SOLINEY: MAIS UM DESAFIO PARA A BIOGRAFIA

SOLINEY: MAIS UM DESAFIO PARA A BIOGRAFIA


O Prefeito de Coelho Neto Soliney Silva-PSD foi empossado recentemente no cargo de vice-presidente da Federação dos Municípios do Maranhão – FAMEM. A capacidade de dialogar durante todo processo que antecedeu as eleições da entidade representativa dos prefeitos foi mais uma mostra da maturidade política do mandatário que tem uma das biografias mais respeitadas do Maranhão. 
Empresário, nascido em 08 de setembro de 1970, em São João do Piauí-PI, iniciou sua carreira política em 1992, como vereador de Coelho Neto. Em 1994 foi eleito Presidente da Câmara Municipal e em 1998 deputado estadual pela primeira vez, sendo o mais jovem do parlamento.
Sempre com votação crescente, foi eleito consecutivamente para mais dois mandatos no parlamento estadual onde se destacou como voz firme em defesa do povo mais humilde de nossa terra e em defesa dos valores da honestidade e da decência pública. Foi membro da mesa diretora da Assembléia Legislativa, líder do governo e presidente de diversas comissões permanentes daquela Casa, dentre as quais a CPI do Crime Organizado, que desbarateou dezenas de quadrilhas em todo o Estado.
Na sua última eleição de deputado estadual, em 2006, obteve 9.998 votos em Coelho Neto dos 51 mil votos que o tornaram o quinto deputado estadual mais votado do Maranhão, oportunidade em que se consagrou como uma dos deputados mais respeitados do Estado.
Foi condecorado com o Título de Cidadão Maranhense pela Assembléia Legislativa do Maranhão e homenageado pelo então Governador do Piauí Mão Santa com a Comenda da Ordem Estadual do Mérito Renascença.
Em 2008, disputou pela terceira vez a Prefeitura de Coelho Neto, onde foi eleito com 13.952 votos na maior votação da história da cidade que pôs fim ao domínio de 12 anos da família Bacelar.
Durante o mandato colocou como prioridade ações nas áreas de infra-estrutura, educação e saúde como prioridade. Em 3 anos e meio a frente do Executivo foi condecorado com o Prêmio JK como um dos melhores prefeitos do Maranhão, foi destaque no ID-SUS como a 5ª. Saúde mais bem avaliada pelo Ministério da Saúde, recebeu o Selo Suas, em reconhecimento as ações na área da Assistência Social, na Educação um dos municípios que mais cresceram na última avaliação do IDEB e foi premiado com o Selo UNICEF – Município Aprovado em reconhecimento as ações desenvolvidas na área da criança e do adolescente.
Em 2012, filiado ao PSD, disputou novamente o mandato de Prefeito numa ampla coligação formada por 08 partidos onde foi reeleito com 55,93% dos votos, ou seja, 13.335 votos. Soliney é casado com Mara Suely Almeida e Silva e pai de Marcelo Henrique, Bruno José e Soliney Filho.
A eleição do Prefeito de Coelho Neto para a diretoria da FAMEM é mais uma conquista na biografia dele que é um dos políticos mais promissores do Estado na atualidade. Sua experiência como legislador, membro de importantes comissões da Assembléia Legislativa e seu forte poder de articulação será sem dúvida alguma utilizado em favor de uma entidade independente e com defesa permanente do municipalismo forte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *