Secretaria de Saúde promove ação de conscientização sobre a hanseníase em Duque Bacelar

Secretaria de Saúde promove ação de conscientização sobre a hanseníase em Duque Bacelar

A Secretaria Municipal de Saúde de Duque Bacelar está intensificando às ações de orientação em alusão ao Janeiro Roxo, mês de conscientização sobre a hanseníase. A iniciativa de relacionar o mês a uma cor tem o objetivo de chamar a atenção para o tema e esclarecer à população sobre sintomas, prevenção e tratamento.

No povoado Mocambo Velho a Equipe de Saúde São Francisco realizou palestras com a entrega de material informativo, avaliação de machas suspeitas  e também a colaboração do grupo das Luluzinhas, onde o educador físico realizou antropometria e alongamentos, além de ações de saúde bucal.

A comunidade do povoado Olho D’água também recebeu as ações da campanha realizadas pela Equipe de Saúde da Família Santa Clara. De acordo com a secretária Kamila Santana, a prefeitura tem garantido todo apoio necessário para que ações como essas possam ser realizadas tanto na zona urbana quanto na zona rural.

O Ministério da Saúde alerta que quanto mais cedo diagnosticar a hanseníase, mais cedo a pessoa poderá ser tratada, e assim evitar sequelas. A doença tem cura e o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza gratuitamente do diagnóstico ao tratamento.

Do Blog do Raphael Duarte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *