LEONARDO COUTINHO PRESTIGIA ENCERRAMENTO DO ”OUTUBRO ROSA” EM CAXIAS

LEONARDO COUTINHO PRESTIGIA ENCERRAMENTO DO ”OUTUBRO ROSA” EM CAXIAS
O pré-candidato a Prefeito de Caxias Leonardo Coutinho fez questão de participar na última quinta-feira (27) de uma caminhada que marcou o encerramento do “Outubro Rosa” na cidade. O evento realizado pela Prefeitura de Caxias através da Secretaria da Mulher reuniu alunos da rede municipal de ensino, comunidade em geral, mulheres e autoridades, percorreram as principais ruas do centro da cidade para alertar sobre a importância da prevenção no combate ao câncer de mama.

Com o tema “É Melhor Prevenir do Que Remediar”, o movimento teve como ponto de concentração final à Praça Pantheon, onde exercícios aeróbios e danças rítmicas foram desenvolvidos com os participantes. Faixas e cartazes estampando o tema “Câncer de Mama” foram levados pelos participantes durante a caminhada. Além da Secretaria da Mulher, o grupo Mulheres em Ação, as ongs ANLUC (Amigos na Luta Contra o Câncer) e ONCO VIDA, e a Secretaria de Ação Social tiveram participação ativa no evento.

O ultimo ato do “Outubro Rosa” de 2011 em Caxias, foi uma palestra sobre prevenção da doença, realizada no auditório da Prefeitura Municipal, logo após o encerramento da caminhada

Ana Lúcia Ximenes, Secretária Municipal da Mulher, estava visivelmente emocionada com o ato. “A caminhada serviu para conscientizar as mulheres a fazerem os exames prévios e procurar logo um médico, pois se termos medo do diagnóstico o tempo passa e mais difícil fica a cura”, ponderou.

Para a vereadora Thais Coutinho, uma das representantes do executivo na caminhada, as expectativas foram superadas. “Agora é dar continuidade à prevenção nas ações da Secretaria de Saúde, da Mulher e através de palestras nas escolas e associações, para que esse trabalho seja contínuo”, falou. Leonardo Coutinho que é sensível a causa, se mostrou empolgado com a realização do evento. “Essa mobilização faz parte de um esforço nacional em torno de um tema tão relevante e tão presente em nosso dia-a-dia hoje. Para minimizar os índices de mortalidade com o câncer de mama, a prevenção ainda é o melhor remédio e as ações governamentais direcionadas ao tema devem ser prestigiadas por toda a sociedade”, afirmou.

SAIBA MAIS

O Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos, em 1997. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Com o passar dos anos, vários países aderiram à causa. No Brasil, o movimento chegou em 2002.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), esse é o segundo tipo mais freqüente da doença no mundo, sendo o mais comum entre as mulheres. A estimativa de novos casos para 2011 ficou em 56.820.Se diagnosticado e tratado oportunamente, as perspectivas de cura são maiores.

Com contribuição Portal Noca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *