DUAS PESQUISAS: ESCUTEC, 23%; DATA M, 20% DE EDIVALDO SOBRE CASTELO

DUAS PESQUISAS: ESCUTEC, 23%; DATA M, 20% DE EDIVALDO SOBRE CASTELO

Os jornais O Imparcial e O Estado do Maranhão circularam, ontem, com os resultados das primeiras pesquisas eleitorais após as eleições de 7 de outubro. Data M e Escutec, apesar das diferenças percentuais, chegaram à mesma constatação: Edivaldo Holanda Júnior está  com 20 pontos na frente de João Castelo (considerando-se os votos válidos), segundo o Data M; e 23 pontos, segundo  a  Escutec.
Data M. A pesquisa Data M, registrada no TSE sob Protocolo MA-00526/2012, dia 09 de outubro, contratada pela Empressa Pacotilha S.A, editora do Jornal O Imparcial,  ouviu 803 eleitores  maiores de 16 anos.
Pelos seus números, Edivaldo Holanda Júnior obteve 54,6% das intenções de voto contra 34,3% dados a João Castelo; Brancos e nulos, 3,9%; Indecisos, 6,1%. Se forem considerados apenas os votos válidos  (descontados os votos brancos, nulos e os eleitores indecisos), Edivaldo Holanda Júnior passaria a 59,9% das intenções de voto, e João Castelo, 40,1% – uma diferença de 19,8% do primeiro sobre o segundo colocado. 
A Data M perguntou aos entrevistados quem acham que será o futuro prefeito de São Luís, independentemente da preferência política: 62,4% responderam que Edivaldo Holanda será o futuro prefeito  contra 31,5% que apostaram na vitória de João Castelo.
Outro quesito da pesquisa pergunta  aos eleitores se o prefeito João Castelo merece ou  não merece ser eleito: 62,4 responderam que não; 31,5 disseram que o prefeito merece ser reeleito.
Escutec. Já a pesquisa Escutec  que o Jornal O Estado do Maranhão divulga hoje aponta  Edivaldo Holanda Júnior com 54,6%  de intenções de voto e João  Castelo com 34,3%. Brancos e nulos, 4,3%; eleitores indecisos, 6,9%.
Se forem considerados os votos válidos – retirados dos cálculos os brancos, nulos e indecisos -, Edivaldo Holanda passaria a 61,5% e Castelo, 38,5%, uma diferença de 23 pontos percentuais a favor do candidato do PTC.
A Escutec  quis saber do eleitor em qual dos dois candidatos ele não votaria de jeito nenhum. Nesse quesito, Castelo aparece com 53,4% de rejeição, e Edivaldo Holanda Júnior com  31,1%.
A pesquisa Escutec foi protocolada no TSE sob o número MA-00525, e realizada nos dias 10 e 11 de outubro. Foram ouvidas 711 eleitores maiores de 16 anos.

Do Blog do Luis Cardoso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *