MPX INFORMA À GOVERNADORA ROSEANA QUE EMPREENDIMENTO ESTÁ AVANÇANDO NO MA

MPX INFORMA À GOVERNADORA ROSEANA QUE EMPREENDIMENTO ESTÁ AVANÇANDO NO MA

A governadora Roseana Sarney recebeu, na tarde desta terça-feira (17), no Palácio dos Leões, o diretor-presidente da MPX Energia, Eduardo Karrer, que estava acompanhado do diretor de Implantação e Operação da empresa, Marcus Temke; diretor financeiro, Rodolph Ihns; e do diretor presidente da UTE Parnaíba, José Piccolli. Também participaram do encontro os secretários de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo; e de Meio Ambiente, Victor Mendes.

“A MPX é uma das grandes investidoras no Maranhão, na atualidade, e ficamos felizes em saber que o empreendimento está seguindo o cronograma traçado e já vai começar a funcionar. Também é um momento para agradecermos a confiança no Maranhão como sede de um empreendimento tão grandioso, que garante emprego, renda e ajuda a incrementar a economia do estado como um todo”, declarou a governadora Roseana Sarney.
Eduardo Karrer declarou que a reunião foi solicitada para que os executivos da MPX pudessem informar à governadora sobre o estado atual das obras na UTE Parnaíba e UTE Itaqui. Nessa última, os serviços estão em fase de conclusão e devem ser finalizados dentro de dois meses.
“Nós também tratamos sobre a questão da exploração de gás natural no interior (Capinzal do Norte), afinal, estamos agora não somente com atividades de exploração, mas também preparando os poços de produção para iniciarmos a queima de gás. Até o fim de setembro e início de outubro, as primeiras turbinas começarão a funcionar. Por fim, ratificamos o nosso compromisso com o Estado do Maranhão em longo prazo, pois o grupo está investindo aqui um total de R$ 5 bilhões”, declarou Karrer.
De acordo com o secretário Maurício Macêdo, os executivos anunciaram, ainda, apoio para as festividades alusivas ao aniversário de 400 anos de São Luís, a serem celebrados em setembro, e a criação da Casa da Energia, uma espécie de museu que abrigará projetos educativos voltados para os derivados de petróleo e a energia solar. “Tratamos, também, sobre a questão do fornecimento de gás, por meio da Gasmar (Companhia Maranhense de Gás), que cuidará do fornecimento e movimentação do produto. Os contratos deverão ser assinados ainda este ano”, assinalou Maurício Macedo.
Atualmente, a UTE Itaqui conta com um total de 2.053 pessoas contratadas e 600 já foram capacitadas. Outras 32 passaram por processo de qualificação técnica, por meio de uma parceria da empresa com o Instituto de Educação Tecnológica do Maranhão (Ifma). A termelétrica vai operar com 65% de mão de obra local.
Para a UTE de Parnaíba, 200 pessoas já foram capacitadas, em projeto desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (Senai). Um total de 1.500 pessoas trabalha na obra. A previsão de conclusão é 2013.
Presentes ao encontro, o diretor presidente da UTE Itaqui, Edio Rodenheber; diretor financeiro da UTE Parnaíba, Ricardo Assef; gerente geral do Jurídico, Alexandre Americano; gerente de Responsabilidade Social e Ambiental, Vicente Habib; diretora de gestão empresarial da MPX, Ana Beatriz Fernandes; e gerente de Desenvolvimento de Projetos, Ricardo Lessa.
Do site do Governo do Maranhão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *