MAU EXEMPLO: JUÍZA DE SÃO LUÍS CENSURA A IMPRENSA EM AÇÃO IMPETRADA POR CANDIDATO DO PT

MAU EXEMPLO: JUÍZA DE SÃO LUÍS CENSURA A IMPRENSA EM AÇÃO IMPETRADA POR CANDIDATO DO PT

Do Blog do Marco D´Eça

A liberdade de expressão e de crítica, cujo fundamento reside no texto da Constituição, assegura ao jornalista o direito de expender crítica, ainda que desfavorável e exposta em tom contundente e sarcástico, contra quaisquer pessoas e autoridades. É preciso advertir, notadamente quando se busca promover a repressão penal à crítica jornalística, que o Estado não dispõe de poder algum sobre a palavra, sobre as idéias e sobre as convicções manifestadas pelos profissionais dos meios de comunicação” (Celso de Melo, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal)
Os candidatos a prefeito de São Luís precisam ter a capacidade de conviver com a crítica – ainda que em tom duro. Só assim, estarão mostrando que têm condições de conduzir os destinos de 1 milhão de ludovicenses, mesmo que muitos não os tenham escolhidos.

Os juízes eleitorais precisam ter o bom senso e deixar de agir pela lei do menor esforço.
Juiz bom, juiz preparado, não é aquele que atende qualquer pedido em tempos eleitorais apenas para se livrar da missão. Juiz bom analisa cada pedido, estuda sua viabilidade e age com bom censo.
A retirada do blog de Luís Cardoso do ar foi um ato absurdo de censura – tanto do candidato Washington Luiz (PT), que fez o pleito – quanto da juíza Maria Nepomucena, que parece nem ter se dado ao trabalho de ler as postagens reclamadas.
Os blogs são hoje os principais instrumentos de mídia para mostrar ao cidadão os fatos que acabam escondidos dos meios tradicionais, como jornais, rádios – sobretudo pela hierarquia ainda existente na seleção de fatos nestes veículos, o que já não existe nos blogs.
Por isso mesmo, os blogs acabam perseguidos por aqueles que querem se “vender” ao eleitor apenas com os bônus da candidatura, sem assumir os ônus da exposição pública.
E se os juízes e promotores eleitorais não se derem ao trabalho de ler o que é pedido – e continuar agindo movidos pelo rancor e antipatia pessoal contra este tipo de mídia – a censura estará imposta neste pleito.
É assim que ensina o ex-ministro Celso de Melo.
Pena que os alunos tupiniquins ignoram esta aula…

COMENTÁRIO DO BLOG – Pelo jeito tem se tornado uma prática do PT a censura a imprensa, os pedidos de direito de resposta e os processos contra blogueiros. Tem ficado feio ao histórico do partido ações como essa. Lamentável. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *