Secretário Nacional de Juventude faz balanço do ID Jovem ao Ministro Moreira Franco

O secretário nacional de Juventude, Assis Filho, apresentou o balanço do programa ID Jovem ao ministro Moreira Franco, da Secretaria-Geral da Presidência da República. A reunião ocorreu na manhã desta quinta-feira (04/05), no gabinete do ministro, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). Também estiverem presentes à reunião os gerentes de projeto da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) Anderson Pavin e José Antônio de Melo Filho.

Assis fez um balanço do programa que garante ao jovem de baixa renda o direito à cultura e mobilidade urbana. Lançado em dezembro de 2016 pelo presidente Michel Temer, o ID Jovem dá direito ao pagamento da meia-entrada em eventos culturais e esportivos e a passagens interestaduais gratuitas em ônibus, trem ou embarcação. Para ser beneficiário do programa, basta baixar o aplicativo pelo smartphone ou entrar no site da Caixa Econômica Federal e preencher com os seus dados.

Até o mês de março, 83 mil jovens em todo o país tinham emitido a sua ID Jovem. O objetivo do governo é ampliar o número de beneficiários, já que o número de brasileiros de 15 a 29 anos que pertencem a famílias com renda de até dois salários mínimos chega a 15 milhões. Para atingir esse objetivo, a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) está realizando a Caravana do ID Jovem, com lançamentos em todas as capitais dos estados e a disponibilização de monitores que farão a capacitação de gestores de juventude e agentes sociais.

O ministro Moreira Franco, que também é presidente da Fundação Ulysses Guimarães (FUG), afirmou que a fundação vai começar a divulgar o programa durante as suas atividades. “É muito importante a efetivação do ID Jovem para a juventude brasileira”, reconheceu o ministro.

Texto: Ascom/SNJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *