Presidente Marcos Tourinho presta contas de participação na Marcha de Vereadores em Brasília- DF

Presidente Marcos Tourinho presta contas de participação na Marcha de Vereadores em Brasília- DF

O presidente da Câmara Marcos Tourinho (PDT), utilizou a palavra no Grande Expediente da sessão da última segunda (29), para fazer uma prestação de contas da participação dele e de uma comitiva de vereadores a Brasília – DF.

Acompanhado dos vereadores Rafael Cruz – MDB, Camilla Liz – Pros, Wilson Vaz – Avante, eles participaram da 18ª Marcha de Vereadores, organizada pela União de Vereadores do Brasil – UVB em que participaram mais de 5.000 (cinco mil) vereadores de todo o país.

Dentre os temas abordados no evento estavam o Pacto Federativo, a Reforma da Previdência, dos Portais das Transparências, das Prestações de Contas das Câmaras Municipais, além da PEC da unificação das eleições.

AGENDAS

O presidente destacou as visitas que teve nos gabinetes de membros das bancadas maranhenses, como o do deputado federal André Fufuca – PP e do senador Weverton Rocha – PDT. 

Ele destacou que tratou de diversas questões relacionadas a cidade, como ajuda de custo do Estado para a manutenção da UPA, o asfaltamento de ruas da cidade e a entrega do Mercado Municipal, ações prometidas pelo governador Flávio Dino (PCdoB) durante a campanha eleitoral.

PARCERIA

Na visita ao gabinete do deputado Aluísio Mendes – PMN (deputado votado pelo vereador Wilson Vaz), os parlamentares conseguiram notícia boa para a cidade. Na oportunidade, Mendes garantiu que nas suas emendas no segundo semestre asseguraria uma patrulha mecanizada e dois poços artesianos para o município.

FAKE-NEWS DAS DIÁRIAS

Sobre as diárias do evento, Tourinho desmentiu factoides plantados sobre uma suposta farra de diárias. Explicou que mesmo estando 06 (seis) dias a serviço, foram dispensadas aos vereadores participantes apenas 02 diárias, cabendo a cada um deles o complemento dos gastos da viagem, já que as duas diárias não pagaria as passagens, traslado e hospedagem na capital federal.

Esclareceu que as diárias para zona rural foram implantadas na Câmara no ano de 2001 e mesmo assim, na gestão dele não havia sido liberada uma diária sequer para esse fim, atribuindo as falácias sem provas em ilações politiqueiras com a missão de apenas criar um desgaste ao parlamento.

APARTES

Apartearam o discurso os vereadores Rafael Cruz, Osmar Aguiar (PT), Camilla Liz e Ricardo Chaves. 

CRUZ destacou o ineditismo da participação dos vereadores de Coelho Neto em um evento nacional e criticou as críticas infundadas em torno da participação dos edis no evento. AGUIAR destacou a importância da prestação de contas, da participação no evento, no aperfeiçoamento do processo de escolha nos próximo eventos e defendeu que as condições para que o vereador exerça seu mandato é necessária.  LIZ parabenizou o presidente pela oportunidade dada aos vereadores de participarem do evento e esclareceu que a escolha para a ida dos vereadores ao evento não se deu pela vontade de Tourinho, mas nasceu a partir de um evento em Duque Bacelar onde além do presidente estava ela e os vereadores Luiz Ramos, Osmar Aguiar, Júnior Santos, Mohabe Branco e Vaz. Na oportunidade foi suscitado a possibilidade de participação do evento e o presidente antecipou que a Câmara não poderia assumir toda a despesa, mas que seria disponibilizado duas diárias, logo quem tivesse condições de assumir os outros custos que se manifestassem. CHAVES parabenizou os vereadores pela participação no evento e fez referência ao vereador Vaz pela atitude do deputado federal Aluísio Mendes em destinar recursos para o município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *