Dia “D” da Campanha Nacional de Multivacinação mobiliza centenas de famílias em Caxias

Durante todo sábado (16) aconteceu o dia “D” da Campanha Nacional de Multivacinação. Pais, mães, avós e responsáveis levaram crianças e adolescentes às Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para serem imunizados contra aproximadamente 20 tipos de doenças. Dentre as vacinas disponibilizadas estavam a: BCG, Hepatite-B, Pentavalente, Pneumo, dentre outras.

Geralmente é minha mulher que traz, mas hoje eu que trouxe, mas fiquei sabendo que eles não vão precisar tomar, vamos só conferir a carteirinha. Que todos os pais venham e tragam seus filhos para manter a saúde em dia”, declarou Pedro José, pai e morador do Bairro Volta Redonda.

“Eu acho muito importante para prevenir vários tipos de doenças. No meu caso, eu trago minhas filhas desde bebezinhas, desde que elas nasceram, justamente para isso. No calendário, as carteirinhas delas estão sempre em dia, eu tenho sempre essa preocupação de trazer. As minhas filhas não ficam adoecendo, raramente minhas filhas adoecem. Nem gripe elas andam tendo. Todos os pais devem trazer seus filhos para evitar as doenças”, ressaltou Maria Soraia, mãe.

“É muito importante que os pais procurem as Unidades Básicas de Saúde para atualizar as carteirinhas dos seus filhos. Nós temos 16 vacinas e dentre elas uma que é contra o HPV, o câncer. Essa vacina era destinada só para as meninas, mas agora o Ministério da Saúde recomenda que os meninos também tomem. Que todos os pais compareçam, não só aqui no posto da Volta Redonda, quanto nos demais trazendo seus filhos para vacinar”, convicou Janaína Rosa, enfermeira.

Desenvolvida no Município de Caxias, na zona urbana e rural pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, a Campanha de Multivacinação teve início no dia 11 de setembro e segue até o próximo dia 22. O público que se pretende alcançar tem faixa etária que vai de 0 a menores de 15 anos.

“A contra indicação da vacina é apenas para os casos em que a criança está apresentando febre, então, se ela tiver gripada e estiver com febre essas vacinas vão precisar ser adiadas até melhorar os sintomas. Mas se estiver resfriada e sem febre não tem problema nenhum dela tomar a vacina. No caso do calendário, nós temos cerca de 16 imunológicos disponíveis. No caso da Pentavalente, ela protege a criança contra cinco tipos de doenças: coqueluche, difteria, tétano, Haemophilus influenzae e a hepatite-B. É importante que os pais ou responsáveis por essas crianças e adolescentes eles compareçam à unidade de saúde para que o profissional capacitado possa avaliar a caderneta de vacinação e veja se tem a necessidade ou não de tomar alguma vacina. O objetivo principal é evitar que as crianças e adolescentes contraiam alguma doença que possa ser prevenida pela vacinação” explicou Fernanda Batista, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Confira a reportagem:

Da Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *