TIA CARMINHA: 30 ANOS DE HISTÓRIA EM COELHO NETO

TIA CARMINHA: 30 ANOS DE HISTÓRIA EM COELHO NETO


Professora Maria do Carmo dos Santos ou Tia Carminha: 30 anos de serviço prestado a Coelho Neto
Há exatos 30 anos atrás a Professora Maria do Carmo dos Santos, carinhosamente conhecida como Tia Carminha chegava a Coelho Neto. Natural de Recife-PE, formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco e em Marketing pela Sociedade Recifense de Ciências Humanas da qual foi aluna laureada, é Especialista em Pedagogia e Administração Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. 
Chegou a Coelho Neto no dia 29 de abril de 1983 para trabalhar como Diretora da Escola Maria Regueira dos Santos, cargo que ocupou durante exatos 14 anos. A escola que até a sua chegada era exclusiva para os filhos dos funcionários do Grupo João Santos, passou a aceitar em seu quadro discente os alunos que fossem aprovados no exame inicial, após ser sensibilizada pelo grande número de alunos que desejavam estudar na melhor escola da cidade.
Ela permaneceu na instituição até 1997, quando foi convidada para ser a Secretária de Educação do município no primeiro ano da gestão da ex-prefeita Márcia Bacelar. É funcionária aposentada do Governo do Estado, após diversos anos como professora, tendo atuado como professora de Filosofia e Sociologia do Centro de Ensino José Sarney.
Alunos da Escola Espírita Maria de Nazaré durante aula de artes: instituição é referência no município e região

Demonstrando o seu autêntico amor por Coelho Neto, aqui fixou residência definitiva e no dia 09 de fevereiro de 1998 fundou a Escola Espírita Maria de Nazaré, para continuar contribuindo com uma educação de qualidade e em 15 anos a instituição cresceu e se consolidou no seu segmento como uma das melhores da cidade.

Além do seu trabalho na educação, Tia Carminha que preside a Seara Espírita Colina de Luz realiza ainda relevante trabalho de cunho social na distribuição de bolsa escolar, enxoval para mães carentes, cestas básicas, além de cumprir com os deveres cristãos na visita aos presos para levar uma palavra de conforto.
Em 2004, foi candidata a vice-prefeita na chapa de Solón Silva e embora não conseguindo êxito, os dois veteranos na política obtiveram exatos 6.118 votos. Na cidade ela ainda foi membro do Conselho da Memória de Coelho Neto e Coordenadora dos Cursos de Período Especial da Universidade Estadual de Piauí-UESPI. 

Para coroar o reconhecimento de sua dedicação, a Câmara de Coelho Neto através do Decreto Legislativo nº. 08 de 16 de abril de 2001 decidiram através de um projeto do então vereador Pino, conceder a professora Maria do Carmo dos Santos o Título de Cidadania Honorária Coelhonetense, pelos relevantes serviços prestados ao município.

Título de Cidadania concedido pela Câmara Municipal a Professora Maria do Carmo dos Santos

Nosso blog jamais poderia deixar passar despercebida essa data tão importante e de alguém tão importante. Maria do Carmo ou Tia Carminha faz parte da história recente de nossa cidade e os frutos de seu trabalho estão a olho nu para quem quiser ver. Esse blogueiro tem a honra de dizer que foi ela minha primeira chefa e através dela que consegui boa parte dos conhecimentos profissionais que tenho hoje. A Ela nossa permanente homenagem e o desejo de muita saúde para continuar contribuindo com a cidade de Coelho Neto. Aplausos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *