Mais uma Agência de risco rebaixa nota do Brasil…

dilma-preocupada_2

A agência de classificação de risco Fitch rebaixou a nota do Brasil de “BBB” para “BBB-“, mas ainda dentro do grau de investimento. A perspectiva foi mantida em negativa, o que significa que o país pode voltar a ser rebaixado em um futuro próximo.

A nota “BBB-” é a última dentro do chamado grau de investimento, espécie de selo de país bom pagador de sua divida.

De acordo com a Fitch, o rebaixamento reflete o crescente peso da dívida do governo do Brasil, o aumento dos desafios para a consolidação fiscal e a piora do cenário para o crescimento econômico. “O ambiente político está dificultando o andamento da agenda legislativa [do Congresso], criando um ciclo negativo para a economia”, disse a agência.

Em comunicado, a agência alerta que o país pode em breve perder o selo de bom pagador conforme as finanças do governo se deterioram em meio à prolongada recessão.

Fitch explicou que a perspectiva negativa reflete a visão de que o fraco desempenho econômico e fiscal persiste enquanto as incertezas políticas continuam pesando sobre os níveis de confiança e prejudicando os investimentos e o crescimento.

A agência projeta que o déficit do governo se deteriore e chegue perto de 9% do PIB em 2015.  “O impacto da recessão maior que previsto sobre as receitas do governo, dificuldade na implantação de medidas e um pano de fundo político complicado minaram a estratégia de consolidação fiscal do governo”, avaliou.

A Fitch prevê que a economia do Brasil deverá contrair 3% em 2015 e 1% no ano seguinte, projetando que em 2017 deverá haver um “crescimento modesto”.

Do G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *