ROSÂNGELA AFIRMA: SAÚDE DE COELHO NETO AGORA VAI!

ROSÂNGELA AFIRMA: SAÚDE DE COELHO NETO AGORA VAI!

Desde que assumiu a Secretaria Municipal de Saúde de Coelho Neto, a dentista Rosângela Curado (foto) demonstrou sensibilidade, conhecimento de causa e, sobretudo disposição em mudar as coisas por aqui. Ex-gestora da Secretaria de Saúde de Imperatriz, desde a sua chegada, várias mudanças já podem ser vistas e aos poucos a política de saúde da microrregião de Coelho Neto vai se adequando as diretrizes determinadas pelo SUS. Em suas entrevistas na rede de TV local, a Secretária sempre disse que estaria aberta as denúncias e que jamais admitiria que os usuários da política de saúde fossem vítimas de maus tratos.

Pois bem, um blogueiro da região (mais do Piauí do que do Maranhão) fez uma matéria denunciando abusos e maus-tratos de uma médica do Hospital Municipal com uma paciente do povoado Cafundó, ocorrido no último dia 13. A dita reportagem foi levada a sessão da Câmara pelo vereador Américo de Sousa-PT e alvo de bastante discussão no parlamento. Fomos informados de que tão logo soube do fato, a Secretária de Saúde Dra. Rosângela Curado determinou que uma visita “in locu” fosse feita para constatar a procedência da denúncia. Imediatamente a Diretora Administrativa do Hospital Municipal Josélia Almeida e a Assistente Social da SEMUS Célia Cirqueira constataram que grande parte do que noticiou o blog de fato tinha ocorrido.

Enquanto a Comissão visitava a paciente de uma área quilombola, Rosângela Curado a essa altura já estava com a médica em sua sala apurando o outro lado da história e reafirmando que se a médica não tivesse nada haver com a história asseguraria a ela o direito de se defender onde fosse possível, no entanto se fosse comprovado o envolvimento da médica com a denúncia, ela seria demitida imediatamente. E foi isso que aconteceu. Comprovado que as denúncias tinham fundamento, a Secretária de Saúde exonerou a profissional de saúde do quadro médico do município.

Em conversa com Dra. Rosângela hoje pela manhã ela me assegurou que não vai admitir abusos, de quem quer que seja. “Não estou aqui para ser a justiceira e muito menos a salvadora da pátria, mas enquanto estiver na Secretaria não admitirei que os usuários da política de saúde sejam maltratados por ninguém. Antes os atendimentos aqui eram feitos por hospitais privados, hoje o quadro é outro, pela primeira vez temos um hospital com atendimento público. Alguns profissionais aqui estão mal acostumados a maltratar o povo e ainda não entenderam que as coisas mudaram. A visão humanizada do SUS não admite mais comportamentos dessa natureza. A paciente era de uma área quilombola, mas independente disso, minha orientação é que todos aqueles que procurarem a saúde de Coelho Neto sejam bem atendidos. É determinação do Prefeito Soliney que a Saúde deste município seja referência para o Estado e se tivermos que cortar na própria carne para que nossa voz se faça ouvir, vamos fazer. Gostaria de pedir ao povo que todas as vezes que se sentirem lesados, por favor, nos procure, teremos toda a disponibilidade para resolver qualquer problema. Se no passado, os profissionais de saúde tinham o hábito de maltratar o povo, está mais do que na hora de entenderem que esse tempo já passou. A demissão da médica deve servir de exemplo para os demais. Sem sombra de dúvidas, com a ajuda de Deus, o apoio do Prefeito Soliney e nossa determinação, a Saúde de Coelho Neto Agora Vai! finalizou a Secretária.

Depois dos esclarecimentos de Dra. Rosângela Curado uma pergunta fica no ar: Será que o Vereador Américo de Sousa e o blogueiro do Piauí comentarão sobre a atitude da Secretária com a mesma ênfase que denunciaram? Vale aguardar, mas com essa fica difícil acreditar que a coisa não vai. Te mete com a mulher!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *