Projeto “Mulheres Diretas” é implantado em Timon

O programa de capacitação ‘Mulheres Diretas’ teve hoje (02/03) sua aula inaugural, com cerimônia de abertura na Escola Mãos Dadas, local que sediará as aulas dos cursos. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Timon, por meio da parceria entre Coordenadoria Municipal de Direitos e Defesa da Mulher (COMDIM), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e do Turismo (SEMDEST) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES).

Durante a abertura, foram entregues os kits específicos para os cursos de mecânica, marcenaria e metalurgia para as 225 alunas. Quem não pode comparecer receberá o material em sala de aula. Participaram do evento o prefeito Luciano Leitoa, secretários municipais envolvidos no projeto, o presidente da Associação Daniel Comboni: Escola Mãos Dadas, Pe. Diniz, além de alunas, professores e outros envolvidos no projeto. A cerimônia de abertura contou com duas apresentações de balé de alunas da Escola Mãos Dadas.

O secretário de Desenvolvimento Social, Saney Sampaio, falou da importância do curso. “Há trinta anos, já se percebia a importância de se investir na mulher e a necessidade de direcionar políticas públicas para elas, porque o homem acaba muitas vezes não se fixando e nesses casos quem se torna, efetivamente, o chefe da família é a mulher”, afirmou o secretário, que finalizou agradecendo a oportunidade de selar essa parceria da SEMDES com o projeto.

De acordo com o secretário da SEMDEST, Victor Hugo Almeida, a realização do Mulheres Diretas, que é financiado pela Presidência da República através da Secretaria de Políticas para as Mulheres, converge com as políticas que a Prefeitura de Timon tem se empenhado em realizar. “A SEMDEST, a COMDIM e a SEMDES se empenharam na busca de recursos que pudessem viabilizar esse projeto, especialmente com a implantação do Parque Empresarial, onde a qualificação profissional será essencial para que estas mulheres sejam inseridas nas oportunidades criadas”, destacou Victor Hugo, acrescentando que já existem 42 pedidos de empresas para se instalar no parque.

O prefeito Luciano Leitoa parabenizou todas as mulheres presentes pela força de vontade diante da dificuldade em iniciar um curso sendo chefes de família e terem todas as responsabilidades da casa. “A maioria das mulheres que estão aqui tem filhos e é a matriarca da família e sabemos que não é fácil. É importante a participação delas nesse curso para que possam encontrar oportunidades de emprego. Estamos muito otimistas e a perspectiva é muito boa em relação às empresas que estão vindo para Timon e à geração de empregos que elas vão trazer, as oportunidades são as melhores para quem realmente corre atrás. Desejamos boa sorte para que possam aproveitar bastante o curso e todo esse sacrifício vai valer a pena”, destacou Luciano.

As irmãs Talyene e Talyne Prereira da Silva inscritas no curso de marcenaria buscam emprego e viram no curso a oportunidade de se qualificar para assim conseguir uma vaga de trabalho. “Nós estamos procurando emprego faz algum tempo e quando soubemos do curso nos interessamos”, afirmou Talyne.

Projeto Mulheres Diretas

O Projeto Mulheres Diretas consiste na capacitação de mulheres da cidade de Timon por meio de qualificação nas áreas de mecânica, metalurgia e marcenaria e visa inserir no mercado de trabalho 30% das alunas. O objetivo principal é promover a capacitação de mulheres de baixa renda, preferencialmente chefes de família oportunizando a inserção dessas mulheres no mercado de trabalho de predominância masculina.

Da Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *