Equipe da SNJ visita Ministério de Juventude do México

O secretário nacional de Juventude, Assis Filho, a oficial de Projetos da UNESCO no Brasil, Luciana Amorim, e o diretor do Prodoc ( Projeto BRZ3018), Thiago Menezes, visitaram a sede do Instituto Mexicano de La Juventude (Imjuve), na manhã desta quarta-feira (10/05), para conhecer as políticas e os programas desenvolvidos para a juventude naquele país.

Eles se reuniram com o diretor de Evolução e Controle do Imjuve, Daniel Coulomb Herrasti, que  mostrou o planejamento estratégico das políticas transversais para o Jovem Mexicano, dentre outros projetos, e as instalações do Programa Poder Jovem (equivalente às Estações de Juventude no Brasil), que funciona na sede do órgão.

O programa Poder Jovem possui 400 unidades espalhadas pelo país, atende mais ou menos 1,5 milhão de jovens do total de 37 milhões de mexicanos com idade entre 12 e 29 anos. As ações desenvolvidas pelo programa são oficinas, cursos de capacitação e parcerias públicos privadas voltadas principalmente para o empreendedorismo. Após visitar as estruturas físicas do Imjuve, ocorreu a audiência com o diretor geral, José Manuel Romero.

O ministro de Juventude do México e o secretário nacional de Juventude do Brasil falaram sobre as experiências quanto à temática juventude nos dois países. Manuel Romero destacou as consultas públicas estaduais que avaliam as problemáticas da juventude mexicana nos 31 estados da federação, acompanhadas in loco pelo ministro. Assis Filho relatou a experiência brasileira através do Programa ID Jovem, que foi apresentado por ele ao gestor mexicano.

No período da tarde, o secretário nacional de Juventude visitou a Embaixada do Brasil no México, a convite do embaixador Ênio Cordeiro. A visita contou com a presença do ministro conselheiro na Embaixada, João Marcelo Galvão de Queiroz, do terceiro secretário da Embaixada, Mateus Drumond Caiado, da oficial de Projetos da UNESCO no Brasil, Luciana Amorim, e do diretor do Prodoc ( Projeto BRZ3018) da SNJ, Thiago Menezes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *