DUQUE BACELAR É A 29ª MELHOR CIDADE DO MARANHÃO PARA SE VIVER

DUQUE BACELAR É A 29ª MELHOR CIDADE DO MARANHÃO PARA SE VIVER


A cidade de Duque Bacelar ocupou a 29ª posição entre as cidades do Maranhão melhor para se viver, segundo apontou estudos da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), divulgado esta semana.
A mais nova edição do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), espécie de ranking em que se encontram todas as cidades brasileiras, traz um levantamento que leva em consideração três áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde.
De acordo com o índice, Imperatriz é a segunda melhor cidade do estado e São José de Ribamar, a terceira. Completam a lista das 10 melhores cidades a saber Porto Franco, Bacabeira, Coelho Neto, Estreito, Guimarães, Presidente Dutra e Itapecuru-Mirim.
O mesmo índice aponta Amarante do Maranhão como à pior cidade dentre as 217 do estado.
DUQUE BACELAR
A posição da cidade de Duque Bacelar no ranking dos 30 melhores municípios do Maranhão desmitifica a idéia de que os municípios de pequeno porte não avançam. A cidade que possui 10.634 habitantes segundo Censo 2010, ficou bem a frente de municípios maiores como Balsas (83.537 hab), Caxias (155.202 hab), Chapadinha (73.281 hab) e Santa Inês (78.182 hab).
Quando o tema é Emprego e Renda, Duque Bacelar possui números superiores a Santa Luzia do Paruá, por exemplo, com 0,3611. No quesito Educação a cidade alcança pontuação superior a municípios como Brejo e Santa Quitéria com 0,6520. Ao se referir a Saúde, Duque Bacelar alcança 0,7565.
O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal foi realizado com municípios de todo o país, onde Duque Bacelar alcançou a 3914ª. posição no ranking nacional.
Com contribuição do Blog do Gilberto Leda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *