Nono dígito começa a valer neste domingo no MA

9digito

A partir das 0h deste domingo (2), as ligações para celulares do Amapá,Amazonas, Maranhão,Pará e Roraima também deverão incluir o nono dígito. A medida, que já vale para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, consiste em discar 9 antes dos outros oito número do telefone móvel.

Essa regra vale tanto para chamadas partindo de outros celulares, independente da operadora, quanto de telefones fixos, privados ou públicos. Também será preciso incluir o nono dígito para envio de mensagens de texto (SMS). As ligações para telefones fixos não mudam.

Para evitar confusão, está previsto um período de transição, que vai deste domingo até o dia 11 de novembro, em que tanto as chamadas para os celulares daqueles cinco estados serão completadas discando-se oito ou nove números.

A partir de 12 de novembro, quem discar apenas os oito dígitos vai ouvir uma mensagem sobre a necessidade de digitar o 9 na frente. Nesta fase, fica a critério da operadora completar ou não a chamada.

Já a partir de 10 de fevereiro de 2015, a mensagem de orientação não será mais ouvida e apenas as chamadas com o nono dígito serão completadas.

No caso das mensagens de texto, o convívio duplo vai acontecer apenas até 12 de novembro. Depois dessa data, vão funcionar apenas com o nono dígito. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras vão oferecer aplicativos para que os usuários façam a correção de suas agendas telefônicas. Esses aplicativos, porém, só funcionam em smartphones.

Cerca de 20 milhões de usuários nos cinco estados serão atingidos pela mudança. Somados aos de São Paulo, Rio e Espírito Santo, chega a 90 milhões os celulares que exigirão o nono dígito para serem chamados. O Brasil tem hoje cerca de 280 milhões de aparelhos ativos.

Do Globo.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *