A arte de saber ser oposição…

Rafael Cruz: atitudes de oposição responsável

O ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica, disse em certa ocasião que toda vez que perdemos a capacidade de discordar a democracia se fragiliza. Na concepção dele, não saber lidar com quem pensa de maneira diferente é ignorar a principal característica do regime democrático.

Na tarde deste sábado (28), o vereador Rafael Cruz (PMDB), elogiou a atitude do prefeito Américo de Sousa (PT), de se comprometer durante entrevista em resolver a questão do salário pendente dos servidores do mês de dezembro deixados pela gestão anterior.

Sem entrar no mérito do que escreveu o peemedebista, o gesto chamou atenção desse blogueiro, sobretudo após ler alguns comentários em que se percebe claramente que muitas pessoas ainda desconhecem o significado de “ser oposição”.

Nem tudo está certo ou errado o tempo todo, logo a política não é feita só de elogios, quando se há espaço e há necessidade para as críticas. Para quem se apega a uma concepção errada da política, a atitude do parlamentar logo é interpretada como uma tentativa de se aproximar do governo, ou coisa do tipo. Quanta pequenez!

Não há desmerecimento em ser oposição, muito pelo contrário. Quem desconhece o papel da oposição, termina por diminuir a essência da democracia.

Fazer oposição não é ser inimigo do governo ou ser contra A ou B, é apenas ter o direito de exercer um olhar diferenciado sobre as coisas. E as pessoas precisam respeitar isso.

Com sua atitude, o peemedebista colabora com uma oposição assertiva, propositiva e que também sabe reconhecer os méritos. Uma oposição intolerante promove a politicagem e quem perde é a sociedade como um todo.

O blog defende e reconhece que o papel do vereador como oposição é importante, pois só assim a dialética no parlamento estará assegurada.

E a democracia sairá fortalecida…

Simples assim!

9 thoughts on “A arte de saber ser oposição…

  1. Vereador de comportamento dúbio e de um discurso fajuto. Durante 4 anos, não passou de um parasita; hoje, vem bancar o herói. Na verdade, ele procura ludibriar aos menos esclarecidos. Isso é hipocrisia. Perdeu cargos, status, enfim, perdeu a teta. Por isso, a revolta desse pífio vereador. Simples assim!!!!

  2. Tá certo vereador todo governo tem oposição pq só esse que não vai ter? Ligue para as críticas não coisa de gente baixa… Se o senhor tivesse lá atras dos cargos estavam falando como não tá estão falando do mesmo jeito. Vão se lascar!

  3. E TUDO SE RESUME NISSO:

    Os vereadores que apoiam o Américo recebem algo a “mais”. E os vereadores que o criticam é porque não recebem esse “tal” algo a “mais”. Não recebem algo por fora.

    Ou seja, se Américo melar a mão do RC, já já ele deixa de ser oposição.

    Portanto, é bem verdade a frase que se diz: “todo mundo tem seu preço”.

  4. E o preço do RC parece ter sido muito caro para ser acatado por Américo.
    Dizem as más línguas que RC indicou mais de 200 pessoas na gestão passada. Gente essa que lhe rendeu bons votos. O Américo não quis manter todo esse povo, daí o porque de RC ser oposição ao governo. Mas creio que não será pot muito tempo. Logo logo ele vai se achegar. Kkkk

  5. Engraçado que em 2012 ele se elegeu pela oposição e em dois tempos passou pro lado da situação ( Soliney ). Será que agora vai ser diferente? RC passando pro lado do Américo em 9, 8, 7, 6, 5, 4… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    1. Na verdade esse governo do Américo tem que ter bastante oposição ele ta se achando o rei da cocada preta, pensando que coelho neto e dele olha que uma petista ja do pode e o cargo dela era presidente imagina só ium prefeito com muita oposição sei não eim o povo bota o povo tira. ….

  6. O seu pepe mujica nunca foi e nunca sera exemplo de democracia pro Brasil ou mesmo no Uruguai onde o mesmo autorizou o uso da maconha la e que sempre andar com seu lulinha com suas palestras fantasmas que ninguem quer nem as empreiteiras quer mais.Oposição seria e transparente não tem dois lados o da verdade com o povo agora hoje que esta nos bastidores quer a todo preço aparecer dizendo que trabalhar pelo pivo onde sabemos que não é.

  7. exemplo de oposição intolerante todos os tempos, AMÉRICO – nos governos de MARCIA BACELAR, MAGNO BACELAR E SOLINEY SILVA. DURANTE TODO ESSE PERÍODO FOI OPOSIÇÃO A TUDO. NÃO QUERIA NEM SABER SE ERA RUIM OU BOM PARA POPULAÇÃO. PARABENS RAFAEL PELA SUA ATIVIDADE A GENTE TEM QUE A CESAR O QUE DE CESAR. NÃO SE VENDA SEJA EXEMPLO PARA ESSE BANDO DE BUDA MOLE DA CÂMARA, RESPEITE OS VOTOS QUE LHE CONFIARAM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *