ROSÁRIO LEAL RECEBERÁ TÍTULO

ROSÁRIO LEAL RECEBERÁ TÍTULO

A Secretária de Assistência Social e Segurança Alimentar Rosário Leal (foto), tem motivos de sobra para encarar o final de semana pelo melhor prisma. Explica-se: É que o Projeto de Decreto Legislativo nº. 07, de 28 de setembro, de autoria do Vereador Edvaldo Alves (Val) e assinado pelos Vereadores Fernando Couto, Lucinete Gonçalves, Antonio Pires, Antonio Alves, Luiz Ramos, Mariano Crateús e Raimundo Oliveira concedeu à Secretária o Titulo de Cidadania Honorária Coelhonetense, conforme aprovado na sessão do dia 22 de outubro.

Segundo o próprio Val, a iniciativa do projeto se deve ao fato de reconhecer os relaventes serviços prestado ao município por essa profissional. “Rosário é uma profissional gabaritada e através do seu trabalho e dos seus projetos muitos dos coelhonetenses foram beneficiados. A homenagem é justa e merecida”, declarou o Vereador. Segundo correspondência encaminhada pelo Presidente da Câmara Mariano Crateús-PTB, a data de entrega do título ainda será informada.

Confira abaixo um trecho da justificativa que solicita a concecessão do Título a Rosário:

MARIA DO ROSARIO DE FÁTIMA NUNES LEAL, nasceu na cidade de Timon-MA. Filha de Raimundo Leal e Maria de Jesus Leal, tem ainda 09 irmãos. É mãe de Raimundo Leal Neto, jovem estudante de Administração de Empresas.

Formada em Geografia pela Universidade Federal do Piaui-UFPI e Pós-Graduada em Psicopedagogia pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada -INTA.

… A partir de 1997, Rosário passou a integrar a equipe da Prefeitura Municipal de Coelho Neto com a missão de implantar no município o mesmo trabalho desenvolvido no município de Timon-MA. Com muito êxito nessa tarefa, conseguiu implantar o Programa Viva-Produção, onde foi instalado o Conselho Municipal do Trabalho, foi elaborado o Diagnóstico Socioeconômico e o Plano Municipal de Geração de Trabalho e Renda de Coelho Neto. Nesse período foi possível ainda, elaborar o Projeto de Atendimento a Crianças e Adolescentes Carentes , para participar junto a Secretaria de Assistência Social do Ministério da Previdência e Assistência Social do 1º e 2º. Processo de Seleção de projetos para habilitação de entidades e organizações sociais prestadoras de serviços no âmbito do Programa Criança Cidadã, tendo conseguido o sexto e sétimo lugar no Estado do Maranhão.

O trabalho desenvolvido em Coelho Neto, garantiu sua participação em todas as discussões no processo de descentralização da Assistência Social a nível estadual e nacional, a criação do Conselho e Fundo Municipal de Assistência Social, a elaboração do Plano Municipal de Assistência Social, propiciando a municipalização da Assistência Social do município.

passou a planejar e elaborar projetos para todas as secretarias de governo. Em março de 2006, assumiu a Secretária Municipal de Assistência social, acumulando as duas funções e os seguintes cargos: Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, membro efetiva do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Vice-Presidente e sócio-fundadora do Movimento de Mulheres de Coelho Neto e Coordenadora Geral do núcleo gestor do Plano Diretor Participativo. Como Articuladora Municipal, garantiu ao município o prêmio Programa Selo UNICEF Município Aprovado por duas vezes o Programa Prefeito Amigo da Criança, funções que lhe permitiram ser a indicada pelo Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Maranhão-COEGEMAS para ser avaliadora dos projetos sociais da Fundação ITAÚ, no prêmio Itaú/UNICEF. Foi ainda membro da Comissão Intergestora Bipartite-CIB do Maranhão e membro da diretoria do Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social-COEGEMAS.

Em 2009 assumiu as funções de Secretária Municipal de Planejamento e Convênios da Prefeitura de Afonso Cunha e Secretária Municipal de Assistência Social de Duque Bacelar.

Recentemente a convite do Prefeito Soliney Silva, retornou ao comando da Secretaria Municipal de Assistência Social de Coelho Neto. Exerce ainda as funções de Secretária Municipal de Planejamento e Convênios de Afonso Cunha, Assessora de Planejamento da Prefeitura de Duque Bacelar, membro da Comissão Intergestora Bipartite do Maranhão e Presidente do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Maranhão.

Ao assumir novamente a Secretaria de Assistência Social de Coelho Neto (cargo que ocupa pela terceira vez), Rosário Leal iniciou mudanças consideráveis na sua pasta, dentre as quais a exemplo do que já acontece no estado, a inserção da política de Segurança Alimentar junto à política de Assistência Social. Além disso, foi realizado a Conferência Municipal de Assistência Social e a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a revitalização dos Conselhos da Assistência Social, a realização do Projeto Ação Global que reúne as ações das demais secretarias de governo, a reimplantação dos Projetos Roda Moinho e Adolescente Aprendiz e o pleito junto a CIB, para que o município seja habilitado na Gestão Plena da Assistência Social.

Desta forma, considerando não só o tempo que presta serviço, mas pelo muito que esta profissional tem contribuído para o nosso município nos diversos cargos públicos que ocupou e pelos inúmeros projetos que através de suas ações beneficiaram centenas de coelhonetenses ao longo dos anos, justifica conceder-lhe o Título de Cidadania Honorária, como forma de reconhecimento ao seu trabalho, aos serviços relevantes e a dedicação ao nosso povo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *