SOUSA NETO, UM SECRETÁRIO E TANTO

SOUSA NETO, UM SECRETÁRIO E TANTO

Assim como ocorre na esfera federal, a grande preocupação que ronda a cabeça dos governadores de Estado ao desincompatibilizar funcionários do 1º. escalão para concorrer às eleições são os sucessores. Técnicos ou Políticos? Secretários na maioria das vezes políticos e sem perfil técnico algum para ocupar as pastas, sucumbem à administração por não saberem as “encruzilhadas” da gestão pública. Os mais espertos se protegem na aba de grandes técnicos e os mais teimosos preferem arriscar numa experiência que acaba sendo desastrosa.

A Governadora Roseana Sarney-PMDB pecou muito ao encher as secretarias de estado de candidato para as próximas eleições. Tudo bem que parte dessa composição é do jogo político, mas prejudicou em demasia a celeridade da máquina estatal. Muitos desses deputados e ou candidatos que ocuparam as secretarias “esqueciam” de fazer o papel do Estado enquanto ente federativo e se preocupavam apenas em pedir votos ou pressionar os prefeitos dos municípios em benefício próprio. A grande dúvida era com respeito a quem assumiria os cargos com a saída dos titulares, mas do que isso era saber como era o perfil destes.

A Secretaria de Estado de Esporte e Juventude não deixa de ser peça de fundamental importância no tabuleiro da máquina do Estado, como ferramenta de poder de fogo e de voto, claro. Daí o porquê de tantos estarem de olho nela. Vários nomes ao longo desse tempo foram cogitados, mas um em especial despertou a atenção de uns e o olho grande de outros. Para alguns, um dos motivos que fizeram o jovem Sousa Neto (foto) de Santa Inês ser o escolhido, foi à simpatia e proteção do todo poderoso Fernando Sarney, irmão da governadora. Mas esse argumento só não basta, e, mas cedo ou mais tarde o que se diz aqui será confirmado.

Sousa Neto tem perfil sereno e calmo. Quem já foi atendido pelo jovem secretário sente a diferença e percebe que por lá as políticas públicas são prioridades. Prefeitos que pisaram na principal sala da SESPJUV sentem desejo de voltar. Distinção é uma das armas para a conquista e isso Sousa Neto sabe fazer muito bem. Para o Prefeito de Afonso Cunha José Leane, encaminhou solução para as demandas da área do esporte, mas solicitou do Prefeito que as políticas de juventude também sejam prioridades, sinal de que o interesse é realmente priorizar os desportistas e a juventude do Estado.

Mas do que um gentleman Sousa Neto consegue ser ágil, fato raro nos organismos públicos que na maioria das vezes preferem ser burocráticos. Sem sombra de dúvidas o jovem já entrou na galeria dos grandes nomes dessa nova gestão de Roseana. Se pudesse parafrasear o Presidente dos EUA Barack Obama diria: Sousa Neto é o cara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *