Com apenas 21 anos, o estudante de Medicina André Fufuca, o Fufuquinha (PSDB), é o deputado mais novo do país. A informação é do portal G1, da Globo. Por conta de boicote dos ex-deputados Aderson Lago e Wilson Carvalho (PSDB), ele só apareceu uma vez no horário eleitoral. Mesmo assim, foi eleito 32.628 votos fazendo um grande favor ao Maranhão ao tirar a vaga do deputado Edivaldo Holanda (PTC), que teve apenas 27.334 votos.
Leia abaixo ou no próprio G1 a matéria com Fufuquinha:
Deputado mais novo disputa no lugar do pai
O estudante André Fufuca (PSDB), de 21 anos, é filho do deputado estadual Fufuca Dantas (PMDB). Seu pai já foi vereador de Santa Luzia (1989-1992), prefeito de Alto Alegre do Pindaré (1996-2004) e deputado estadual (2006-2010).
Conhecido por “Fufuquinha”, ele disputou sua primeira eleição porque o pai teve o registro de candidatura cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) em razão de o Tribunal de Contas estadual ter desaprovado suas contas na Prefeitura de Alto Alegre do Pindaré.
André Fufuca conta que substituiu o pai na candidatura em razão da “falta de consenso” em relação à Lei da Ficha Limpa. “Para evitar incerteza, uma candidatura sem consenso, a gente optou por essa candidatura. Ele sai candidato, se elege, e vamos dizer que eles mudam isso? É uma instabilidade na campanha, você não pode ir numa campanha instável”, diz Fufuca, que obteve 32,6 mil votos.
Fufuca conta ter recebido críticas “por parte dos opositores” por conta disso. “As críticas são sempre daqueles que se acham ofendidos pela minha candidatura”.
O jovem deputado diz, contudo, que o pai sempre o incentivou a ser independente de sua figura. “Na minha candidatura, foram poucos os comícios em que fui com o meu pai. Ele sempre me incentivou a ser independente dele, tanto no financeiro quanto na política”, diz.
A campanha fez o agora deputado eleito trancar o curso de Medicina no sétimo período. Ele afirma que irá retomar os estudos em 2011 e diz acreditar ser possível conciliar as atividades.
Fufuca se diz grato pela base política que recebeu de seu pai para a campanha. “A partir do momento em que acertei a candidatura, comecei atrasado, em agosto, tive dois meses pra fazer. Graças a Deus, como eu já tinha uma base completa do meu pai, foi muito mais fácil do que ter começado do zero.”
Para o deputado eleito, o principal problema do Maranhão é o desemprego, que diz pretender combater com projetos de promoção de cursos preparatórios e pré-vestibulares.
Fufuca avalia que é “desafio grande” ser o deputado estadual eleito mais jovem do Brasil. “De um lado tem aceitação do público jovem, do outro tem a desconfiança da pessoa com mais idade. Eu pretendo usar essa minha juventude e a minha disposição, junto à experiência do meu pai”, diz.
Do Blog do Décio