ID Jovem é lançado no Acre…

O Programa ID Jovem, do governo federal, foi lançado na manhã desta sexta-feira (05/05), em Rio Branco, na capital do Acre. A cerimônia aconteceu no Teatro Plácido de Castrou e contou com a presença de 800 jovens, entre estudantes, estagiários e aprendizes. Estavam presentes o secretário nacional da Juventude, Assis Filho; o assessor especial da Juventude (Assejuv) no estado, Weverton Matias; a vice-governadora do estado, Nazaré Araújo; e a secretária municipal de Juventude, Temilys Silva.

O secretário nacional de Juventude fez uma apresentação do programa e explicou que no estado há 115 mil jovens aptos a emitir a ID Jovem, cerca de 33 mil só na capital, Rio Branco. Ele explicou o que é o Número de Identificação Social (NIS) e como obtê-lo, nas prefeituras ou nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS).   “Estamos aqui para unir nossas forças e buscar a efetivação do ID Jovem, que permitirá que a juventude tenha acesso ao esporte e ao lazer e conheça o Brasil”, afirmou Assis Filho.

A vice-governadora lembrou que o Brasil passa por um período de grande crescimento populacional no número de jovens. “É um desafio lutar por justiça social para a juventude e por acesso à educação e à cultura”. Os gestores de juventude e os assistentes do CRAS passaram por uma capacitação no período da tarde. O programa dá direito à meia-entrada em eventos culturais e esportivos e a duas passagens interestaduais gratuitas (ônibus, trem ou embarcação).

O titular da Assejuv, Weverton Matias, explicou que o ID Jovem deve beneficiar cerca de 53,3% da população jovem do estado. “Ao todo, serão mais de 115 mil jovens tendo acesso a um novo universo de direitos e, por esse motivo, a iniciativa requer um olhar sensível do poder público para a garantia desse benefício em cada município do Acre”. A Identidade Jovem é emitida por meio de aplicativo no smartphone. Para usar o benefício, basta apresentar a ID Jovem no momento da aquisição do ingresso e na portaria ou na entrada do local de realização do evento.

Texto: Ascom/SNJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *