UJS no Maranhão: frustrada e bem menor…

23b987c6cf127f2977da24d0474fc4c8
UJS saiu do evento frustrada, sem força, desarticulada e bem menor…

A 3ª Conferência Estadual de Juventude do Maranhão teve uma programação intensa e após dois dias de intenso debate mostrou um fato bastante evidente: o enfraquecimento da União da Juventude Socialista – UJS. Para quem não sabe a UJS é o segmento jovem do PCdoB, que por estarem no comando do Executivo achavam que  poderiam dar as cartas na política de juventude, como se eles tivessem qualquer participação ativa na história recente do segmento.

Tem digitais da UJS as 20 entidades frustradas que entraram com uma ação na 2ª Promotoria da Infância e Juventude de São Luís no intuito de barrar a nomeação do Conselho Estadual de Juventude – CEJOVEM, simplesmente porque não conseguiram eleger nenhum conselheiro.

O fato se repetiu e a pequenez da UJS foi vista durante toda a Conferência, já que o roteiro armado pelo governo era garantir que os jovens do PCdoB pudessem aparecer e fazer bom uso da estrutura da máquina estadual. Aos gritos, o coral estava ensaiado para tentar mostra força, mas os protestos comandados por dezenas de jovens mostraram que os afoitos não teriam vez.

Durante o evento perderam no critério de eleição delegados e foram esmagados na formação da Comissão Eleitoral. Para coroar a decepção, a UJS desmotivada e desmobilizada não conseguiu eleger nenhum delegado para a etapa nacional, ou seja, a juventude do partido do governador saiu da Conferência bem menor que entrou.

Triste coincidência ou não a Secretária Tatiana Pereira encerrou a Conferência sem nenhum adjunto, sem o apoio dos “camaradas”  e quis o destino que fosse aplaudida justamente pelos jovens do Fórum Estadual de Juventude. Será que a UJS terá coragem de pedir a anulação da Conferência organizada pelo próprio governo? Será que o Dr Márcio Tadeu vai usar o Ministério Público para recomendar que seja assegurada vaga aos que não se elegeram?

Perderam em todas as votações e como não sabem perder, se retiraram do evento destilando arrogância e prepotência por todos os poros. A militância do PCdoB fracassou e mais uma vez tiveram que provar do próprio veneno. Sairam do evento ao som de “Alma lavada, a UJS não fez nada”.

Chegaram a achar que seriam protagonistas, mas tiveram que se contentar com o satus de mero coadjuvantes… simples assim!

2 thoughts on “UJS no Maranhão: frustrada e bem menor…

  1. A 3ª Conferência Estadual de Juventude, serviu para mostrar ao governador que existem outras juventudes no Maranhão. E que o Fórum Estadual de Juventude é legítimo, bem como o processo de eleição do Conselho Estadual de Juventude. Se as instituições não conhecessem a dinâmica do FEJMA, não teriam feito adesão no dia da eleição para votação do Conselho. Se não o fizeram antes, é porque tinham outros interesses prioritários, pois isso mostra que elas sabiam e tinham conhecimento do FEJMA, mas não davam importância para o espaço constituído das juventudes maranhenses. São Luís, mesmo tendo mais delegados, mostrou para os/as demais delegados/as que o Maranhão sairia vitorioso com a representatividade das diversas regionais na 3ª Conferência Nacional de Juventude. #RespeiteaJuventude
    #PossedoCEJOVEM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *