Secretário Assis Filho ministra palestra sobre ID Jovem na Marcha dos Vereadores em Brasília

O secretário nacional de Juventude, Assis Filho, ministrou na manhã desta quarta-feira (26/04), uma palestra sobre o programa ID Jovem para centenas de vereadores que participam da XV Marcha dos Vereadores. O encontro acontece no Centro de Eventos e Treinamentos (CET) da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), em Brasília (DF), e vai até quinta (27/04).

Assis falou  sobre as Políticas Públicas para a Juventude, em especial sobre o ID Jovem, e ressaltou de que forma os vereadores de todo o País podem fortalecer essa importante política pública para a juventude. O secretário lembrou que foi vereador em Pio XII, cidade do interior do Maranhão. “Vamos empoderar os prefeitos e os vereadores com a interiorização do ID Jovem, levando as políticas públicas de juventude à população que mais necessita, que são os jovens de baixa renda nos municípios”.

A mesa da palestra sobre as Políticas Públicas de Juventude foi composta por jovens vereadores, pelo deputado estadual do Maranhão Roberto Costa (PMDB) e pelo presidente da Câmara de Vereadores de Bacabal (MA), Edvan Brandão (PSC). “O ID Jovem está previsto no Estatuto da Juventude que é resultado de anos de luta. Os vereadores podem levar cultura e mobilidade urbana ao jovem de baixa renda com esse programa”, afirmou o deputado Roberto Costa.

Para popularizar o programa, a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) está promovendo a Caravana do ID, levando facilitadores aos estados e municípios brasileiros para capacitar gestores de juventude e dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS). “Vocês (vereadores) podem chamar o coordenador do ID Jovem no seu estado que a nossa equipe vai até o seu município e faz o lançamento, o acompanhamento e ajuda na fiscalização do programa, porque o ID Jovem só vai chegar a quem realmente precisa, lá na ponta, com a parceria dos municípios e dos vereadores”, explicou Assis.

A Marcha dos Vereadores é promovida pela União dos Vereadores do Brasil (UVB) com o objetivo de capacitar, qualificar e proporcionar ao vereador uma participação efetiva em suas comunidades, bem como, propor uma visão municipalista de temas importantes para serem aplicados em projetos para a população.

Texto: Ascom/SNJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *