Tô dizendo! Antônio Pires se reúne no Palácio com Adelmo e Márcio Jerry…

Antônio Pires e Liza Pires com Jerry e Adelmo

Acompanhado da esposa e vereadora Liza Pires (PCdoB), o vice-prefeito de Coelho Neto Antônio Pires (PCdoB), foi recebido em audiência ontem (09), pelos secretários Adelmo Soares (Agricultura Familiar) e o todo-poderoso Márcio Jerry (Articulação Política).

Conforme relatamos ainda em agosto (relembre AQUI), o vice-prefeito estava cada vez mais próximo do Palácio. Habilidoso, de fino trato e raposa política, Pires tem aproveitado todas as oportunidades para se mostrar como fiel aliado do governador Flávio Dino e essa postura tem agradado.

Pires conta a seu favor a antipatia que o Palácio nutre ao prefeito de Coelho Neto Américo de Sousa (PT), que dias atrás ignorou todas as parcerias que recebeu do Governo do Estado e classificou as ajudas como “tímidas”, fato que não deve ter sido visto com bons olhos pelos comunistas. As vaias ao prefeito durante um evento público constrangendo o deputado federal Zé Carlos (PT) acabou por confirmar seu alto índice de rejeição e sua gestão desastrosa a frente do município.

Pires faz o caminho inverso e embora não saibamos o teor da conversa, não há a menor dúvida que a situação da cidade e as Eleições de 2018 foram assuntos prioritários da pauta. Adelmo é candidato e Márcio Jerry também, ambos pelo PCdoB, mesmo partido de Pires, ou seja, a combinação perfeita numa velha união da fome com a vontade de comer.

Com o respaldo do Palácio, Pires e fortalece e tem tudo para deixar o prefeito isolado com sua rejeição. Sem grupo político e com a base na Câmara toda ouriçada, Américo demonstra que perdeu o controle da condução política do próprio governo.

E Pires assiste de camarote a derrocada de um governo que já nasceu fracassado por natureza. Pense!

JP leva situação do CAPS a Promotoria, denuncia atraso de prestadores de serviço e cobra diárias dos motoristas da saúde em Coelho Neto

Vereador João Paulo na Promotoria informando sobre desmandos no CAPS

O vereador João Paulo (PMDB) usou a tribuna da Câmara ontem (09), para tratar das reclamações da população sobre o atendimento do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS de Coelho Neto, fato já denunciado por esse blog no mês passado (relembre AQUI).

De acordo com as denúncias, o equipamento está sem o médico psiquiatra e consequentemente sem condições de comprar o medicamento, já que a unidade não está mais fornecendo a medicação. Ele denunciou que familiares dos pacientes estão sendo coagidos por denunciarem o descaso do governo com a unidade e informou que comunicou o fato ao Ministério Público. O último médico psiquiatra pediu demissão diante das más condições de trabalho impostas pelo arrocho salarial imposta pelo governo Américo de Sousa (PT).

Cópia da denúncia feita pelo vereador ao Ministério Público

O vereador Rafael Cruz (PMDB) aparteou o parlamentar e sugeriu a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da saúde para investigar o uso dos recursos públicos na pasta que sofre diante da precarização dos serviços.

João Paulo também comunicou que deve denunciar ao Ministério Público o atraso no pagamento de carros que prestam serviço ao município. De acordo com a denúncia os carros contratados no início do ano para prestar serviços em vários setores do governo só que sem nenhum documento, apenas de boca e na promessa de regularização da situação.

Acontece que a licitação foi ganha por uma empresa de Teresina-PI só que até agora esses contratos nunca foram assinados e alguns inclusive já retiraram seus veículos diante da impossibilidade de manter os veículos diante de tanto atraso. A empresa só pagou um mês de atraso e quando procurados eles informam que não tem nada haver pois eram meses anteriores e eles não tem contrato disso. Quando buscam o prefeito ele diz que a responsabilidade é da empresa pois eles prestaram serviço desde janeiro. Resumindo: um fica jogando para o outro e os prestadores de serviço já estão com quase cinco meses de atraso nos seus pagamentos. O parlamentar prometeu levar o caso à Tribuna pois configura caso de improbidade.

O vereador ainda denunciou a ausência do pagamento de diárias aos motoristas da Secretaria de Saúde. A denúncia que obteve o apoio do vereador Moabe Branco (PSD) trata de motoristas que passam o dia na capital do Piauí sem um real para se alimentar ou comprar uma água, o que é ilegal, já que os servidores tem direito a diária. A Secretaria de Saúde simplesmente silencia diante de tamanha falta de respeito e imoralidade.

O vereador João Paulo solicitou ainda uma Moção de Pesar para a família da ex-secretária de Educação Albertina Tavares, que perdeu sua mãe ontem (09), em São Luís.

Só falta um: Vereador propõe CPI para investigar contrato imoral de caminhonete da Câmara de Coelho Neto

Vereador Dr. Ricardo

O vereador Dr Ricardo Chaves em aparte na sessão de ontem (09), se mostrou a favor da abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI para investigar o contrato imoral de uma caminhonete celebrado pelo presidente da Câmara Osmar Aguiar.

Das 04 (quatro) assinaturas que precisam para criação da Comissão, o vereador já tem assegurado três assinaturas faltando apenas 01 (um) vereador a se dispor para assinar o documento e a investigação possa ser aberta.

O caso da caminhonete da Câmara foi divulgado em primeira mão por esse blog que denunciou o contrato no valor de quase R$ 200 mil.

Acuado o presidente Osmar Aguiar chegou a emitir nota negando o fato e usou a tribuna para tentar se explicar mas não convenceu e nem apresentou quaisquer documentos sobre o contrato. O que reforça a tese de que há algo irregular na história, é de que após a denúncia o carro simplesmente desapareceu, quando deveria permanecer na Câmara prestando o serviço para o qual foi contratado.

A abertura de uma CPI será de grande valia para apurar o fato. Cabe aos vereadores a sensibilidade em assinar o documento e mostrar para a sociedade que desejam que esse caso seja esclarecido, sob pena de pairar sob os demais vereadores o sentimento de protecionismo e conveniência.

Prefeito de Coelho Neto encarna a figura de Odorico Paraguassu e festeja pintura do muro do cemitério…

Sem nada para mostrar, governo faz festa para pintura do muro do cemitério…

Para quem não conhece, Odorico Paraguassu foi um personagem cômico criado por Dias Gomes na novela O Bem Amado da Rede Globo. Candidato a prefeito da cidade fictícia de Sucupira e de perfil demagogo e corrupto, elege-se prefeito com a promessa de construir o cemitério da cidade.

O problema de Odorico é que após a inauguração do cemitério, ninguém mais morreu e este passou a adotar iniciativas inusitadas para inaugurar a grande obra. No final Odorico é assassinado e ele mesmo inaugura oficialmente sua própria obra.

Em Coelho Neto a cidade amanheceu com os blogs do governo fazendo propaganda da capina e da pintura feita no cemitério  pela Prefeitura.

Sem ter o que apresentar para a população em 11 meses de governo, o prefeito Américo de Sousa (PT) encarnado na figura de um Odorico Paraguassu piorado, vende a pintura do muro do cemitério como uma das suas grandes obras. Mas o que esperar de um governo que comemora a tinta de uma escola em reforma?

Assim como em Sucupira, a cidade de Coelho Neto também tem o seu prefeito demagogo. Só faltou colocar a fita no portão, chamar sua meia dúzia de asseclas e soltar foguete em comemoração a pintura do muro do cemitério.

Seria cômico se não fosse trágico…

A oposição no comando da Câmara em Coelho Neto?

Calma, um título de matéria nesses termos é capaz de implodir o resto de governo que ainda resiste em pé e deixar petistas na água de açúcar.

A oposição de fato comandou a sessão da Câmara de Coelho Neto por alguns minuto nesta segunda (06), devido à ausência do presidente e alguns membro da mesa diretora.

Os trabalhos presididos pelo vereador João Paulo e secretariado Rafael Cruz e com a presença dos vereadores Moabe Branco, Marcos Tourinho, Camila Liz e Wilson Vaz durou apenas o tempo da chamada e a justificativa de falta de sessão por falta de quórum.

Pela alegria dos vereadores “ainda governistas”, parece que o comando da sessão a cargo da oposição agradou…

Será um prenúncio? Cala-te boca!

É tesoura! Prefeito de Coelho Neto corta mais de R$ 500 reais no salário de professores contratados…

Os professores de Coelho Neto tem sido os mais atingidos no bolso com os cortes promovidos pela desastrosa gestão do prefeito-professor Américo de Sousa (PT).

Nenhum prefeito tem sido tão perverso com a classe docente quanto o atual gestor. Quando queria ser eleito, Américo dizia que contratado deveria receber igual um concursado pois o valor diferenciado era uma injustiça.

Após sentar na cadeira nunca igualou os salários, ao contrário, os professores que já recebiam menos vem sofrendo perdas significativas.

Os professores contratados da zona rural por exemplo, já haviam perdido o auxílio deslocamento que era pago pelo governo anterior. Agora foi a vez dos professores da Educação Infantil que perderam mais de R$ 500,00 (quinhentos reais) nos salários.

Além disso a Secretaria de Educação tem montado uma verdadeira força tarefa para promover descontos em salários de professores que tem faltado nas aulas de sábado para reduzir o ano letivo e economizar. Não escapa ninguém e a ordem é cortar onde tiver que cortar.

No final de novembro serão uma média de 300 professores contratados que ficarão em seus empregos graças ao arrocho promovido pelo governo do PT em Coelho Neto.

E olha que já entraram nos cofres do FUNDEB mais de R$ 30 milhões.

Pense num governo que veio de encomenda…

Soliney reúne amigos, comemora pré-candidatura de Roseana e diz que nova gestão está perdida

O ex-prefeito de Coelho Neto Soliney Silva reuniu no último domingo (05), um grupo de amigos em sua casa na Fazenda Pimentas segundo ele para se confraternizarem e celebrarem a amizade juntamente com a sua família a ex-primeira dama Suely Silva, os filhos Marcelo, Bruno e Soliney Filho, as noras e os netos.

Como não poderia deixar de ser, o evento teve seu momento político em que Soliney fez uso da palavra e discursou aos presentes. Em sua fala comemorou a confirmação da pré-candidatura de Roseana Sarney ao Governo do Estado. “Estaremos juntos com ela nessa luta mais uma vez porque foi a governadora que mais ajudou Coelho Neto e acreditamos na sua vitória”, diz ele sob aplausos efusivos dos presentes. Em um palco improvisado, o ex-prefeito falou com preocupação sobre o atual quadro político da cidade vivido sob a administração do PT.

“Esse governo é nefasto e só tem feito o mau para a nossa cidade. É um governo que mais tem prejudicado a educação, retirando gratificações, demitindo servidores, reduzindo o ano letivo, colocando os professores para trabalhar dia de sábado contrariando o próprio discurso, diminuindo salário dos professores. Era esse o prefeito que defendia a educação? Nossa cidade está sem rumo graças a uma administração desastrosa. Precisamos está unidos para enfrentar todas essas adversidades. Ele enalteceu a figura dos vereadores Rafael Cruz e João Paulo na Câmara e destacou o importante papel da imprensa incluindo esse blog como voz firme contra os desmandos do atual governo”, disse o ex-prefeito.

O ex-prefeito Antônio Cruz também enalteceu a figura dos resistentes e cobrou a continuidade da união do grupo. Disse que a oposição tem cumprido seu papel, que a imprensa tem sido decisiva para denunciar os abusos do governo e reafirmou o papel do vereador Rafael Cruz nas trincheiras da oposição.

O evento mostrou que diferentemente do governo a oposição está unida, tem comando e muitas novidades vindo por ai.

Mas essa é uma outra história….

De como a ignorância política de Américo desmanchou a própria base…

Américo de Sousa: um desastre no comando da cidade

Já entramos em 11 meses de governo e nunca houve na histórica política recente de Coelho Neto um político tão despreparado no comando do município quanto o atual prefeito Américo de Sousa (PT). Não deveria haver surpresa, já que a coleção de derrotas que contabiliza em seu currículo são auto-explicativas e foram ocasionadas na maioria das vezes pela falta de aptidão, ausência de traquejo político e insensibilidade no trato com os pouquissimos aliados que conquistou ao longo do tempo.

Estamos diante de um prefeito que desconhece a palavra popularidade porque nunca foi popular e nem será. Seu despreparo é tanto que fissurou uma base sólida de 10 vereadores em pouco mais de dez meses de governo pela forma ditadora com que tenta comandar o município.

O prefeito diminui a presença dos vereadores e ignora a participação destes nas suas tomadas de decisões. É incapaz de ligar para algum e fazer um gesto cortês. A recente derrota no projeto que idealizou para diminuir salários terminou por sepultar o resto de credibilidade que ainda tinha, já que a estratégia de jogar a culpa das demissões nos parlamentares não colou, tanto que foi vaiado num evento público, criando um fato que nenhum prefeito recente experimentou.

Decidido a descartar vereadores da base, joga de todas as formas para fazer um jogo sujo de disse que me disse. Segundo fontes do blog, já chegou a insinuar que vereadores da oposição estavam procurando para entrar no governo, quando na verdade a história é outra e ele próprio busca conquistar parlamentares da oposição para com isso dar prosseguimento ao seu projeto de descarte de alguns que ele considera “persona non grata”.

Antes do aniversário da cidade, Américo chegou a marcar duas reuniões com a base, mas ao final mandou ligar desmarcando. Resultado: nem o vice-prefeito e nem a grande maioria da base pisaram em seu famigerado sorteio.

Egoísta, arrogante e sem um pingo de humildade, Américo se esforça para não dar demonstrações que precisa dos vereadores, por isso, tenta conversar com um e outro individualmente e assim evitar a união dos descontentes. Conhecido e carimbado no meio político por não cumprir acordo político, Américo curte sozinho seu inferno astral.

A base do governo permanece afastada porque já entendeu que Américo hoje se assemelha a uma cerca velha e podre. Quem se encostar cai junto com ele.

Sua rejeição não se deve ao fato de ter sido um vendedor de picolé como gosta de apelar para se fazer de coitadinho. Sua eleição representa um erro porque um vendedor que não deu conta de administrar uma caixa de picolé, logicamente não daria conta de administrar uma cidade.

Não deu e nem dará conta porque é incompetente.

Simples assim!

Crise braba: Mais de R$ 5 milhões nos cofres de Coelho Neto só em outubro…

A crise vendida pelo prefeito de Coelho Neto Américo de Sousa (PT) é tão grande que chega a dar dó.

Em todo o mês de outubro a pindaíba na prefeitura foi tão grande que das transferências constitucionais sem saúde e assistência social entraram nos cofres do governo uns míseros R$ 5.060.862,93 (cinco milhões, sessenta mil, oitocentos e sessenta e dois reais e noventa e três centavos).

Onde anda o prefeito parece um mendigo de pires na mão reclamando de crise e de falta de dinheiro pra tudo.

O engraçado é que mesmo com esses trocados nos cofres, o petista alegou não ter R$ 150 mil para pagar uma banda no aniversário da cidade.

Tá muito pobre essa prefeitura não? Coitado, faz até pena!

Acidente vitima duas pessoas na MA-034 no trecho Descanso – Coelho Neto

Um acidente ocorrido na noite desta quarta (01), vitimou pelo menos duas pessoas na MA-034, no trecho Descanso – Coelho Neto.

Segundo informações a que o blog teve acesso, uma caminhonete hillux com três pessoas vindo de Teresina – PI colidiu com um trator do grupo João Santos, saia de ré e sem sinalização alguma nas proximidades do povoado Bananalzinho.

O motorista ficou ferido e foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento de Coelho Neto. O casal – filha e genro do ex-candidato a prefeito Floriano – tiveram morte instantânea. O motorista do trator evadiu-se do local.

As fotos das vítimas não serão publicadas em respeito a família, a quem apresentamos votos de profundo pesar pela perda.