Deputados tomam posse e elegem Humberto Coutinho para presidir ALEMA

A Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão empossou neste domingo, 1º de fevereiro, os 42 deputados eleitos em outubro de 2014, para exercer mandatos no poder Legislativo durante o quadriênio 2015/2018. A solenidade começou às 10h e terminou às 10h30m, no plenário Nagib Haickel.

113807101-815467834noticia

Conforme estabeleceu o Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, a solenidade foi conduzida pelo deputado Rigo Teles (PV), o decano mais velho da Casa.  O parlamentar conquistou cinco mandatos consecutivos. Os trabalhos de posse dos parlamentares também foram assistidos pelos deputados Fábio Braga (PTdoB) e pela deputada Nina Melo (PMDB).

O deputado Stênio Resende (PRTB) já foi eleito por cinco mandatos consecutivos, mas, por força do Regimento, coube a Rigo comandar a posse e a eleição, já que é quatro meses mais velho que Stênio.

Na solenidade, Rigo Teles, de pé, proclamou o nome dos deputados empossados e proferiu o compromisso: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição do Brasil e a Constituição do Estado; observar as Leis, desempenhando com lealdade, dedicação e ética o mandato que me foi confiado pelo povo do Maranhão”. Depois da chamada nominal, cada deputado, de pé, ratificou o compromisso, dizendo: “Assim o prometo”.

Após a solenidade, todos os deputados foram cumprimentados por familiares, amigos, correligionários, diretores e demais servidores da Assembleia.  Eles agradeceram a eleição e prometeram trabalhar pela melhoria da qualidade de vida da população.

A eleição da Mesa Diretora aconteceu pouco depois da posse dos deputados.

Humberto Coutinho é eleito Presidente 

Com votação aberta e nominal, os deputados estaduais elegeram, na manhã deste domingo (1º), a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para o biênio 2015-2016. Todos os 42 deputados participaram da votação no Plenário Nagib Haickel e o deputado Humberto Coutinho (PDT) foi eleito presidente, com um total de 40 votos.

152653101-597114215noticia

A deputada Andrea Murad (PMDB) também disputou a presidência da Assembleia, de forma individual, sem registro de chapa. Ela obteve dois votos. Após a disputa pela presidência, se deu a eleição para os demais cargos da Mesa Diretora. A “Chapa União e Trabalho” foi a vencedora.

Mediante acordo de lideranças, foram eleitos para compor a nova Mesa Diretora os deputados: Othelino Neto (PCdoB) como primeiro vice-presidente; Glalbert Cutrim (PRB) como segundo vice-presidente; Valéria Macedo (PDT) como terceira vice-presidente; Graça Paz (PSL) como quarta vice-presidente; Edilázio Júnior (PV) como primeiro secretário; Carlinhos Florêncio (PHS) como segundo secretário;, César Pires (DEM) como terceiro secretário; e Francisca Primo (PT) como quarta secretária. 

Agradecimentos

Após a proclamação do resultado da eleição, o presidente Humberto Coutinho manifestou agradecimentos a todos os deputados, frisando que houve intenso processo de diálogo e entendimento para a construção do consenso que permitiu a eleição de uma chapa única, com maioria.

10954504_1058791180813471_8209353457377554791_n
Humberto Coutinho após eleito recebeu os cumprimentos do governador Flávio Dino

“Esta eleição amplia o grau da nossa responsabilidade junto aos meus pares que compõem esta chapa. Quero aqui, nesta hora, manifestar o meu compromisso de fazer uma gestão dirigida para o Poder Legislativo e para a sociedade maranhense. Creio que, com o apoio de todas as forças desta nossa Assembleia, muito faremos”, ressaltou Humberto Coutinho.

Ao proferir discurso de agradecimento, ele se emocionou ao lembrar a luta que, recentemente, travou contra um câncer, obtendo cura com auxílio de médicos e das orações de diversas pessoas.

“Não consigo esquecer estas dezenas e dezenas de pessoas orando por mim. No dia em que o Dr. Roberto Kalil me deu alta, ele me disse estas palavras: ‘Eu lhe tratei, mas Deus lhe salvou’. Estou eternamente grato por essas rezas, essas orações e encerro minhas palavras mais uma vez me dirigido aos senhores e senhoras deputadas. Estou hoje emocionado, hoje é um sonho meu que vocês conseguiram realizar”, ressaltou Humberto Coutinho.

Ao encerrar seu pronunciamento, ele prometeu, que no exercício da presidência da Assembleia, retribuirá  tudo com muito trabalho e muita dedicação. “O que eu quero é valorizar esta Casa ao tratar todos vocês com dignidade. Antes de encerrar a sessão, eu quero saudar o deputado Rigo Teles que tão bem presidiu as duas sessões preparatórias deste dia tão especial para todos nós”, enfatizou o novo presidente da Assembleia Legislativa.

Da Agência Assembléia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *