possibilidade da secretária de Saúde Cristiane Bacelar trocar de cargo. A confissão ocorreu no seu programa de rádio e deu se em necessidade segundo a apresentadora “das inúmeras perguntas de ouvintes” após a notícia ter sido veiculada em um blog.

Negando qualquer tipo de desentendimento ou crise, o petista usou a troca recente feita na secretaria de Educação para justificar possíveis mudanças no governo.

“Se houver necessidade da secretária de saúde sair do cargo e mudar de cargo vamos tratar disso de forma oficial”, disse ele.

Américo se antecipou para dizer que haverá mudanças sem prejuízo a gestão e que Cristiane pode está entre essas mudanças.

“Pode a qualquer hora haver mudanças na composição do governo. E vou logo me antecipar talvez a secretária de Saúde possa ir pra outro cargo. Ninguém é dono dos cargos, nem o prefeito o é”, admitiu ele.

Mais uma vez se confirma o adágio popular de onde há fumaça há fogo. Para quem disse na Conferência de Saúde que Cristiane ficaria no cargo até o final do mandato, o discurso hoje deu um giro de 360° graus.

E ai mudou ou não mudou?

Agora vai! Após cobrança do blog, Américo manda regularizar salários dos garis

Garis comemoram o recebimento dos salários

Diante da repercussão negativa sobre o atraso nos salários dos garis, o prefeito de Coelho Neto Américo de Sousa (PT), enfim determinou o pagamento dos meses em atraso.

Parte de apaniguados do governo em rede social ainda tentaram por “panos quentes” no fato, que não se sustentou por todo mundo na cidade saber a real situação que se passava.De acordo com informações a que tivemos acesso, o prefeito se comprometeu a envidar esforços no sentido de realizar os pagamento todo dia 30.

O trabalho da limpeza em Coelho Neto passou a ser feito de forma terceirizada e a empresa estava em débito com seus colaboradores, mas felizmente tudo se resolveu.

Nada que uma cobrança não resolva.