ID Jovem é lançado em Timon e deve beneficiar 40 mil jovens

Professora Socorro e o secretário Assis Filho no lançamento do programa

Uma audiência pública realizada na manhã desta sexta feira (01) marcou a implantação do programa federal ID Jovem no município de Timon.

A audiência aconteceu na Câmara Municipal e contou com grande presença popular, além de autoridades como o deputado estadual Edilázio Júnior (PV) e do secretário nacional de juventude, Assis Filho, do ex-deputado federal e assessor da presidência, Professor Sétimo Waquim, além de vereadores e representantes da sociedade civil membros do comitê que vai gerenciar o programa em Timon.

O programa já é presente em muitas cidades do Brasil e garante a jovens de 15 a 29 anos, de baixa renda, dois lugares reservados gratuitamente para inscritos no programa em ônibus interestaduais, trens e embarcações, pagamento de meia entrada em eventos culturais e esportivos, além de gratuidade na inscrição do exame nacional do ensino médio (ENEM).

A audiência pública foi solicitada pela vereadora Professora Socorro (PMDB) a fim de apresentar e esclarecer dúvidas dos timonenses sobre o programa, que deverá trazer benefícios e garantir direitos para os jovens carentes do município. Para participar, os jovens cadastrados devem ter renda familiar de até dois salários mínimos.

“É um projeto que vai fortalecer o atendimento, que é uma grande preocupação minha, à juventude do município de Timon. Estamos em um dia muito feliz porque a gente consegue dar cumprimento ao nosos mandato trazendo algo a nossa cidade que vai atingir os mais vulneráveis, aqueles que hoje estão mais vitimizados da droga, da violência, que é a juventude”, disse a vereadora Professora Socorro.

No Brasil deverão ser atendidos 15,4 milhões de jovens, que são de famílias carentes e ainda estão em fase de conhecimento do programa. Segundo o secretário Assis Filho, em Timon cerca de 40 mil jovens serão atendidos pelo programa, que garante além de garantir a meia entrada em eventos esportivos e culturais, garante o pagamento de meia passagem em transportes interestaduais terrestres e embarcações. A expectativa do Governo Federal é que mais de 980 mil jovens participem do programa no estado do Maranhão.

“É uma política pública nova, que ainda está em fase de conhecimento do público alvo. Nós já passamos por 9 municípios do Maranhão, daqui de Timon vamos para São José de Ribamar, Vargem Grande, e o objetivo é visitar todas as regiões do estado disseminando o programa e levando essa importante política pública pros jovens aqui do estado”, afirma Assis Filho.

O programa já está ativo no município de Timon e o cadastro pode ser feito via smartphone, através do aplicativo do ID Jovem. Lá, o jovem precisa apresentar o número do seu NIS (Número de Inscrição Social) e gera sua identidade jovem. Ou através do site da Caixa Econômica Federal, seguindo os mesmos procedimentos. Para os jovens que ainda não tem acesso a internet, a prefeitura do município também estará disponibilizando atendimento nos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), como forma de facilitar o acesso dos beneficiários ao programa. (Foto: Rodrigo Antunes/45graus).

Do Blog do Ribinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *