Prefeitura de Timon participa de reunião do plano de ação integrado da Ride

prefeito-luciano-leitoa-em-reuniao-da-ride-3193

O Prefeito de Timon, Luciano Leitoa, participou nesta terça-feira (21), de uma reunião no Palácio da Cidade, em Teresina-PI, sobre a apresentação do Plano de Ação Integrado Sustentável da Ride (Rede Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina). Também estiveram presentes o prefeito teresinense Firmino Filho, o Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão de Timon (Semplan), Sebastião Carlos, demais prefeitos e representantes dos municípios que compõem a Ride.

O Plano vem sendo elaborado desde abril de 2013 por empresa licitada por meio da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) e será lançado oficialmente no dia 25 de novembro com a presença do Ministro da Integração. O objetivo da reunião é que todos conheçam o conteúdo do Plano para alinhamento final e reajustes, antes do lançamento oficial.

Na oportunidade foi apresentado detalhes do Plano e todo o processo de elaboração, que ocorreu por meio de audiências públicas, oficinas de mobilização, capacitação, visitas técnicas aos municípios e às secretarias municipais. Em Timon, a Semplan monitorou o trabalho técnico e forneceu os dados solicitados pelos consultores.

De acordo com Sebastião Carlos, por conta da Ride, Timon será contemplada no setor de mobilidade urbana, infraestrutura viária, e construção de duas pontes: uma ligando Timon à zona Norte de Teresina, através da Avenida Alameda Parnaíba e outra que fará conexão entre Timon e a zona Sul, próximo ao Polo Empresarial da capital piauiense. Também está prevista a extensão do metrô de Teresina até Timon, além de outras políticas de transportes públicos, arranjos produtivos e agricultura familiar.

“Esse Plano traçou o diagnóstico de cada município com suas demandas, tanto de políticas públicas como sociais e potencialidades também. A execução é imediata e para isso os recursos já estão previstos no orçamento 2015″, explicou Sebastião Carlos.

O Plano de Ação Integrado Sustentável da Ride tem validade de 20 anos. É formado por oito linhas estratégicas de ação compostas por 12 programas, hierarquizados de acordo com o grau de importância, que resultaram em 33 linhas de ação em setores como saneamento básico, saúde, transporte, moradia, água, assistência social, arranjo produtivo local, mobilidade urbana, entre outros.

Ride

Além de Timon, a Ride abrange os municípios piauienses de Teresina, Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Nazária, Monsenhor Gil, Pau D’Arco e União, com o objetivo de objetivo articular e harmonizar as ações administrativas da União, dos estados e dos municípios para a promoção de projetos que visem à dinamização econômica e provisão de infraestruturas necessárias ao desenvolvimento em escala regional.

Da Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *