ROSÂNGELA DEFENDERÁ PLEITO DOS MUNICÍPIOS

ROSÂNGELA DEFENDERÁ PLEITO DOS MUNICÍPIOS


A Secretária de Saúde de Coelho Neto Dra. Rosângela Curado (foto) deve ser voz ativa e altiva na próxima reunião da Comissão Intergestora Bipartite – CIB, no que diz respeito ao atendimento dos pacientes do Maranhão pelo Piauí. Dra. Rosângela esteve presente na reunião com o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina Pedro Leopoldino, realizada no último dia 18, em que foi explanado a situação do acordo entre o Piauí para recebimento de pacientes do Maranhão.

Rosângela Curado ouviu atentamente a posição de alguns de seus colegas que como ela reconhecem a necessidade da parceria com Teresina e solicitaram seu apoio para que tal reivindicação fosse defendida com bastante ênfase na próxima plenária da CIB. Representante titular na vaga dos municípios da Gestão Plena, Dra. Rosângela deverá discutir todas as ponderações acerca da pactuação em que o Maranhão passa a ser signatário de um acordo e repasse ao Piauí os recursos referentes ao atendimento de pacientes de alta e média complexidades referenciados e contrarreferenciados pelos municípios.

Rosângela Curado é tarimbada quando o assunto é regionalização, se não fosse assim não teria como justificar todo o jogo de cintura que faz para que o município de Coelho Neto atenda pacientes de vários municípios da região. Mas essa experiência não é de hoje. Como Secretária de Saúde de Imperatriz, a segunda maior cidade do Estado, Dra. Rosângela enfrentou o mesmo desafio quando lá o município além de atender os municípios vizinhos do Maranhão, chegava a prestar atendimento também a municípios do vizinho estado do Tocantins.

O QUE É A CIB?

A Comissão Intergestores Bipartite, CIB, tão falada nessa matéria é o fórum de negociação entre o Estado e os Municípios na implantação e operacionalização do Sistema Único de Saúde, SUS. Como colegiado bipartite, a CIB é composta paritariamente por representantes da Secretaria de Estado da Saúde e por representantes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde, COSEMS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *