O AMIGO DA ONÇA

Da Coluna do Sarney
Nesta semana que se encerra hoje, na sexta-feira foi comemorado o Dia do Amigo. Nada melhor na vida do que os amigos, o gosto da amizade, da convivência. Agora, nada pior do que o amigo da onça, ele é a antítese da amizade. O amigo da onça está sempre com a faca nas costas da gente e é mais feio do que a figura do diabo, com lança de fogo e tudo mais.
Tivemos, no Brasil, uma grande revista que era uma paixão nacional, O Cruzeiro, que por várias décadas encantou os brasileiros. E ela tinha uma página inteira com uma charge, assinada pelo humorista Péricles, com o título O Amigo da Onça. Quando se recebia a revista, todos abriam em primeiro lugar nessa página que era uma gozação geral.
Pois agora eu comecei a meditar sobre como no Maranhão tem amigo da onça; ele aqui é carne e sangue da política. Pior é que ele sentou praça no sul e tem uma penetração incompreensível na mídia nacional. O que falam mal do Maranhão é de arrepiar cabelo de tantas mentiras e deformação dos fatos. Como exemplo, no Congresso Nacional de Medicina, aqui realizado, o que mais eu ouvia dos participantes era a expressão de surpresa entre o que diziam do Maranhão e o que eles viram no Maranhão. Todos falavam do progresso, do dinamismo do Estado, das nossas belezas, de nossa cultura popular e da qualidade de vida do maranhense, muito acima do Nordeste.
Quando se dizia que éramos o 2º porto do Brasil, com mais de mil e quinhentos navios por ano, era aquela perplexidade. Quando falávamos dos investimentos que estão sendo realizados em nossa terra, Refinaria Premium da Petrobras, a maior do Brasil, fábricas de celulose, siderurgia de Açailândia, descoberta da maior reserva de gás do país, com a implantação de grandes usinas termoelétricas, crescimento maior do Nordeste, PIB (todas as riquezas produzidas no estado) maior do que o de Mato Grosso do Sul, o nosso 16º na classificação nacional, todos ficavam estupefatos, não somente pelo nosso progresso, mas admirados de como era possível se falsificar tanto a imagem do estado.
Minha explicação: nossos adversários políticos, não podendo nos destruir aqui, procuraram vender essa imagem falsa do Maranhão.
Já tivemos mesmo um governador que mandou fazer um outdoor com os seguintes dizeres: “Maranhão, estado mais miserável do Brasil”. E mandou pregar no Brasil inteiro.
Esse é o verdadeiro, perfeito e acabado AMIGO DA ONÇA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *