Hospital Ivan Ruy: um gesto de amor pela cidade…

Hospital Ivan Ruy é uma marca indelével do período de apogeu vivido em Coelho Neto, graças ao espírito visionário do Grupo Bacelar e o arrojo de seus membros.

Autoridades em recente visita ao prédio abandonado do Hospital Ivan Ruy: defesa do patrimônio público deve unir a todos em defesa de algo apartidário

Editorial

Desde a sua concepção no final da década de 60, a Fundação de Saúde e Assistência de Coelho Neto foi criada como entidade mantenedora do Hospital Ivan Ruy, para ser uma referência na região e foi.

A ação representou algo pioneiro para o tempo e para o local. Instituída pelo então prefeito Afonso Bacelar em 19 de março de 1969, a unidade se tornou uma referência na época e foi concebida em meio à onda de progresso que alcançou Coelho Neto através das atividades industriais do Grupo Bacelar.

Nesse período Coelho Neto se transformou num pólo de saúde, recebendo grandes profissionais e desenvolvendo ações da medicina que só eram realizadas nos grandes centros urbanos daquele período. Era um hospital público com ares de atendimento particular, cujo dono legítimo sempre foi o povo de Coelho Neto.

Documento Histórico: Ata da Sessão da Câmara Municipal no dia 19 de março de 1969, aprovando o Estatuto Social da Fundação de Saúde e Assistência de Coelho Neto

Um longo período de decadência e a falta de investimentos acabou culminando no final de 2008, com o fechamento daquela unidade hospitalar, que durante muito tempo foi referência para todo o Estado.

Foi um acontecimento lastimável, sobretudo para esse blogueiro, afinal foi lá onde nasci e foi lá também que minha mãe dedicou quase 25 anos de bons serviços prestados na área da enfermagem.

O anúncio por parte do atual governo da reabertura do hospital deveria ser motivo de comemoração, por toda simbologia que o ato representa. Independentemente das formas legais que serão usadas para reabrir a unidade hospitalar, vamos assistir o patrimônio do povo sendo restaurado para ser entregue de volta ao próprio povo.

Quantas figuras importantes nasceram no “hospital da mangueira”? Quantos médicos passaram por aqueles corredores? Quantas vidas foram salvas? Quantas famílias sobreviveram pelo suor derramado e pela dedicação em cuidar das vidas naquele espaço?

Esse blog foi um dos colaboradores da campanha “Devolvam o Ivan Ruy para o Povo” ainda em 2012, quando já se especulava as formas legais de reaver o comando do hospital.

Para quem ama essa cidade, a revitalização do Hospital Ivan Ruy dois anos antes de celebrar bodas de ouro de sua fundação é sem dúvida alguma, reconstruir um importante capítulo de nossa história…

Viva!

6 thoughts on “Hospital Ivan Ruy: um gesto de amor pela cidade…

  1. Quantas neglicencia por parte de quem permitui o fechamento desse hospital?E hoje será que vai ser reerguindo novamente?Quem permitui seu fechamento vai dizer porque isso aconteceu?Ou hoje vem de salvador da pàtria pra falar em reerguer esse hoslital?Ja diz o ditado quem esquece a história é condenado a repetila seus erros.Por isso estamos de olho nessa história de reerguer quem ja caiu por imcompetência de quem permitui esse flagelo.

  2. Imanginem aí os idosos de baixa renda (sem moto ou carro)terem que se deslocar a pé para um morro daqueles?

    Gostaria de saber quem foi o idiota que na época da construção escolheu aquele “lindo” lugar ali (de difícil acesso e escondido).
    Talvez fosse melhor construir outro hospital ( já que a reforma desse será quase o valor para construir um outro) do que encarar uma reforma em um hospital que se encontra abandonado e em péssimo estado de conservação, devido as intempéries.

    Aqui não cabe sentimentalismo do tipo “eu nasci ali”. Sim, e daí?
    Eu nasci na porr#* da maternidade e não me orgulho nem um pouco. Tanto a maternidade como o Ivan “RUIM” nao sao exemplo de hospitais(bons). Se quisermos apelar para a emoção, assistamos as últimas doze horas da paixão de CRISTO.

  3. Jus sperniandi:

    É o “direito de espernear”, como uma criança birrenta.
    Quando alguém perde uma causa e entra com apelação.

    Isso aí parece mais é com Petista!
    Nam SB, assim tu me acaba!!! Kkkk

    Petista não, cruz credo!

  4. Muito bom a reconstrução do Hospital Ivan Ruy, foi realmente um orgulho para nossa
    Cidade, tomara Deus que funcione com pessoas que ame o que faz assim seremos bem atendidos por que é isso que um doente ao chegar num hospital espera. acho que que um bom atendimento ajuda e muito na recuperação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *