MINISTRO GASTÃO VIEIRA PRESIDE XII REUNIÃO DE MINISTROS DE ESTADO DE TURISMO DO MERCOSUL

MINISTRO GASTÃO VIEIRA PRESIDE XII REUNIÃO DE MINISTROS DE ESTADO DE TURISMO DO MERCOSUL


São Luís recebe nesta sexta-feira (7), a XII Reunião de Ministros de Estado de Turismo do Mercosul (RMTur). Ministros e representantes do Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela, Equador, Paraguai, países que compõem o Mercosul e estados associados, participam do encontro que foi aberto no Palácio dos Leões pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira e pela governadora do Maranhão, Roseana Sarney.
Na ocasião, estiveram presentes o vice-ministro do Desenvolvimento Turístico da Venezuela, Carlos Herrera Martinez; a ministra do Uruguai, Liliam Kechichian; o secretário de Turismo da Argentina, Daniel Pablo Aguilera; o subsecretário de comunicação do Ministério do Turismo do Equador, Marco Villamar; além dos secretários de estado Jura Filho (Turismo), Olga Simão (Cultura), entre outras autoridades.
Durante o encontro foram discutidas estratégias para aumentar o fluxo de visitantes entre as nações, e para ampliar a promoção turística compartilhada dos destinos sul-americanos, além da utilização de recursos do Fundo para a Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do Mercosul (FOCEM) para o setor turístico.
Na abertura da reunião o ministro Gastão Vieira, saudou a Venezuela, país recém incorporado ao bloco econômico e falou sobre a necessidade de harmonização de estatísticas turísticas dos países do Mercosul. “Nosso objetivo é aumentar nossa integração para aumentar também o número de turistas que nos visitam. Nossa proposta é que nós consigamos fazer com os turistas que visitam um país, visitem outros países também. O turista estrangeiro que vai conhecer a Argentina ou a Venezuela, ele também venha ao Brasil”, declarou.
O ministro destacou ainda que cerca de 5,4 milhões de turistas internacionais visitam o Brasil, e quase metade, cerca de 2,6 milhões vem da América do Sul.
A governadora Roseana Sarney falou que importância do evento para o país. “Esse evento é muito importante para todos, já que o Brasil é um país com uma grande atração turística que deve aumentar com eventos como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Para o Maranhão isso é importante porque apesar de não sermos sede desses eventos nós temos atrações que trarão turistas para o nosso estado”.
Ainda nesta sexta-feira será realizado um city tour pelos principais atrativos turísticos da ilha. Estão previstas visitas à Fábrica Santa Amélia, reformada com recursos do Ministério do Turismo, e ao Museu da Língua Portuguesa. No sábado (8), o ministro Gastão Vieira levará os convidados para um sobrevôo pelos Lençóis Maranhenses.

Do site do Governo do Estado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *