Prefeitura de Caxias inicia cursos em parceria com o Senac

As aulas já iniciaram. Os estudantes dos cursos de Auxiliar de Cozinha e Salgadeiro estão estudando a parte teórica de um curso que tem duração de três meses. Ao todo, são 45 inscritos nos cursos de capacitação profissional nas áreas de hotelaria e turismo.

Os cursos são gratuitos, o que equivale a uma economia de 2 mil reais para cada aluno. A Carreta Escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial está estacionada em frente à Prefeitura de Caxias, no Centro Histórico da cidade.

“Nós temos três turmas, sendo uma de Auxiliar de Cozinha, no horário da manhã de 08h às 12h, outra turma no horário da tarde das 14h às 18h e a turma de Salgados das 18h às 22h. nós viemos com o intuito de capacitar novos profissionais na área de hotelaria e turismo para devolver esses profissionais para o mercado de trabalho, pois nós temos hotéis e restaurantes que precisam desses profissionais qualificados. Nós estamos na parte teórica agora, onde temos o conhecimento da área da cozinha, brigada, como se faz uma divisão e quais os insumos que eles vão trabalhar e depois a gente vai para a parte técnica. Aqui eles vão ter conhecimento sobre os tipos de carne, peixe, fazer as condimentações e preparar pratos típicos da nossa região”, explica Andreia Marinho, instrutora de Cozinha.

Alberto Paulino e Marisa Dias escolheram o mesmo curso, Auxiliar de Cozinha, mas os objetivos deles são diferentes. Enquanto ela quer aprender a melhorar a prática profissional, ele deseja abrir o próprio negócio.

“Eu escolhi o curso de Auxiliar de Cozinha para obter mais conhecimentos dessa área de alimentação, eu sempre tive a intenção de seguir essa carreira. Como o SENAC está abrindo essa oportunidade, eu vim para iniciar os conhecimentos nessa área para poder abrir o meu próprio negócio, poder trabalhar nessa área, porque chama muito a atenção do turismo, um bom restaurante e melhora as nossas recepções e renda”, ressalta Alberto Paulino, aluno.

“Eu estou fazendo um curso para me qualificar mais, porque eu seu cozinhar mas não sei as técnicas da cozinha, por exemplo, como a gente faz para a carne ficar macia, pra guardar, qual a duração. Eu tenho a prática, mas não tenho a teoria, agora estou aprendendo”, afirma Marisa Dias, aluna.

A Carreta Escola Itinerante do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) está em Caxias através de uma parceria com a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude. O secretário Arthur Quirino ressalta a importância dos cursos para diversificar a oferta de serviços na cidade.

“Desde quando assumimos, o nosso objetivo é revitalizar o turismo da cidade e começamos pela Veneza. Há uma necessidade da capacitação das pessoas para receber as pessoas que estão chegando na cidade, haja vista as obras que estão sendo feitas, que estão estimulando as pessoas a conhecerem, então, Caxias está sendo vista de outra maneira. O próprio Carnaval, o São João, o Aniversário da Cidade, fez com que as pessoas viessem à cidade. O turismo é uma fonte inesgotável de renda, a cidade propicia isso, temos um acervo histórico arquitetônico, as belezas naturais e, com isso, temos investidos.  Fizemos há pouco tempo uma parceria com o SEBRAE para a preparação de guias turísticos, e agora com SENAC nós resolvemos oferecer cursos de Salgadeiro e Auxiliar de Cozinha para que as pessoas possam ter um certificado reconhecido nacionalmente ou conseguir um emprego a altura”, destacou Arthur Quirino, secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *