Governo Federal prepara ações comemorativas para o mês da Juventude

Agosto é considerado o mês da juventude no Brasil, porque comemoramos o Dia do Estudante, em 11 de agosto, e o Dia Internacional da Juventude, em 12 de agosto. O Dia Internacional da Juventude foi estabelecido por uma resolução da Assembleia Geral da ONU, em 1999. A celebração do Dia do Estudante acontece desde 1927 e relembra uma ação ocorrida no Império, quando Dom Pedro I autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo, no dia 11 de agosto de 1827.

Para comemorar o Mês da Juventude, a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) está preparando uma série de ações, como a posse do Comitê Gestor do Plano Juventude Viva (com lançamento do edital para a contratação de consultores que irão construir um novo plano); a capacitação de técnicos e fiscais da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sobre o programa Identidade Jovem (ID Jovem); posse dos integrantes eleitos para o biênio 2017-2019 do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve); Encontro Nacional dos Gestores de Juventude que será realizado em Brasília (DF); audiência pública na Câmara dos Deputados para debater a implantação do Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve); edital de concurso de vídeos e memes sobre o ID Jovem; e o lançamento do “Brasil Mais Jovem”, um pacote de ações do governo federal com programas, projetos e iniciativas para Juventude que, também inclui, a assinatura de decretos que regulamentará a Lei 12.852/2013 que ampliem os direitos para a juventude brasileira.

No sentido de viabilizar esses avanços, o secretário nacional de Juventude, Assis Filho, se reuniu nesta segunda-feira (24/07) com o ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha, e mostrou o planejamento das ações previstas pela SNJ, bem como o crescimento do número de beneficiários do ID Jovem que já somam 200 mil. Padilha se mostrou muito satisfeito com o crescimento do ID Jovem. Assis também tratou da necessidade de garantir orçamento complementar para a SNJ, para ampliar o financiamento das Estações Juventudes nas modalidades “campo” e “itinerante”. A secretaria, que se encontra com edital do Estação Juventude na modalidade “complementar”, também pretende lançar duas novas modalidades do programa: Juventude Viva e ONGs.

As comemorações do mês da juventude também incluem uma série de ações sociais desenvolvidas na periferia de Brasília, em parceria com o Governo do Distrito Federal. No dia 12/08, dia internacional da juventude, as ações serão realizadas em Ceilândia, Recanto das Emas e Planaltina, com o lançamento do ID Jovem nesses bairros mais afastados do centro da capital da República. Até o final deste mês, a Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República vai lançar o calendário completo da programação do Mês da Juventude.⁠⁠⁠⁠

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *