Governo Américo se incomoda com tudo… até com as “tias da batatinha”…

Muitos do leitores nos mandaram mensagens perguntando se não iriamos nos manifestar sobre mais uma desastrosa operação da Secretaria de Meio Ambiente de Coelho Neto que culminou com a remoção das “tias da batatinha” do local onde já trabalham durante muito tempo. Lógico que não iriamos deixar um assunto como esse passar despercebido.

Para quem não sabe, as “tias da batatinha” são duas senhoras arrimo de família que toda noite se instalam na Praça João Santos pra vender dentre outras coisas as famosas batatinhas fritas. Não mexem com ninguém, não atrapalham ninguém, ao contrário, muita gente para na praça para experimentar das famosas iguarias.

Pois bem, ontem (06), o secretário de Meio Ambiente Gabriel Delano comandou mais uma de suas desastrosas operação, dessa vez para removê-las de seu costumeiro e estratégico local de trabalho. Se queriam melhorar as condições porque não doaram duas barracas personalizadas para que o atendimento fosse qualificado?

O secretário age como se fosse um “capitão do mato”, chegando com todo um aparato, inclusive policial, para chamar atenção, tentar mostrar serviço e agradar o chefe. Uma lástima! Lamentavelmente ao invés de propor uma conversa em horário posterior, o secretário prefere destacar policiais de suas funções para tentar intimidar duas senhoras no exercício de suas atividades laborais e que em nada incomodam a sociedade.

Com tantos problemas no meio ambiente, o secretário insiste em se incomodar com quem ganha a vida dignamente. Infelizmente se incomoda com quem trabalha nas vias públicas, mas não oferece qualquer proposta alternativa que melhore o trabalho destes, que ralam muito para pagar as contas e manter suas famílias.

Os vereadores João Paulo e Rafael Cruz (ambos do PMDB), se manifestaram através das redes sociais para protestarem contra o que consideraram uma afronta a ação desnecessária do governo. O blog é a favor da Lei, mas sobretudo é a favor do bom senso e da racionalidade. Se não tem como ofertar melhores condições de trabalho às duas senhoras por que mexer com elas?

Ao tentar mostrar serviço a toda força, o secretário de Meio Ambiente só consegue ganhar repulsa de todos aqueles que consideram suas abordagens intimidatórias, truculentas e muitas das vezes desnecessárias.

Nosso repudio a forma desastrosa com que tem conduzido as ações de sua secretaria…

Os desafios que aguardam Olímpia Vieira…

Olímpia entre os “figurões” do governo: desafios e respostas a dar a sociedade

Recém-empossada no cargo de Secretária de Saúde, Olímpia Vieira tem a sua frente inúmeros desafios e muitas respostas a dar ao povo de Coelho Neto.

Enfermeira por formação e Especialista em Gestão Pública em Saúde e Auditoria, a nova secretária de Saúde conseguiu a façanha de crescer dentro da redoma que é o governo petista… e o fez por méritos próprios.

De acordo com informações colhidas pelo blog, Olímpia conseguiu ganhar simpatia do prefeito (algo que é muito difícil para qualquer ser humano normal) pela forma didática e técnica com que tratava de suas atribuições.

A simpatia teria aumentado no dia da entrega da ambulância no início do ano, quando Olímpia fez com muita propriedade as vias de titular da pasta, em decorrência de viagem da ex-secretária.

Diferentemente da sua ex-chefa que era política, Olímpia tem perfil exclusivamente técnico e suas experiências no serviço público e na iniciativa privada devem lhe dar base para conviver na selva de pedras que é a pasta da saúde do município.

Buscar melhorias no atendimento da UPA, otimizar o serviço nas Unidades Básicas de Saúde, manter a boa interlocução com os municípios que integram a microrregião e desenvolver ações/projetos que mostrem o diferencial da saúde dessa gestão são pontos cruciais, já que até então isso é praticamente nulo.

Se manter a humildade, estabelecer o diálogo com a sociedade e não se achar auto-suficiente, Olímpia já terá meio caminho andado para garantir parte de uma gestão êxitosa.

Já que por conta de outros fatores como o da autonomia financeira, a outra parte deixa de depender única e exclusivamente dela, obviamente…

Valorização da Cultura: Teatro de Coelho Neto receberá II Concerto Polifônico

A cidade de Coelho Neto será palco da realização do II Concerto Polifônico, atração que integra o repertório artístico do Coral Cantus Mandala.

A iniciativa além de valorizar a “prata da casa”, oportuniza a comunidade apreciar o requinte e bom gosto da música instrumental e clássica em sua essência.

O evento será nesta terça (05), a partir das 19h:30, no Teatro Municipal.

Prestigie!

O chilique do blogueiro “transparente”

Ainda tonto depois de reafirmar por diversas vezes no blog e em grupos de whatsapp que a secretária de Saúde Cristiane Bacelar permaneceria no cargo e ser desmoralizado pelo chefe, um dos blogueiros do governo aumentou sua dose de fúria para atacar esse blogueiro de forma totalmente destemperada.

Primeiro é bom pontuar que eu não me auto-intitulo de jornalista. Cursei até o 2º período de jornalismo e faço pós-graduação em Jornalismo Político, bem diferente dele que não tem respaldo algum para tratar do tema e muito menos dar dicas de como fazer jornalismo para quem quer que seja.

Alegando que o blog utilizou relatório defasado para distorcer fatos para atacar o governo, mostra o quanto a prática de “defender o chefe” o tem feito perder o tino e a noção das coisas.

A matéria do dia 1º de setembro se referia a última análise do Tribunal de Contas do Estado – TCE, que estava disponível no site da Corte de Contas. Descontrolado, o blogueiro que já não consegue mais fazer defesa do indefensável queria que no dia 1º fosse publicado algo que só foi disponibilizado no site nesta segunda (04), conforme data do relatório usado por ele próprio. Já dizem que eu adivinho e antecipando um relatório do TCE seria demais não?

Blogueiro do governo queria que o blog antecipasse na sexta (01) um relatório que só foi publicado nesta segunda (04): mágica?

Quanto aos termos e a “laia” utilizada no destempero verbal do blogueiro não nos cabe responder, simplesmente porque há um ditado popular entre os mais velhos que quem se junta com porco, farelo come…

E que ilustra bem a ocasião em todos os sentidos…

Cristiane deixa a Saúde, Olímpia assume e o blog acerta de novo…

Saída de Cristiane Bacelar da Saúde confirma o amadorismo de um governo que tem forte disposição de se auto-desmoralizar…

Cristiane Bacelar: saída enfim confirmada

Editorial

O prefeito de Coelho Neto Américo de Sousa (PT) confirmou neste sábado (02), durante seu programa de rádio, a saída da ex-vereadora Cristiane Bacelar do comando da Secretaria de Saúde.

O fato não teria impacto algum se não fosse a queda de braço que o petista resolveu ter com esse blog por puro revanchismo.

No dia 31 de julho divulgamos que haveria a possibilidade de Cristiane deixar o cargo por questões familiares e que a enfermeira Olímpia Delgado deveria assumir a pasta (relembre aqui).

Após essa postagem, o prefeito chegou a desdenhar da notícia na plenária da Conferência de Saúde, dizendo que a oposição queria que ela saísse, mas que ela ficaria no cargo até o final do mandato.

No dia 17 de agosto, após uma reunião com sua equipe para avisar da sua saída, bastou o blog anunciar em primeira mão o fato (relembre aqui), para que Cristiane desmentisse a notícia chegando ao ponto de dizer inclusive que não estava sabendo de nada apenas com o intuito de desmoralizar esse blog.

Dois dias depois (19 de agosto), o mesmo prefeito teve que mudar o tom e no mesmo programa de rádio já admitia que Cristiane poderia deixar a Saúde e assumir uma outra pasta (relembre aqui). Na verdade toda esse vai e vem poderia ter sido evitado, se não fosse a visão tacanha do chefe do Executivo em não se dobrar para as assertivas desse blog.

Incomoda a ele e aos seus apaniguados, que muitas das notícias do seio do governo sejam divulgadas em primeira mão por aqui. Lhe revolta saber que muito dos temas trazidos pelo blog (como o do projeto de modernização do Saae) são debatidos pela comunidade com seriedade, simplesmente porque não brincamos com notícia.

Todo o esforço da claque de comunicação do governo em tentar achincalhar esse blog não surte efeito porque na prática o próprio “chefe” com suas atitudes trata de desmoraliza-los.

Cristiane deixa a saúde sem qualquer resultado prático. Sua gestão de pouco mais de 08 (oito) meses foi marcada pelo calote aos funcionários de dezembro do ano passado, por comprar briga com a imprensa ao atribuir aos blogueiros as críticas a sua gestão, a desvalorização salarial de servidores, a ineficiência da Unidade de Pronto Atendimento – Upa, ao desmonte do Centro de Imagem para transformá-lo em base do Samu e a tal reforma do Hospital Ivan Ruy que sequer saiu do papel.

Ao indicar Olímpia como nova titular da pasta, o prefeito confirma que o blog acertou por duas vezes e mesmo sem querer, admite a veracidade das informações que aqui são postadas. Enganou-se o petista ao imaginar que tardar a saída fosse a fórmula que usaria para tentar desmoralizar esse meio de comunicação.

Cristiane sai da Saúde menor do que entrou. Olímpia assume a pasta com um monte de pepino para descascar, em meio a uma gestão inerte e centralizadora.

E o governo? Esse colhe os dissabores das próprias escolhas e mostra mais uma vez o quanto é despreparado.

Simples assim!

Blogueiro mente ao afirmar transparência do governo em Coelho Neto…

Um dos blogueiros aliados ao governo em Coelho Neto no afã de agradar o chefe ou apenas por desinformação, divulgou na tarde desta sexta (01), que o Tribunal de Contas do Estado – TCE havia atestado a transparência do município, o que não é verdade.

Para dar legitimidade a matéria mentirosa, o blogueiro usou a apresentação dos sites no qual aparece a expressão “Regular”, para afirmar que o prefeito Américo de Sousa (PT), cumpria a transparência por ser promessa de governo e blá-blá-bla. Para criar um fator positivo ao governo, o blogueiro “viajou geral na maionese” e não poupou na rasgação de seda.

Na verdade a expressão “Regular” diz respeito apenas à existência do site e a confirmação do endereço eletrônico, os dois primeiros quesitos avaliados pelo Tribunal conforme abaixo. Na verdade o blogueiro sequer se deu ao trabalho de abrir o relatório da avaliação do site, que mostra de fato que o município não cumpre nenhum dos itens relacionados às despesas.

Portal da prefeitura recebeu NÃO em quase todos os quesitos

Os sites que são avaliados trimestralmente teve parecer contrário e o Tribunal deixou claro que o município descumpre o Inc. II do § único do art. 48 da LRF e ao Inc. II do § 2º do art. 2º do Decreto nº 7185 de 27 de maio de 2010.

A seguir a avaliação do site feito pela Corte de Contas:

A última avaliação feita pelo TCE foi feita em julho. E é essa que está valendo até que a nova divulgação seja realizada.

Simples assim!

Vereadores de oposição prestigiam encerramento das atividades do Festejo de São Raimundo

Os vereadores Rafael Cruz e João Paulo estiveram presentes ontem (31), no encerramento do Festejo de São Raimundo, em Coelho Neto.

Os dois peemedebistas participaram da procissão e do momento religioso de uma das festas religiosas mais tradicionais da cidade.

O vereador Rafael Cruz destacou a importância e participação da comunidade no evento. “Gratificante ver o sentimento de fé que une tantas pessoas no mesmo objetivo. O festejo é tão grandioso quanto a participação dos fiéis que o prestigiam vindo de diversos lugares da região”, disse ele. Os ex-prefeitos Antônio Cruz e Waltenir Lopes também participaram do evento.

A posição dos vereadores de Coelho Neto sobre o projeto de alíquotas previdenciárias…

Dr Ricardo foi voz contrária ao projeto

Não passou despercebido, pelo menos não para esse blog, do projeto encaminhado pelo prefeito Américo de Sousa (PT), a Câmara de Vereadores e aprovado na sessão da última segunda (28) que trata sobre as alíquotas de contribuições previdenciárias do Instituo de Previdência Social do Município.

O projeto inicialmente assegura a contribuição normal da prefeitura de 2% e do servidor de 11% com um acréscimo de mais de 2% na parte da prefeitura a partir do próximo ano. Acontece que a lei institui uma alíquota de custo suplementar que na gestão de Américo será de 2%, mas a herança deixada para o próximo governo será de 40,43% a partir do 6º ano, embora exista uma cláusula que isso pode ser revisto na perspectiva de manter ou aumentar esses valores.

Corrigir o déficit da previdência é um problema a ser enfrentado, mas esses valores serão impraticáveis por qualquer futura gestão e o governo que foi eleito na plataforma de defender os direitos dos trabalhadores sabe muito bem disso. O único vereador a fazer voz contrária à aprovação do projeto foi Dr Ricardo Chaves (PPS), que condenou a prática adotada pelo governo de enviar projetos de lei sempre em regime de urgência, com vistas a pular as etapas de discussões.

“Não poderia compactuar com isso porque isso é apenas repassar a batata quente para outras mãos e não resolve o problema da previdência. Pois o próximo prefeito pode fazer a mesma coisa e esse déficit jamais será corrigido. Nosso voto sempre será em defesa do trabalhador”, disse o vereador.

Fora o voto contrário de Dr. Ricardo, o peemedebista Rafael Cruz se absteve de votar e os vereadores Júnior Santos, Liza Pires, João Paulo, Moabe não estavam na sessão.

Coelho Neto presente no pódium mundial de capoeira…

A cidade de Coelho Neto também esteve presente no pódium do mundial de Capoeira realizado na capital Fortaleza-CE e reunindo mais de 45 países.

Kelly Gonçalves e Rosário Saraiva foram consagraram-se campeãs em suas modalidades e defenderam de forma exemplar o nome de Coelho Neto e do Maranhão.

“Orgulhosamente a cidade foi representada por uma dupla vitória feminina. Demonstramos que capoeira não é um espaço exclusivo para homens e mais do que isso, mostramos que lugar de mulher é onde ela quiser”, disse Kelly.

Prefeitura de Coelho Neto gastará quase R$ 70 mil com o Dia do Evangélico

Basta uma simples olhada no Portal da Transparência para constatar que a empresa J A Costa Eventos não tem do que reclamar, pois tem faturado bem em seus contratos com a Prefeitura de Coelho Neto.

O novo contrato firmado foi assinado ontem (28), para a promoção do Dia do Evangélico com um cantor por nome de Eli Soares. O valor do contrato para realização do evento é de R$ 65.000,00 (sessenta e cinco mil reais).

A seguir a integra do contrato:

EXTRATO DO CONTRATO Nº 001 DA INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO Nº 006/2017. CONTRATANTE: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA, CNPJ: 13.734.158/0001-37. CONTRATADA: J A COSTA EVENTOS – ME, CNPJ nº 23.633.953/0001-92. Fundamento Legal: Lei n° 8.666/93 e alterações. OBJETO: Contratação de empresa especializada para prestação de serviços na Produção de Shows e Eventos Artísticos, por ocasião da realização do Dia do Evangélico de 2017. Prazo de vigência: 60 (sessenta) dias. Fonte de Recurso: 02.07.00. 13.392.0348.2155.3.3.90.39.00 – OUTROS SERV. PESSOA JURIDICA. Valor Global R$ 65.000,00 (Sessenta e cinco mil reais), pela Contratante: Williane Silva Caldas e Silva e pela Contratada: Joseane Alves Costa. Coelho Neto (MA), 28 de agosto de 2017. PUBLIQUE-SE.

Curiosamente a crise em Coelho Neto é so na saúde pois na área da promoção de eventos as cifras ainda estão disponíveis.

Felizmente…