OS MAIS INFLUENTES DE 2009

OS MAIS INFLUENTES DE 2009




A exemplo do que faz a Revista Época, publicamos a seguir a lista das personalidades mais influentes de Coelho Neto em 2009. São aqueles(as) que se destacaram pelo poder, pela influência, pelo talento, pelas realizações ou pelo exemplo moral. Para integrar a lista, foi preciso satisfazer pelo menos um desses critérios de modo destacado ao longo do ano. Os nomes foram divididos em três categorias a saber: Líderes e Reformadores, Empreendedores e Pioneiros e Artistas e Criadores.

LÍDERES E REFORMADORES

SOLINEY SILVA

Eleito com uma “porrada” de votos e se tornando um dos aliados mais respeitados de Roseana, o Prefeito Soliney Silva-PSDB administra o município com a experiência de anos como legislador estadual. A frente do Executivo há apenas um ano, tem conseguido trazer uma quantia significativa de projetos para o município. Expert no jogo da política, sabe muito bem como administrar as adversidades e se utilizar das amizades que fez ao longo de anos de vida pública, para conseguir apoio para sua administração, a exemplo do que tem conseguido com os colegas secretários estaduais Max Barros (Infra-Estrtura) e Gastão Vieira (Planejamento). Segue firme com o apoio da Câmara e no intento de transformar a cidade durante seu mandato.

JOSÉ ELISMAR MARQUES

Marques é inteligente, calado porém consciencioso. Juiz de perfil discreto e personalidade distinta, carregou nas costas sozinho e durante um bom tempo os problemas da Comarca de Coelho Neto. Com isionomia, julgou durante o final do ano passado a causa que devolveu a Fundação de Saúde, que administra o Hospital Ivan Ruy, ao municipio proferindo assim, uma lição libertária. Ele não aparece muito, pois tem um talento raro para liderar sem vaidades.

AMÉRICO DE SOUSA

O cenário pacato do parlamento de Coelho Neto tende a ocultar do público a atuação de suas figuras, de diferentes cores partidárias. Mas esse cenário de ostracismo não ficou para Américo de Sousa-PT, o então candidato mais votado nas eleições de 2008 e eleito pelos leitores desse blog como o Vereador Destaque em 2009. Como único vereador oposicionista, é daqueles que costuma erguer a voz quando todos estão em silêncio. Mesmo eleito no palanque da situação, Américo se tornou o principal adversário do Prefeito Soliney e se mantém assim até então. O sindicalista mantém hoje os profissionais da educação como seus principais aliados.

EDVALDO ALVES

O debate acirrado e a voz altiva são qualidades marcantes em toda trajetória política do Vereador e Líder do Governo de Coelho Neto Edvaldo Alves-PSL, popularmente conhecido como Val. O Vereador tem se destacado como um dos principais expoentes da Câmara da nova lesgislatura e sua ação parlamentar se baseia na capacidade de comandar grandes debates, fato que foi presente durante todo o ano de 2009. A liderança de um governo é sempre espinhosa, mas esse pernambucano tira de letra essa missão, não foi a toa que entre tantos o seu nome foi escolhido. Com posicionamento firme e muita articulação, Val tem sido um dos pilares da governabilidade do Prefeito Soliney.

MARIANO CRATEÚS

O Presidente da Câmara de Vereadores Mariano Crateús-PTB em 2009, atuou com discrição a frente do parlamento, mantendo de forma equilibrada a aliança com o Executivo. Mesmo tendo sido eleito para o primeiro mandato, conseguiu com êxito ser eleito para presidir a Casa, graças talvez aos comentários que davam conta que sua candidatura agradava o Prefeito Soliney Silva. A frente da Câmara é hoje uma peça fundamental na relação entre os Poderes. Como qualquer político, ao longo de sua carreira cometeu erros, mas acredita-se que seus acertos superam com folga, esses erros. Seu perfil ponderado tem sido indispensável para o equilíbrio da Casa.

RAIMUNDO OLIVEIRA COSTA

Raimundo Oliveira Costa, conhecido como Raimundão, o advogado do povo, é de personalidade singular. No calor do debate durante as sessões da Câmara, é dele a tirada de humor que acalma os ânimos. Raimundão se orgulha de ter saido do interior, conseguido se formar e defender os interesses dos mais humildes. Como cidadão encontra na “sua Liz e no seu casal de Raimundinhos” a força para exercer como maestria suas duas paixões: o direito e a política. Em 2009 foi o relator da polêmica ação que votaria a aprovação ou não das contas da ex-prefeita Márcia Bacelar – PSB, julgadas irregular pelo Tribunal de Contas do Estado – TCE. Sábio em resolver a questão sem parecer tendencioso justamente de alguém de quem ele foi aliado e vice-pefeito, Raimundão esquivou-se da participar da votação, ficando como válida a então decisão do TCE de reprovar as contas. Como legislador, atuou durante o primeiro ano que retornou a Câmara com equilibrio, evitando posições extremadas e desnecessárias.

JEOVANÊS VITORIANO

O ponto mais relevante da atuação do Padre Jeovanês em 2009, foi sem dúvida alguma o diálogo permanente que manteve com os governos dos municípios que estão sob sua responsabilidade. Essa discussão mais próxima com o Executivo possibilitou uma parceria muito saudável que tornou os festejos católicos da região mais atrativos e recorde em participação. Jeovanês é um padre moderno, mas sem perder a essência da tradição católica e sua atuação a frente do rebanho que comanda, o torna hoje um dos líderes mais respeitados da cidade.

EMPREENDEDORES E PIONEIROS

ANA LOURDES SILVEIRA

Uma mulher persistente e de fibra, só qualidades como essas poderiam explicar a coragem e determinação que a empresária Ana Lourdes Silveira conseguiu “tocar” o mega-empreendimento da família depois da perda prematura do marido Francisco Silveira (Chico da Farmácia). Passado as intempéries e com forças retiradas sobretudo da religião a que semre foi devota, Ana desponta hoje como uma das mais promissoras empresárias da região e o que é melhor, o Grupo que comanda não pára de crescer. Ampliação e instalação de novas filiais, novos ramos de investimentos e consequentemente a geração de emprego e renda tem sido uma constante na vida corrida dessa discreta administradora que tanto contribui para o crescimento de nosso município.

RAIMUNDO NONATO MONTEIRO BRANCO

Não faz muito tempo que o Pastor Nonato está a frente da Assembléia de Deus em Coelho Neto, mas é tempo suficiente para demonstrar que para Deus as coisas precisam ser bem feitas. O pastor sério e brincalhão ao mesmo tempo, tem na juventude os principais aliados do seu trabalho, fato esse que não dá para negar. A igreja faz um excelente trabalho social e investe pesado na capacitação e orientação de seus jovens, só isso explica a grandiosidade da UMADECON, evento da juventude da igreja realizado todo ano e que em 2009 superou a expectativa dos organizadores. Ao iniciar a construção da nova igreja, o pastor está próximo de tornar o templo de sua agremiação um dos mais belos cartões-postais do município.

KARLA JEANE MATOS DE CARVALHO PEREIRA DA SILVA

Uma jovem expoente da nova geração de juízes que concilia o judiciário sem esquecer a responsabilidade social, assim se pode definir a juíza da 2ª. Vara de Coelho Neto Karla Jeane. Em 2009 ela foi eleita a vice-campeã do prêmio dado pela Associação dos Magistrados do Maranhão-AMMA pela idealização do projeto Compartilhar desenvolvido no município. O alvo das ações do Projeto Compartilhar são crianças, adolescentes e famílias envolvidas em atos infracionais, trabalho infantil e/ou vítimas de agressões, dando assistência não só ao menor, bem como a toda a sua família. Estão sendo promovidas oficinas de capoeira, futebol, hip hop e informática, destinadas a crianças e adolescentes de 6 a 18 anos de idade. Haverá turmas pela manhã e pela tarde, divididas conforme a faixa etária e disponibilidade de horário dos menores atendidos. Nas quatro oficinas já estão inscritas 180 crianças, sendo dúvida alguma, uma mudança na forma de atuar do judiciário maranhense e que ganha destaque com a atuação da juíza de Coelho Neto.

MIRIAM MAGALHÃES

O crescimento do empreendimento de Miriam Magalhães que vende como água durante anos, mostra que o consumidor coelhonetense gosta acima de tudo de ser bem tratado. Sem dúvida alguma esse tratamento diferenciado tem sido a fórmula do sucesso da empresária. Se alguém duvida, é só examinar o inicio do trabalho de Miriam no ramo das confecções no municipio a anos atrás. De um simples negócio se tornou uma das mais respeitadas investidoras do ramo de vendas em Coelho Neto, investimento que hoje se estende a outros municípios. Miriam é reconhecidamente uma mulher de sucesso e esse sucesso faz jus ao seu esforço. A frase “O que você vai levar hoje” é uma das suas marcas e os gestos de delicadeza e simpatia com os clientes fazem a diferença na hora de escolher onde comprar. E Miriam começa 2010 com o pé direito, terminando um novo projeto que está prestes a ser inaugurado, dedicado exclusivamente ao público infantil. Miriam Magalhães sem nenhum exagero é uma mulher extraordinária.

ROSALY DE FÁTIMA

Desde que se tornou sócia majoritária do seu empreendimento, o Grupo Pão Nosso, Rosaly de Fátima tem se destacado como uma empresária com visão de longo alcance. Como mulher, sabe muito bem se manter no disputado mercado dos investimentos locais e atua sempre buscando inovar. Inovando nas práticas e nos conhecimentos, Rosaly busca apresentar algo novo e que agrade a sua clientela. É evidente que nem tudo é perfeito, mas ela sempre demonstra que a perfeição é sua meta.

ARTISTAS E CRIADORES

PAULO JOSÉ DE ASSIS

O pernambucano Paulo José de Assis que se tornou coelhonetense, tem estilo próprio e já faz parte do patrimônio cultural do município. Paulinho como é carinhosamente conhecido é considerado por muitos o “Cabeleireiro das Estrelas”, e se tornou figura indispensável em Coelho Neto quando o assunto é cultura. Atual Presidente da Associação Cultural e Recreativa Unidos de Coelho Neto, é de autoria dele a beleza que a Escola de Samba Unidos da Rio Branco esbanja na passarela durante o Carnaval. E não para por ai, como figurinista de mão cheia, Paulinho responde durante anos pelo luxo dos figurinos da Quadrilha Bakanas Civilizados, inúmeras vezes campeã do festejo junino de Coelho Neto e de outros municípios. Paulinho tem personalidade forte e sem dúvida alguma um “filho adotado” de Coelho Neto que honra o município que escolheu para morar, trabalhar e constituir família. Seu trabalho permite que nossa cultura seja admirada e acima de tudo respeitada.

RAQUEL SANTOS E ADELINO SANTOS

Nosso município tem a sorte de ter por esse chão grandes artistas, uns filhos lgítimos da terra, outros que escolheram aqui para morar. Como falar de sucesso e de gente que canta e encanta sem falar em Raquel Santos e o maestro Adelino Santos. O reconhecimento estadual conquistado em 2009 através do prêmio SESI de música é mais do que merecido e confirma o talento que todos nós já conhecemos. O casal casa perfeito o sucessso, a simplicidade e engrandecem a galeria das personalidades de sucesso de nosso município.

2 thoughts on “OS MAIS INFLUENTES DE 2009

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *