SNJ prorroga convênio com Centro de Referência de Juventude de Belo Horizonte

A Secretaria Nacional de Juventude prorrogou o convênio com a Prefeitura de Belo Horizonte, no valor de 287 mil reais, referente ao Programa Estação Juventude, até abril de 2018. O repasse será aplicado na manutenção do Centro de Referência de Juventude (CRJ) da capital mineira.

O secretário nacional de Juventude, Assis Filho, visitou o local na tarde desta segunda-feira (26/01), ao lado da gerente executiva do CRJ, Samira Ávila.

O CRJ de Belo Horizonte é o primeiro aparelho público direcionado especificamente para o segmento jovem em Minas Gerais com o objetivo de promover atividades de cultura, lazer, esporte, educação, formação profissional, dentre outras, voltados para o público de 15 a 29 anos.

“Estaremos aplicando recursos do Programa Estação Juventude neste espaço, para ser usado em capacitação e oficinas, mantendo o esforço conjunto da União, do Estado e da Prefeitura para que esse equipamento atenda todos os jovens”, afirmou Assis, referindo-se ao Centro de Referencia à Juventude de Belo Horizonte.

O Centro de Referência da Juventude de BH – CRJ é um equipamento municipal construído em parceria do com o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude. Além de promover atividades voltadas ao público de 15 a 29 anos, o espaço deve produzir e divulgar informações de interesse dos jovens; realizar ações para ampliar a formação, o conhecimento, as oportunidades e as habilidades que auxiliem na inserção social e profissional dos jovens; e articular-se com entidades e instituições ligadas ao universo da juventude, bem como integrar e apoiar iniciativas locais.

História – Construído pelo Governo do Estado de Minas Gerais em 2014 e repassado para a Prefeitura de Belo Horizonte. O local ficou sem funcionar nos anos de 2015 e 2016, até que em junho do ano passado foi ocupado pelas juventudes que reivindicavam a construção participativa, coletiva e compartilhada das diretrizes e ações do Centro. O local foi reaberto e, em junho deste ano, tomou posse o Comitê Gestor do Centro de Referência da Juventude (CRJ), que vai atuar em cogestão com os próprios jovens e movimentos sociais representantes do público-alvo da unidade.

O CRJ conta com instalações arejadas e bem iluminadas que abrigam duas galerias de arte, três salas multiuso, uma sala de arte com piso amortecedor, estúdio acústico, arena com capacidade para 150 pessoas, auditório climatizado para 230 pessoas, além de cozinha e refeitório. O espaço abriga ainda a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de BH, da Fundação Municipal de Cultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *