Discursos efusivos deram o tom da sessão que impôs derrota ao governo em Coelho Neto

Rafael Cruz, João Paulo e Dr Ricardo: discursos protagonistas na sessão que derrotou projeto do governo contra servidores

A polêmica sessão extraordinária que impôs a primeira derrota histórica ao prefeito de Coelho Neto Américo de Sousa (PT), foi um suspende do início ao fim. Inseguro, o presidente da Câmara Osmar Aguiar (PT) – defensor ferrenho do governo – pela primeira vez dirigiu uma sessão sem saber como tudo terminaria.

Quando abriu as discussões os vereadores da oposição fizeram o uso da palavra, a começar pelo vereador Rafael Cruz (PMDB). Ele destacou a complexidade da matéria, falou da ausência de estudos da situação financeira do município, disse que a redução era fictícia para alguns casos já que a diminuição é insignificante do aumento dado no início do ano, mostrando a falta de planejamento do governo e declarou voto contrário para não punir os trabalhadores já que o projeto sequer tinha tempo para término da vigência.

O vereador João Paulo (PMDB) começou falando do desenho de reforma administrativo errôneo enviado pelo governo no início do ano que já falava em racionalização de recursos, criticou o motivo do prefeito não fazer corte nos aluguéis de carros, na quantidade de combustível e nos secretários que tem pasta mas não trabalham. Ele destacou ainda que era a favor da valorização e não da desvalorização dos servidores.

Em sua fala o vereador Dr Ricardo Chaves (PPS), iniciou criticando a decisão do presidente de fazer sessões extraordinárias pela manhã, quando poderia fazer no horário das sessões ordinárias. Ele lamentou o discurso do governo de que a prefeitura está sem dinheiro, disse que diminuir salário era ofender a dignidade do cidadão e que a administração está mais perdida do que cego em tiroteio.

Para defender o projeto o vereador Luiz Ramos (PSD), líder do governo, foi o único com coragem para defender uma matéria contrária aos servidores. Ele já iniciou na defensiva ao dizer que o voto era facultativo, falou em crise, alegou que diminuir salários era melhor do que redução

 Após do discursos, os vereadores seguiram para a votação e por 10 x 3, os vereadores derrotaram a matéria. A platéia reagiu a atitude com aplausos efusivos e cumprimentos.

Quando soube que havia sido derrotado, o prefeito de Coelho Neto Américo de Sousa teria ficado uma arara e segundo fontes do blog já teria prometido retaliação aos infiéis.

Mas essa é uma outra história.

CAPS de Coelho Neto sofre com o descaso do governo…

Denúncias recebidas por esse blog mostram o verdadeiro descaso que o atual governo municipal vem tratando o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS de Coelho Neto.

Uma das revoltas se deve em decorrência do aumento de carga horária sem um real a mais no salário. No governo anterior funcionava até as 17h e agora passou para as 18h dos servidores nível médio mesmo com os pacientes sendo liberados as 16h, o que representa uma prestação de serviço de 50hs, pois segundo as denúncias o trabalho é ininterrupto.

O profissional psicólogo também teve sua atuação ampliada já tinha carga horária de 30h e está tendo que cumprir 40h. A pedagoga e artesã segundo informações estão bancando as oficinas muitas vezes do próprio bolso, mesmo recebendo pouco e sem direito a insalubridade.

No governo anterior tinha um carro pra pegar os pacientes em casa, hoje o carro só pega uma paciente (sobrinha de uma autoridade do governo) e na terapia é todo mundo no calor, pois não tem sequer um ventilador.  O prédio está em péssimas condições, os colchões rasgados e sem qualquer conforto para os pacientes que precisam do repouso.

A ausência do psiquiatra que já foi alvo de denúncia por esse blog e que chegaram a dizer que já tinha sido contratado é tudo balela, pois até agora ainda não havia dado as caras, isso sem falar na ausência do profissional de educação física que também não existe.

E é aos trancos e aos barrancos que o CAPS de Coelho Neto vai funcionando, sem qualquer atenção por parte da Prefeitura e da Secretaria de Saúde…

Mais impostos! Prefeito de Coelho Neto fecha o cerco e manda arrochar comerciantes…

Fiscais da Fiscalização Tributária: cerco fechado a arrocho nos comerciantes

A coisa em Coelho Neto não está para brincadeira. Mesmo com todos os milhões que já entraram nos cofres do município, o prefeito de Coelho Neto Américo de Sousa (PT) não para de chorar miséria e tem feito de tudo para manter os cofres cheios.

De cuia na mão como se o município estivesse à beira de um colapso (o que não é verdade), o petista perde mais tempo reclamando de R$ 1.7000.000,00 (um milhão e setecentos mil reais) que deixaram de entrar do que prestando contas do que ele já fez com os mais de R$ 60.000.000,00 (sessenta milhões de reais) que já entraram desde janeiro de 2017, isso sem falar no saldo deixado em conta pelo ex-prefeito.

De acordo com o Portal da Transparência do municípios, estão empenhados R$19.184.480,47 (dezenove milhões, cento e oitenta e quatro mil, quatrocentos e oitenta reais e quarente e sete centavos) e destes R$ 11.560.720,09 (onze milhões, quinhentos e sessenta mil, setecentos e vinte mil reais e nove centavos) já foram pagos. Se subtrairmos os mais de 66 milhões que entraram com o valor de 19 milhões que tem entre pago e empenhado, o prefeito falta dizer onde ele colocou os outros 47 milhões. Que crise é essa com milhões no cofre?

Ainda assim o prefeito sedento por engordar ainda mais o caixa da prefeitura, resolveu lançar nesta quarta (18), o Programa Mais Impostos fechando o cerco e mandando arrochar os comerciantes que amanheceram com os fiscais batendo na porta.

O prefeito determinou que fiscais tributários visitassem todos os pontos comerciais da cidade para mapeamento e devida cobrança de todos os impostos pertinentes. A cidade sem emprego, o prefeito demitindo e cortando salário de servidores e ainda se acha no direito de cobrar imposto de quem está tendo mal para sobreviver?

Estamos diante sem dúvida alguma, do pior prefeito da história política de Coelho Neto.

E tome tesoura! Américo manda diminuir salário de professores contratados…

O prefeito de Coelho Neto Américo de Sousa (PT) resolveu tomar ontem (17), mais uma atitude perversa contra parte da classe que sempre defendeu.

Se não bastasse “ter esquecido” que pregava salários iguais para contratados e concursados e de recentemente ter retirado dos contracheques dos professores da zona rural o auxílio transporte, o petista decidiu penalizar ainda mais o professor contratado.

Durante uma reunião com professores contratados da Educação Infantil, o prefeito mandou avisar que seria cortado quase 30% dos salários de cada um.

De acordo com o que passou um professor, o salário que hoje é um pouco mais de R$1.500 para os cinco dias perderia quase que R$ 500,00 para continuar trabalhando os mesmos 5 (cinco) dias. Uma verdadeira humilhação!

Incrivelmente, todas estas tomadas de decisões foram tomadas e o Sindicato dos Servidores do Serviço Público Municipal – SINTASP permanece sem dar um pio, como se nada tivesse acontecido.

Só de Fundo de Participação dos Municípios – FPM, FUNDEB e outras transferências constitucionais o município recebeu só no mês de setembro quase 6,5 milhões de reais e ainda assim o dinheiro não tem dado para nada.

É a classe que tanto defendeu a mais atingida pelo pacote de maldades idealizado pelo prefeito para engordar o caixa da Prefeitura.

Esse governo é uma lástima!

Polícia identifica ladrões e vai pedir prisão da quadrilha que assaltou loja em Coelho Neto…

A Polícia Civil já identificou os integrantes da quadrilha que assaltou a Loja Mirian Modas, no Centro de Coelho Neto. A identidade do bando será mantida em sigilo, mas todos terão a prisão preventiva solicitada a Justiça.

O que se pode adiantar é que a quadrilha é oriunda da cidade de São Luís e veio para Coelho Neto com a intenção de praticar um assalto, o que acabou sendo concretizado por volta de meio-dia. 

Todos já têm passagem pela polícia com prisões decretadas na capital. O que facilitou que a polícia chegasse a identificação, inclusive, com fotos do bando. 

Recentemente vários criminosos de Coelho Neto que estavam presos em São Luís foram liberados pela Justiça. É provável que tenha sido um deles que passou todos os dados sobre o assalto para os comparsas da capital. 

É lamentável essa sensação de estar enxugando gelo. Entendemos que é a lei, mas maioria que deixa a prisão volta a delinquir e a sociedade que acaba sofrendo com isso.

Gerente desmente informação sobre redução de horário no atendimento do Banco do Brasil

O gerente geral do Banco do Brasil Elias Barros desmentiu na manhã desta terça (17), a informação dada pelo “blogueiro do prefeito” sobre redução no horário de funcionamento da Agência.

A seguir a integra da nota distribuída por Barros pelo dispositivo de whatsapp:

Comunico aos clientes do Banco do Brasil, que em função do horário de verão, o expediente bancário foi antecipado desde ontem em 1 hora, ficando de 09h às 14h. Permanece inalterado o horário da Sala de Autoatendimento – SAA das 09h às 17, NÃO sendo verdadeiro a informação veiculada pelo blog Observatório dos Cocais que houve redução de horário.

Elias Barros

Gerente Geral

“Jovens Solidários” dão um show de solidariedade…

A vontade de ajudar o próximo, reuniu um grupo de amigos em Coelho Neto para realizar uma atividade diferente no Dia da Criança, principalmente para aquelas que por falta de condições financeiras dos pais deixariam de ganhar um presente nessa data.

Desse propósito nasceu o grupo Jovens Solidários – Unidos por uma causa, que mobilizou apoiadores, comerciantes e gente da sociedade em geral para colaborar com o projeto.

A distribuição de brinquedos começou na última quarta (11) pela zona rural, contemplando o povoado Olho d´Agua Grande.

Na sexta (13), foi a vez dos bairros carentes da cidade receberem a comitiva da alegria, com destaque para Araim e Novo Tempo.

 “Estamos felizes com o resultado desta ação e queremos agradecer a todos os parceiros que nos ajudaram a tornar o dia das crianças dessa galerinha mais feliz. O resultado foi tão satisfatório que o grupo deve anunciar novas ações futuramente”, disse Léo Nunes, um dos participantes e entusiasta do projeto.

A culminância do projeto que distribuiu mais de 500 brinquedos se deu no mesmo dia, no prédio da Maçonaria, com uma festa organizada para a criançada, numa atividade que reuniu apresentações, recreação, lanche e distribuição de brinquedos.

São ações como essa que mostram que ainda temos pessoas que se preocupam com o outro e que de mão dadas conseguimos transformar sonhos em realidade. É uma lição que fica e que deve ser abraçada por se tratar de uma causa nobre e benéfica para a cidade.

Simples assim!

Sindicato dos Comerciários informa programação do feriado em Coelho Neto…

O Sindicato dos Comerciários de Coelho Neto, Afonso Cunha, Duque Bacelar e Aldeias Altas através de sua diretoria informa que segundo Convenção Coletiva 2017 afirmada pelo Sindicato dos Comerciários e SindLojas, a programação do feriado municipal (Dia do Comerciário) para a próxima segunda (16) se dará da seguinte forma:

  • PARA SETOR LOJISTA: fechado o dia todo
  • SUPERMERCADOS E VERDURÕES: fechado o dia todo
  • FARMÁCIA: Segue a escala de plantões.

Aproveitamos a oportunidade para parabenizar a todos os comerciários que contribuem para a concretização de sonhos, riqueza e desenvolvimento social.

Para maiores informações procure o Sindicato dos Comerciários pelos telefones 3473-3612 ou 98981538373. Trabalharemos com fiscalização!

Agradece a diretoria

TCE divulga lista atualizada de Fichas-Sujas; Coelho Neto tem 08 nomes…

Pelo menos 45 gestores que tiveram suas contas desaprovadas ou julgadas irregulares nos últimos oito anos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) conseguiram retirar na Justiça seus nomes da lista de fichas-sujas liberada pelo órgão, na semana passada, para o mesmo Judiciário e para o Ministério Público do Maranhão.

A relação possui mais de 100 processos, com trânsito em julgado, que tem dentre as condenações aplicação de multas, devolução de recursos públicos desviados ou por danos causados ao erário, além de inabilitação para exercício de cargos públicos em comissão e proibição de contratação com o poder público. Tudo suspenso, por força da Justiça — baixe a lista.

Assim como a outra lista do TCE-MA, de quase dois mil nomes, publicada pelo ATUAL7 nessa sexta-feira 13, a relação dos beneficiados pela benevolência do Judiciário maranhense possibilita ao eleitor saber quem é quem nas eleições de 2018 e nos próximos pleitos, e fazer valer seu direito de cidadão com consciência e responsabilidade cívica, não votando em candidatos com uma vida pregressa maculada.

Destacam-se, por exemplos, alguns nomes conhecidos: o ex-prefeito de Paço do Lumiar, Gilberto Aroso; o prefeito de Pindaré-Mirim, Henrique Salgado; o ex-prefeito de Imperatriz, Ildon Marques; o ex-prefeito de Bacabeira, José Venâncio; a prefeita de Axixá, Sônia Campos; o prefeito de Governador Nunes Freire, Indalecio; o prefeito de Dom Pedro, Alexandre Costa; o ex-prefeito de Alto Alegre do Maranhão, Dr. Liorne; o ex-superintendente de Redes da Saúde do Maranhão, Luiz Barbosa Júnior; e o auxiliar de serviços da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Odair José Soares da Silva.

Alguns deles, embora tenham saído da lista do TCE-MA por determinação da Justiça, acabaram voltando e permanecendo na relação de fichas-sujas devido a novas contas desaprovadas ou julgadas irregulares pela Corte de Contas, já com trânsito em julgado.

Coelho Neto

A lista dos ficha-sujas do TCE de Coelho Neto também foi atualizada. No Poder Executivo aparece Francisco Ferreira Silva (2009), o ex-prefeito Magno Bacelar (2005, 2006, 2007, 2008), Deuselina Rocha de Andrade (2007 e 2008) e Antonio Davi Aguiar de Oliveira (2007).

Apesar de insisitir na negativa quando ensaiou candidatura de vice-prefeita no ano passado, a secretária de Indústria e Comércio Cristiane Bacelar teve seu nome confirmado como ficha-suja pelo tempo em que respondeu pela Secretaria de Assistência Social em 2005. A história inclusive rendeu um “arranca-rabo” na Câmara quando a ex-vereadora Lú disse numa das sessões que a composição da chapa havia sido prejudicada por causa dela.

Na Poder Legislativo foi confirmado os nomes de Antônio Alves de Andrade (2006), Maria Marlene Araújo Coelho (2007-2009) e Mariano Crateús Filho (2009-2010).

Com contribuição do Atual 7

O retrato da subserviência do SINTASP…

O presidente “tampão” da entidade Izaque Vale com o “patrão” e prefeito Américo de Sousa na mesma mesa: o retrato da subserviência e as voltas que o mundo dá. Foto: Portal da Prefeitura

Ao longo dos anos, o Sindicato do Servidores Públicos Municipais – SINTASP sempre procurou manter uma distância das administrações que passaram. Foi assim na gestão da ex-prefeita Márcia Bacelar, continuou na gestão do ex-prefeito Magno Bacelar e se perpetuou nos dois mandatos do ex-prefeito Soliney Silva.

Os discursos do SINTASP sempre foram de manter distância das administrações para que segundo eles, os papéis não fossem confundidos, além de estarem em lados opostos da mesa. Para se ter uma idéia da dificuldade de convivência, até a festa de professores era feito de forma individualizada, mais requintada em tempos de eleição se não falha a memória.

O SINTASP se excluía de participar de qualquer ação e quando se fazia presente, quase nunca de forma oficial. Poucas vezes a figura do presidente do sindicato foi vista numa mesa oficial e quando essa figura era representada na gestão do então presidente Américo de Sousa (PT), esse momento sequer existiu até onde se tem notícia. Tirar foto com o prefeito então era até um crime.

Nesse interim o SINTASP cobrava, exigia, reivindicava de forma veemente contra todos os governos. Desde que o ex-presidente da entidade se tornou prefeito, a coisa mudou de figura e a entidade passou a adotar uma atuação de total subserviência ao Poder Executivo.

Hoje, o sindicato fecha os olhos a direitos da classe que estão sendo surrupiados (como o caso da retirada do auxílio transporte de professores contratados que trabalham na zona rural), as aulas de sábado que no governo passado eram bombardeadas, foram recebidas de maneira pacífica mesmo com um calendário imposto pela Secretaria de Educação e chegando ao cúmulo de recuar passar cópia de documentos que os associados tem direito.

Ontem (13), durante o café da manhã feito para os professores na Maçonaria, o presidente “tampão” Izaque Vale fez questão se sentar-se à mesa acompanhado do “patrão” Américo de Sousa e pousar para fotos, contrariando os fatos e a própria história da entidade que antes não podia, mas que hoje tudo pode.

E a festa dos professores individualizada? Essa é coisa do passado, hoje é tudo junto e misturado se quiserem. E sem qualquer constrangimento.

Quem não era o SINTASP e no que a entidade não se tranformou hoje?

Cômico se não fosse trágico…