Do Portal do CONJUVE
A solenidade de posse contou com a presença do ministro em exercício da Secretaria-Geral da Presidência da República (SG), Rogério Sottili, representando o ministro Gilberto Carvalho; da secretária nacional de Juventude, Severine Macedo; do presidente do Conselho Nacional de Juventude, Gabriel Medina; da então vice-presidente do colegiado, Angela Guimarães; do ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, da ministra da Cultura, Ana de Holanda e do ministro em exercício do Esporte, Vicente Neto, entre outros representantes do governo federal e da sociedade civil, que são parceiros da Secretaria Nacional de Juventude na execução das políticas juvenis.
Além da posse dos novos conselheiros foi realizada a eleição para os cargos de presidente e vice-presidente do Conjuve, que são alternados no biênio entre representantes do governo e da sociedade civil. Em 2012, a presidência fica com Angela Guimarães, que ocupava a vice-presidência do Conselho, cargo assumido agora pela conselheira da sociedade civil, Rebeca Ribas, que representa o Instituto Aliança. A Secretaria-Executiva não sofreu alteração, permanecendo com Rodrigo Amaral.
Na cerimônia de posse, Rogério Sottili e Severine Macedo deram as boas-vindas aos conselheiros que estão chegando e ressaltaram o papel fundamental que o Conselho teve, ao longos dos últimos anos, na implementação da Política Nacional de Juventude. Segundo Severine Macedo, além da missão de dar continuidade aos trabalhos já desenvolvidos, o Conselho tem diversos desafios pela frente, entre eles o de encaminhar e responder as demandas apontadas na 2ª Conferência Nacional de Juventude, realizada em dezembro de 2011. Em clima de despedida, o presidente do Conjuve, Gabriel Medina, fez uma breve retrospectiva da gestão 2010/2012, lembrando as conquistas mais importantes da agenda juvenil nesse período, sobretudo do primeiro ano de governo da presidenta Dilma Rousseff.
Durante sua fala, Rogério Sottili destacou a importância da parceria entre a SNJ e os demais Ministérios que atuam com a agenda juvenil, lembrando que o ministro Brizola Neto, na sua primeira semana à frente do MTTE, já prestigiou dois eventos relacionados à Juventude, referindo-se à posse do Conjuve e ao Fórum Nacional de Trabalho Decente para a Juventude, realizado nos dias 3 e 4 de maio.
Para a atual presidente do Conjuve, Angela Guimarães, a presença de tantos ministros, secretários-executivos e lideranças juvenis representam um reconhecimento ao trabalho do Conjuve, que ao longo dos últimos anos conquistou a credibilidade dos seus parceiros, tanto no governo quanto na sociedade civil. Essa relação de confiança, segundo ela, é fundamental para que os objetivos da Política Nacional de Juventude sejam alcançados de maneira efetiva, trazendo benefícios concretos para toda a juventude brasileira.