SERIA CÔMICO SE NÃO FOSSE…

SERIA CÔMICO SE NÃO FOSSE…
Com essa onda de Ficha Limpa, cresceram no país a movimentação em torno do combate a candidatura de políticos com problemas na justiça, mas isso não nasceu ontem. As discussões em torno não só desse tema, mas da corrupção na política em si, vem de priscas e amadurece ainda mais a visão do eleitor que precisa ver nascer uma nova geração de políticos. Dentro desse viés, cobrar ao gestor a transparência nos gastos públicos, também aparece como um instrumento para fortalecer essa ação.

Em Coelho Neto essa discussão chegou e o que é melhor pelas mãos da juventude. Na manhã do último sábado (03), o carro de som nas ruas anunciava um movimento na Praça João Santos para fundação da Associação dos Filhos e Amigos de Coelho Neto, organizado por uma entidade denominada Força Tarefa Popular, que tem como papel, uma articulação de entidades da sociedade civil e cidadãos com objetivo de combater a corrupção através da ativa participação popular. Para o evento era anunciado a presença de gente ilustre como do renomado médico Benjamim Pessoa Vale, um dos maiores, senão o maior neurocirurgião do Piauí. Puxando uma movimentação pelas ruas, uma galera pra lá de animada, com motos, carros, buzinaço movidos pelo ideal da juventude em querer mudar o mundo.

Antes da realização do evento, os curiosos começavam a chegar interessados em saber quem ia falar e o que ia se falar ali, já outros aguardavam empolgados o show musical que aconteceria após o término da parte protocolar do evento. Quando começou, vários discursos efusivos em torno do tema da corrupção foram ouvidos e a entidade que até então acabara de nascer surgia com a tarefa de cobrar a transparência tanto do Legislativo quanto do Executivo. Cobranças dessa natureza partir do público juvenil é pra lá de gratificante, é saber que o jovem conseguiu despertar, mas do que isso, saber que pode contribuir e muito para melhorar a sociedade que ai está.

No entanto algo confundiu a cabeça de muitos dos presentes: a presença de alguns políticos tupiniquins no evento. Não que os políticos não pudessem participar, mas se torna inaceitável justamente o falso moralismo de alguns que tiveram a coragem de discutir sobre o tema. Muitos dos que ali estavam e que empunhavam a bandeira da transparência, nunca se tornaram conhecidos durante o período que estiveram na vida pública divulgando e muito menos cobrando transparência de quem quer que seja. Muitos hoje se utilizam do ostracismo político em que estão, para apontar o dedo na cara do Prefeito e dos atuais Vereadores para cobrar transparência. Ora, me comprem um bode! Questionar que a Prefeitura pague o aluguel da Casa de Saúde e Maternidade por exemplo, é no mínimo patético, considerando a necessidade daquele equipamento e considerando ainda outros “objetos” que a Prefeitura de Coelho Neto também já alugava em outros carnavais e que essas mesmas pessoas nunca questionaram. Os maiores problemas apontados nas prestações de contas da ex-Prefeita Márcia Bacelar-PSB, rejeitadas pelo TCE, poderiam ter sido evitadas, se muitos dos vereadores da época de fato tivessem feito o papel de agente fiscalizador, como não fizeram naquela época, resolveram questionar dos atuais ocupantes dos dois poderes e de uma hora para outra se transformaram em Sassá Mutema – O Salvador da Pátria… Me comprem uma cabra!

Os jovens que encabeçaram essa luta merecem nosso respeito e nossa consideração, mas não devem deixar que o movimento seja maculado pela presença daqueles que já tiveram grandes oportunidades de fazer essa fiscalização e não fizeram. Muitos desses tentarão utilizar o movimento para aumentar a disputa e o revanchismo político dos dias atuais. Os jovens tem ficha limpa e carta branca para questionarem, já os políticos com história e fichas sujas, esses não tem respaldo algum. Se minha avó fosse viva diria: quem tem rabo de palha não passa perto do fogo. Seria cômico se não fosse trágico!!!

3 thoughts on “SERIA CÔMICO SE NÃO FOSSE…

  1. eita samuel pensei que fosse só eu que tivesse observado aquela falsidade… gente com carinha de santo mas que no fundo não passam de um bando de lobo em pele de cordeiro… fora cambada!!!

  2. OH! MEU DEUS A GENTE VER CADA COISA DEPOIS QUE O SOLINEY ENTROU TODO MUNDO QUER SER SANTO. VAO PROCURAR O QUE FAZER GENTE AGORA SOU EU QUE DIGO DEIXA O HOMEM TRABALHAR EM PAZ!

  3. parabens a iniciativa da associação, q independente de quem esteja no governo,exercera o papel d cidado para fiscaliza-lo , agora o ruim foi ter q aturar aquele ex politico no palanque !!! viva a juventude, pq nos sim sabemos fazer politica honesta !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *