Médicos denunciam descaso na UPA de Coelho Neto…

Num grupo de whatsapp que reúne médicos do Maranhão e Piauí, dois profissionais resolveram abordar neste domingo (12), o descaso vivido pela UPA de Coelho Neto.

O primeiro relato faz um alerta que aborda desde a falta de compromisso com o pagamento até o calote dado pela secretária de Saúde Cristiane Bacelar que insiste em não pagar quem trabalhou o mês de dezembro.

“Não aceitem PSF em Coelho Neto-MA, o valor combinado é um, no momento do pagamento é bem inferior. Quanto UPA a Secretária de Saúde informou que vai manter nas condições mínimas de funcionamento e se recusa a pagar o mês de dezembro”, relatou.

Outro profissional foi mais longe e relatou a falta de condições que passa a UPA de Coelho Neto. “A UPA chega a 350 atendimentos, 1 médico apenas. Falta tudo”, disse um outro.

Para tentar minimizar a crise que vive o setor, a secretária de Saúde Cristiane Bacelar diz que os atendimentos crescentes é fruto da credibilidade das pessoas na Instituição, pode? Ora pílulas, se não for pra UPA, vai pra onde? Para o hospital que tá em condições bem piores? Que credibilidade tem uma Instituição que recebe reclamações 24horas/dia? Me compre um bode secretária!

Em vez de agir como titular da pasta e fazer valer a “parceria com o governador” que tanto propagou durante a campanha, Cristiane deveria já ter requerido da Secretaria de Saúde do Estado o co-financiamento para ajudar na manutenção da UPA, ou ter apresentado ao Ministério da Saúde a solicitação para ajuda no custeio da Unidade, pois já se tem série histórica o suficiente para que o pleito seja apresentado.

Enquanto fica propagando o que não existe e querendo inventar a roda, a titular da saúde deveria pagar o mês de dezembro dos profissionais, retomar o salário dos servidores que foram cortados e fazer a pasta funcionar de verdade, com a mesma perfeição que cobrava quando era vereadora de oposição.

Porque até agora tem sido apenas bla bla bla…

Américo cria secretarias, aumenta salários e mostra que governo não passa por crise….

Américo e a crise de gogó: governo inchado e cargos a valer para aliados

O famigerado discurso de “terra arrasada” pregado pelo prefeito de Coelho Neto Américo de Sousa (PT), se desfaz analisando friamente o projeto de reforma administrativa encaminhado pelo governo aos vereadores.

Na contramão do que tem sido feito no resto do país quando tem se “cortado na carne” para diminuir o gasto da máquina, na administração petista se faz o inverso iao promover um inchaço na estrutura do governo.

Na reforma encaminhada pelo prefeito, estão sendo criadas 05 novas pastas: Secretaria de Governo e Articulação Política, Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, Secretaria Municipal de Cidadania, Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Comunicação, além da Ouvidoria Geral do Município.

Para mostrar que o governo não tem problema com orçamento, o prefeito corrigiu todos os salários dos cargos comissionados e criou diversas funções de assessorias e diretorias.

O salário de secretário que era R$ 2.500 foi corrigido para R$ 4.500,00. A Assessoria Contábil, o Contador Geral, os diretores da UPA e Hospital Municipal, o Ouvidor, os secretários adjuntos, o Subcontrolador e Subprocurador receberão R$ 4.000,00 cada.

A Assessoria Jurídica, a Chefe de Coordenadoria Especial, as chefes de Enfermagem da UPA e do Hospital Municipal, o diretor do SAMU e a secretária de Gabinete terão salário de R$ 3.200,00. A Assessoria Contábil e a Assessoria Técnica receberão R$ 2.000,00 cada.

O chefe da Junta Militar, os chefes de Coordenação Técnica, Especial, Regional Especial e Municipal, o chefe de Ouvidoria, chefe de setor, chefe de Unidade Básica de Saúde, diretor de CAPs, Saúde Bucal, TFD, Vigilância Alimentar e Nutricional terão salário de R$ 1.800,00. Os chefes de administração terão salário de R$ 1.400,00 e os Assessores Setoriais receberão salários de R$ 940,00.

É esse projeto de lei que os vereadores rejeitaram o regime de urgência, por achar necessário uma maior discussão devido a sua complexidade e ficará a cargo deles aprovar ou não a estrutura inchada do jeito que está.

Mudou ou não mudou?

Mãe relata drama de atendimento do filho na UPA de Coelho Neto…

Uma micro-empresária (cabeleireira) e mãe usou a rede social ontem (09), para através de um desabafo relatar o drama vivido por seu filho durante o atendimento na UPA de Coelho Neto.

Antes críticos das gestões que passaram, tanto o prefeito Américo de Sousa (PT), quanto a secretária de Saúde Cristiane Bacelar desde que tomaram posse ainda não mostraram a que veio e a pasta patina num marasmo de dar dó, além do alvo fácil de uma onda de denúncias e reclamações de toda a parte.

A seguir a íntegra do desabafo:

Levei meu bebê na UPA….
Na terça feira dia 7….
Um médico clínico geral (porque não tinha pediatra) pra atender mais de 40 pessoas no momento em que cheguei (depois chegaram mais pessoas) 1 enfermeira pra atender toda aquela demanda….Absurdo….UPA que é o pólo pra socorrer Duque Bacelar …Buriti….Não está conseguindo atender a própria população….Fiquei com meu bb várias horas lá….esperando o médico (que estava no limite porque também é um ser humano)e mas horas ainda esperando aplicarem uma dipirona na criança….Somos o que?somos lixos humanos?Um paciente passando mau ali….teve que deitar no banco um idoso….Um bb com mas de 40 graus de febre passando mau…tendo que esperar várias horas pra poder ser medicado podendo sofrer uma convunçao…..Pelo amor de Deus autoridades olhem pra Coelho Neto com mas humanidade….Com mas amor ao próximo…..Porque nós somos pessoas que nem vocês…A diferença é que não temos dinheiro pra pagar um plano de saúde pros nossos filhos….Que não temos um carro a inteira disposição e nem um carro particular pra levar nossos entes pra Teresina….Mas temos voz….E sede de uma cidade mas justa….Com ao menos uma saúde digna…

Era esse o governo da mudança?

Mudou ou não mudou?

Vereadores de Coelho Neto rejeitam pedido de urgência em projeto do governo…

O prefeito Américo de Sousa (PT), segue enfrentando uma maré baixa que ao que parece, não tem sinais de melhora.

Após dois meses, o petista decidiu enfim, encaminhar em regime de urgência durante uma sessão extraordinária realizada nesta quinta (09), o projeto de lei que trata da reforma administrativa.

De acordo com o que o blog apurou, um projeto de lei chega na Câmara, o regimento diz que normalmente deve haver uma primeira discussão na primeira sessão e na segunda é preciso ter a segunda discussão e os pareceres das comissões responsáveis pelo projeto. Quando há um pedido de urgência pelo Executivo, se aprovado, esse projeto de lei pode ser submetido a apreciação apenas com uma discussão, sem necessidade de pareceres das comissões.

Como o projeto foi encaminhado pelo governo “em cima da bucha”, os vereadores presentes na sessão decidiram reprovar o pedido de urgência, o que representa uma baixa para o governo.

De acordo com os vereadores ouvidos pelo blog, uma matéria dessa natureza não pode ser aprovada sem uma análise mais aprofundada, no entanto, há quem diga que a rejeição foi um recado ao prefeito. Quanto ao projeto de reforma administrativa propriamente dito, essa é uma outa história.

Américo não curtiu….

Américo e Cristiane passam a tesoura no salário de servidores da saúde….

É grande a indignação entre os servidores de Coelho Neto, que em pouco menos de três meses tem “cortado um dobrado” com os constantes desmandos da gestão petista.

Na saúde comandada pela ex-vereadora Cristiane Bacelar as coisas vão mal, aliás estão péssimas. Se não bastasse todos os problemas do setor causado única e exclusivamente pela falta de gestão, a secretária e o prefeito Américo de Sousa (PT), resolveram passar a tesoura no salário do servidores.

A classe dos enfermeiros foi sem dúvida alguma a mais atingida pela medida. Para se ter uma idéia da discrepância, o blog apurou que enquanto um dentista trabalha dois dias e meio para ganhar bruto R$ 2.500, os enfermeiros trabalham todos os dias, manhã e tarde para ganhar o mesmo valor.

Enquanto na gestão do ex-prefeito Soliney Silva um enfermeiro recebia em média líquido R$ 2.900, no atual governo essa valor líquido caiu para R$ 2.200, ou seja, uma perda real de mais ou menos R$ 700,00. Os dentistas também não estão satisfeitos com o tratamento dispensado pelo governo.

Gestão Errada

Outro fator que pesa contra Cristiane Bacelar é a gestão errada dos recursos do Fundo Nacional de Saúde – FNS, conforme já denunciado por esse blog. Na saúde ao contrário da educação, o Governo Federal paga o mês trabalhado sempre no mês subsequente e foi se aproveitando disso que a secretária tem se aproveitado para gerir o recurso a seu bel prazer.

Por exemplo, os profissionais que trabalharam no mês de dezembro deveriam receber seus recursos apenas em janeiro porque o Ministério da Saúde paga por competência e o mês 12 de 2016 foi pago apenas no mês 01 de 2017.

Os profissionais que trabalharam em dezembro e estavam devidamente cadastrados no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – SNES deveriam ter recebido em janeiro seus proventos e esse mês de fevereiro estaria sendo pago quem trabalhou em janeiro.

Pois bem, ao invés de seguir o rito normal a secretária de Saúde resolveu dar um calote em quem trabalhou durante o mês de dezembro e usar esse dinheiro de forma irregular para pagar quem trabalhou no mês de janeiro. Essa barbeiragem mostra quão por dentro das normas da gestão financeira do SUS está o governo atual.

A chiadeira é geral e o clima de desmotivação entre servidores é visível, principalmente porque quando estavam fora da prefeitura, tanto Américo quanto Cristiane defendiam a valorização ddo funcionalismo e agora no poder agem totalmente de forma contrária.

Mudou ou não mudou?

Coelho Neto e a economia de gogó…

Refletores à luz do dia e discurso de economia: pode?

O prefeito de Coelho Neto Américo de Sousa (PT), mostra que no seu governo a economia só funciona no gogó.

Embora tenha usado uma entrevista rádio para denunciar desperdício de energia elétrica e se comprometendo a reduzir os gastos, na prática a coisa muda de figura.

A imagem acima, foi tirada ontem (08), às 10h da manhã, no Complexo Esportivo Tancredo Neves, após o blog ser acionado por denúncia de moradores.

Tão claro como a luz do dia está a ineficiência da gestão administrativa em sequer cumprir na prática aquilo que defende na teoria.

O que justifica refletores que ocasionam um alto consumo de energia ligados em plena luz do dia? O discurso não era para cortar gastos?

Mudou ou não mudou?

Denúncia: Secretaria de Saúde de Coelho Neto compra briga com bioquímicos…

Não chamem para a mesma mesa a classe dos bioquímicos e a secretária de Saúde de Coelho Neto Cristiane Bacelar, porque pode sair faísca.

Segundo uma denúncia que chegou ao blog na noite desta quarta (08), Cristiane decidiu terceirizar os exames laboratoriais e deixou os profissionais da cidade na mão.

O contemplado com a bocada seria uma Clínica com sede em Caxias, em detrimento de quem já fazia esse serviço na cidade.

Como prêmio de consolação ficará a cargo dos bioquímicos apenas o acompanhamento das farmácias, ou seja pelo andar da carruagem o governo está metendo a navalha e cortando na própria carne… literalmente!

Mudou ou não mudou?

Seria cômico se não fosse trágico…

Hospital São Raimundo inicia oferta de consultas e exames a preços populares…

Quem está sem disponibilidade financeira de manter um plano de saúde e não quer esperar pelo atendimento do Sistema Único de Saúde – SUS na região de Coelho Neto, terá no Hospital São Raimundo uma nova opção.

É que a unidade hospitalar está desenvolvendo um plano de consultas e exames a preços populares em diversas especialidades, além de procedimentos cirúrgicos com até 50% de desconto.

Confira os médicos disponíveis nessa primeira etapa da ação:

Gemma Galgane (clínica geral e medicina do trabalho) – segunda, quinta e exta

Adão Ramos (cardiologista) – quarta

Diana Cavalcante (clínica geral e medicina do trabalho) – terça

Sergio Barbosa (ginecologista, obstetra e cirurgião) – quarta

Ozacy Leal (dermatologista e clínico geral) – quinta

Procure a recepção do hospital e se informe dos novos preços para diversos procedimentos, dentre os quais, partos normais e cesarianos, colposcopias, cirurgias e internações.

Mesmo em situação irregular, Américo recebe convênio de R$ 100 mil para o Carnaval

Américo: convênio irregular

No total, R$ 3.285.000,00 (três milhões duzentos e oitenta e cinco mil reais) foi transferido pela Secretaria de Estado do Turismo e Cultura (Sectur) para 33 prefeituras municipais. Destas, pelo menos 13 beneficiadas com os repasses, que ultrapassa R$ 1,2 milhão, não poderiam receber a verba por força da legislação. De acordo com publicação no Diário Oficial do Estado do último dia 24, o dinheiro deveria ter sido utilizado para a “Infraestrutura e Equipamentos Urbanos” da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) e em atividades da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), mas as pastas tiveram a dotação orçamentária cancelada para que o governo pudesse bancar o Carnaval.

Os municípios que não poderiam receber o dinheiro público são: Anajatuba (Sidney Pereira), Anapurus (Professora Vanderly), Bom Jardim (Francisco Araújo), Coelho Neto (Américo de Sousa), Governador Edison Lobão (Geraldo Braga), Monção (Cláudia Silva), Olho d’Água das Cunhãs (Rodrigo Oliveira), Palmeirândia (Jorge Garcia), Pastos Bons (Iriane Gonçalo), Penalva (Ronildo Campos), Pinheiro (Luciano Genésio), São Vicente Férrer (Conceição Castro) e Tutóia (Romildo do Hospital).

Todos os prefeitos são de partidos da base de sustentação do Palácio dos Leões. A maioria é do PCdoB e PSDB, respectivamente, partidos do governador Flávio Dino e do vice Carlos Brandão.

O ATUAL7 entrou em contato com a Secretaria de Comunicação do governo, e aguarda retorno. O TCE-MA e o MP-MA também foram procurados, para que informassem quais medidas serão tomadas contra o governo comunista e as prefeituras que foram beneficiadas com os repasses irregulares. Até a publicação desta matéria, porém, nenhuma das solicitações havia sido respondida.

Do Atual 7

Américo vai gastar quase R$ 4 milhões em combustível…

É, combustível não será problema para a gestão em Coelho Neto. É que a Prefeitura acaba de celebrar três contratos milionários para aquisição de combustível e óleos lubrificantes.

Segundo o Diário Oficial, o acordo foi dividido em três contratos sendo o primeiro no valor de R$1.032.700,00 (hum milhão, trinta e dois mil e setecentos reais), o segundo no valor de R$ 1.902.500,00 (hum milhão, novecentos e dois mil e quinhentos reais) e o terceiro no valor de R$ 1.014.000,00 (hum milhão e quatorze mil reais).

Os recursos serão retirados das Secretarias de Administração, Educação e Saúde, respectivamente.

Ao todo os três contratos somam a bagatela de R$ 3.949.200,00 (três milhões, novecentos e quarenta e nove mil e duzentos reais), a serem pagos ao Auto Posto Portugal de Coelho Neto, vencedor do processo licitatório.