ROSEANA E RICARDO ENTREGAM NOVOS LEITOS DO HCM

ROSEANA E RICARDO ENTREGAM NOVOS LEITOS DO HCM
A governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, inauguram, nesta segunda-feira (21), o segundo andar, totalmente reformado, do Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira (HCM). Serão mais 38 vagas de internação à disposição dos maranhenses, 25 para clínica médica e 13 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta, aumentando para 186 o número de leitos de UTI na rede estadual de saúde.

Com a abertura do segundo andar, o HCM passará a dispor de 42 leitos de UTI, 25 leitos de unidade semi-intensiva e 113 leitos de clínica médica, aumentando, assim, a oferta não só de vagas em UTI, mas também de enfermarias da rede de saúde pública do Maranhão.


Para humanizar o atendimento, o segundo andar do HCM dispõe de enfermarias com apenas dois leitos em cada uma, separadas por cortinas, para preservar ao máximo a individualidade dos pacientes e acompanhantes.

As camas elétricas possibilitam ao usuário ou familiar definir altura e regulagem dos movimentos sem necessitar de ajuda, por ser tudo automatizado. Em cada uma das enfermarias foram instalados banheiros adaptados com barras de apoio para evitar quedas, bem como aparelhos sanitários para usuários com algum tipo de deficiência.

Na UTI, 12 leitos dividem o espaço comum e um está destinado a pacientes que necessitem de isolamento. Equipamentos modernos como ventiladores mecânicos e monitorização de ponta estão à disposição dos pacientes e equipe médica.


Além do HCM, o Hospital Materno Infantil de Imperatriz, o Hospital Regional de Presidente Dutra, o Hospital Tarquínio Lopes Filho (Geral), o Hospital Infantil Juvêncio Matos e as maternidades Benedito Leite e Marly Sarney também dispõem de leitos em UTIs, além dos 20 leitos contratados em hospitais particulares de Imperatriz. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) também implantou na rede estadual 79 leitos de semi-intensiva.

HCM

Com cinco andares, o HCM passa, pela primeira vez desde que foi inaugurado há 30 anos, por uma ampla reforma que começou em 2010. Mesmo em obras, as atividades da unidade de saúde nunca foram paralisadas. Para tanto, a reforma foi planejada para ser feita em etapas, sendo que parte do térreo, o terceiro e o quinto andares daquela casa de saúde já foram inaugurados e estão em pleno funcionamento.

No térreo estão funcionando duas UTIs, uma pediátrica com cinco leitos, outra adulta de 11 leitos, além do serviço de imagem como tomografia, ecocardiograma e ultrassom, e o setor de nefrologia. No primeiro andar está localizada a administração do hospital e no terceiro andar estão instalados 25 leitos de Unidade Semi-intensiva e 13 de UTI.

Do Portal do Governo do Maranhão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *