MINISTRO ABRE ENCONTRO DE GESTORES DO CONGEMAS

MINISTRO ABRE ENCONTRO DE GESTORES DO CONGEMAS

O ministro Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, esteve ontem à noite em Natal para a abertura do 12º Encontro Nacional do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas). O evento termina amanhã no Centro de Convenções da capital, e teve a abertura marcada por uma palestra do auxiliar do presidente Lula.

O encontro é anual e desta vez Natal foi escolhida para reunir secretários e técnicos de todo do país. Mais de 1.800 pessoas lotaram o auditório principal do Centro de Convenções, representando todos os estados e inúmeros municípios, dos menores às grandes metrópoles. E é exatamente a pluralidade um dos fatores principais do encontro.

“Esse evento é uma grande conquista. Um grande avanço. Viemos mostrar que superamos a fase do assistencialismo, do pobre de cada um, integrando as políticas públicas com nossos programas sociais”, disse o ministro Patrus Ananias à imprensa. Segundo ele, o ministério vem trabalhando de forma igualitária, não discriminando nenhum estado ou município do país.

“Este é um dado importante. Estamos trabalhando numa linha republicana e apartidária. Não discriminamos ninguém”, disse Patrus. Também veio para a abertura do evento a ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e o presidente do Congemas, Marcelo Garcia, abriu a noite com a recepção aos participantes.

“Temos aqui representantes de cidades com três mil habitantes, até São Paulo. Esta é a grande vantagem do encontro anual. Aqui podemos aprender com as diferenças”, explicou Marcelo. No encontro são avaliadas as políticas públicas de assistência social que estão sendo aplicadas, assim como são expostas as necessidades de cada região. A senadora Rosalba Ciarlini, presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado destacou a importância de trazer o evento para Natal, não só para a abordagem sobre as necessidades da capital potiguar, como até mesmo para o turismo local, já que são quase dois mil visitantes hospedados na cidade.

“É um momento para discutir, planejar as políticas públicas. E trabalhar não só no sentido de suprir a sobrevivência dos mais pobres, mas também criar condições de geração de empregos, saúde e educação”. Segundo números do Ministério do Desenvolvimento Social, por ano são destinados ao RN – através de programas de transferência de renda, assistência social e segurança alimentar – cerca de R$ 850 milhões.

A Presidente do COEGEMAS do Maranhão Rosário Leal (foto) e os Secretários de Assistência Social Albertina Tavares e Samuel Bastos, estão em Natal participando do evento. Durante a apresentação das ações do COEGEMAS do Maranhão, a Presidente Rosário Leal foi ovacionada ao apresentar o Estado cantando um trecho da música do poeta João do Vale. Vários municípios maranhenses estão presentes, dentre eles São Luís, Caxias, Imperatriz, Peri-Mirim, Viana, Matões do Morte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *