A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, escolheu um secretariado técnico para comandar ações de transferência de renda, segurança alimentar e nutricional, assistência social e inclusão produtiva que contribuirão para erradicar a miséria no País. Dos seis secretários, três já ocuparam secretarias executivas na Esplanada e cinco são mestres e doutores. Eles tomarão posse em fevereiro.
Os novos titulares das secretarias possuem sólida formação acadêmica e experiência em cargos do alto escalão do executivo. São eles Rômulo Paes (Secretaria Executiva), Tiago Falcão (Renda de Cidadania), Denise Colin (Assistência Social), Maya Takagi (Segurança Alimentar e Nutricional), Paulo Jannuzzi (Avaliação e Gestão da Informação) e Ana Fonseca (Secretaria Extraordinária de Erradicação da Pobreza, que substitui a antiga Secretaria de Articulação para a Inclusão Produtiva).
“A nomeação da companheira Denise Colin, para a Secretaria Nacional de Assistência Social – SNAS, assim como os outros secretários, nos dá a certeza de que os municípios terão uma forte aliada na busca pela infra-estrutura física e financeira necessária à sustentabilidade do SUAS. Além de ser reconhecida como uma grande militante no nosso campo, competente e comprometida com uma sociedade justa e democrática, é uma amiga de todas as horas, com quem teremos a honra de compartilhar nossos sonhos. Todos os gestores e gestoras do Brasil abrem os braços para receber os novos secretários nacionais, colocando-nos à disposição para continuarmos avançando na consolidação da Assistência Social como uma política pública”, afirmou a presidente do Congemas, Ieda Castro.
Resumo da Biografia
Rômulo Paes, médico, especialista em Avaliação de Políticas Públicas e PhD pela Universidade de Londres, permanece à frente da Secretaria Executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Marcelo Cardona é o secretário executivo adjunto. Formado
Ana Fonseca, historiadora, doutora
Denise Colin, assistente social, doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná, será a titular da Secretaria Nacional de Assistência Social, vinda da Subprocuradoria Geral de Justiça do Paraná.
Maya Takagi, engenheira agrônoma, doutora
Tiago Falcão, economista e mestre
O matemático Paulo Jannuzzi, doutor em Demografia pela Unicamp, ficará à frente da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação.
Do Portal do CONGEMAS