PORQUE ELE SEMPRE FOI O PREFERIDO?

PORQUE ELE SEMPRE FOI O PREFERIDO?


O mandato de vereador assim como os outros cargos eletivos, é uma prova de fogo com o eleitor e poucos são os que têm a chance de permanecer no mandato por longo período. Em nosso país o Presidente do Senado José Sarney-PMDB é uma prova desses políticos que conseguem resistir ao tempo e permanecer em evidência após mais de cinqüenta anos de vida pública. E não é apenas isso, mas ter o poder de interferir na conjuntura política nacional sempre que deseja.

Em Coelho Neto também não deixa de existir políticos que conseguiram resistir ao tempo exercendo a função pública. O Vereador Antonio Andrade-DEM, mais conhecido como Toinho da Emater é um exemplo disso e a sua longa temporada no Legislativo serviu para que ele tenha se tornado um dos políticos mais respeitados do solo tupiniquim. Toinho da Emater com sua mansidão e experiência, conseguiu emplacar durante anos a permanência da esposa Deuselina Andrade a frente da Secretaria de Saúde e esse “favorzinho” dos prefeitos que por aqui passaram era justamente como forma de gratidão a lealdade de Toinho da Emater no apoio a garantia da governabilidade no Legislativo.

O favoritismo do vereador dos democratas atravessou várias gestões e o tornou o preferido de vários ex-prefeitos. Márcia Bacelar-PSB não negava para ninguém o carinho que tinha pelo vereador, embora ele nunca tivesse exercido na gestão dela, o mandato de Presidente da Câmara. Na escolha do sucessor, Dra. Márcia apoiou o ex-prefeito Magno Bacelar-PV simplesmente pela conjuntura da preferência das pesquisas e utilizando a razão, mas dizia nos quatro cantos que o Vereador Toinho da Emater era o seu candidato do coração. Com a eleição de Magno Bacelar, Antonio Andrade conseguiu sem muito esforço marcar território e foi eleito Presidente da Câmara no primeiro biênio da Legislatura 2005-2006.

Nesse período iniciava minha militância nas políticas públicas de juventude, mas acompanhei de perto o mandato do ex-vereador na presidência do Legislativo coelhonetense. Sempre demonstrou ser um visionário e a frente do seu tempo, prova disso foram às mudanças significativas implantadas por ele na modernização da Câmara. A compra de nova mobília para a galeria, a implantação dos gabinetes dos vereadores e a criação de um site para a Câmara, foram alguns de seus feitos, esse último considerado de extrema importância. Para se ter uma idéia era possível acompanhar pela internet todos os projetos que estavam na pauta, demonstrando a visão administrativa e gerencial futurística do ex-presidente. Além disso, Antonio Andrade não deixava de marcar presença em nenhum evento que era convidado, fortalecendo a parceria proposta pela sua gestão. Nas causas da juventude sempre foi um grande parceiro, e todos os projetos propostos por nossa Coordenadoria de Juventude tinham dele total apoio.

Enfim a passagem de Antonio Andrade pela Presidência da Câmara foi bastante êxitosa, sobretudo pela sua postura de homem público. É o tipo de aliado que todo político deseja ter por perto. Não é chato, não é estrela, não pressiona e nem faz exigências absurdas. Ao contrário sabe ser cordial, discreto, e um verdadeiro gentleman no trato com os colegas, com os eleitores, com aliados e com qualquer outra pessoa independentemente de quem seja. No governo do atual Prefeito Soliney Silva-PSDB seu ex-colega de legislatura, o vereador tem honrado sua biografia, apoiando as matérias de interesse do governo, mas sem grandes alardes e sem apoios não solicitados. É considerado amigo da imprensa, por fazer questão que as atividades do legislativo alcançassem a população e diversas vezes utilizou as audiências públicas como forma de aproximar o Legislativo do cidadão.

Todas essas características particulares tem servido para mostrar como se comportar na seara política de Coelho Neto e quais os requisitos que fizeram o vereador Antonio Andrade ser o preferido por tantos prefeitos durante tanto tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *