UFMA oferece vagas para Especialização em Coelho Neto

NEWSc0d288282b

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMA abre inscrições para processo seletivo para o curso de Especialização em Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar. O curso está sendo oferecido pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da UFMA, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC).

O curso será realizado na modalidade a distância em 420 horas, divididas nas seguintes disciplinas: Sistema de gerenciamento de aprendizagem “moodle”; História e cultura africana; Presença africana na formação cultural brasileira; Construção do pensamento sobre o negro no Brasil; Movimento social negro e luta antirracismo no Brasil e Maranhão; Territórios negros contemporâneos; Práticas educativas de inclusão étnico-racial; Introdução à Metodologia do Trabalho Científico; e Oficina de TCC. As atividades serão online no Ambiente Virtual de Aprendizagem, complementadas por atividades presenciais nos polos de Humberto de Campos, Nina Rodrigues, Caxias, São Luís e Coelho Neto. A proposta formativa da especialização tem como característica a abordagem das relações étnico-raciais por meio das perspectivas nacionais e regionais.

No Pólo de Coelho Neto serão oferecidas 30 vagas no curso que será realizado através do pólo presencial da UAB no município.

A especialização é destinada a portadores de diploma de graduação que atuem como profissionais da Educação na educação básica, no âmbito dos sistemas públicos e privado, da educação popular e comunitária, em movimentos sociais e/ou em projetos educativos de educação étnico-racial.

O processo de avaliação compreenderá uma única fase constituída de prova escrita de ensino e análise de currículo. O curso possui 30 vagas em cada polo, segundo categorias específicas, discriminadas no Edital. As inscrições estarão abertas até 12 de dezembro de 2014 pessoalmente ou por procuração – com firma reconhecida – nos polos de Apoio Presencial da UAB; pela internet, através do endereço eletrônicowww.nead.ufma.br/cacen; ou pelos Correios, via Sedex.

A prova escrita, etapa eliminatória do processo seletivo, acontecerá no dia 17 de janeiro de 2015, no horário das 8h às 12h, no Polo de Apoio Presencial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *